Cozinha pequena: como melhorar seu visual e sua organização

Cozinha pequena: como melhorar seu visual e sua organização

Cozinha é um local dentro de casa que concentra muitas das importantes atividades que exercemos todos os dias. E não tem como uma residência funcionar sem que este ambiente esteja sempre em boas condições.

Só que em meio a tantas tarefas, é difícil imaginar como nós podemos colocar as coisas devidamente em ordem dentro de um cômodo assim - principalmente se for uma cozinha pequena.

O fato é que as cozinhas, por serem áreas de cuidados com a saúde, merecem atenção total quanto à limpeza e organização. E é para isto que estão voltadas as boas dicas dos especialistas em interiores.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Maria Eunice Fernandes e Vila Fábrica de Móveis e Ideias

1. Ordem sobre bancadas de cozinha

Uma das coisas que nos dá a impressão de que uma cozinha está bagunçada é a quantidade excessiva de objetos sobre as suas bancadas.

Quanto mais limpas ou livres de elementos estas áreas do cômodo estiverem, mais clean a decoração irá parecer, dando a sensação de que o ambiente está nas melhores condições. Fora que isto facilita a limpeza local - algo essencial, considerando que trata-se de um ambiente de preparo de alimentos.

Como muitas cozinhas são mais compactas, tendo menos opções de nichos de armários, sobram as áreas de bancadas para a colocação de equipamentos menores.

Entram nesta lista itens como torradeira, grill, air fryer e cafeteira. E para amenizar o impacto disso, o ideal é escolher aparelhos de uma mesma marca, que tenham traços de design semelhantes, parecendo um conjunto, amenizando o impacto visual.

Para ajudar a manter alguns utensílios considerados essenciais ao cozinheiro por perto, ainda assim livrando as bancadas da ocupação desordenada, podemos contar com mais ajuda.

Existem diversos suportes para cozinha à venda no mercado; os mesmos podem ser presos às paredes, suportando facas, conchas, produtos de limpeza, papel toalha e mais. No fim das contas, isto também reduz as coisas guardadas dentro de armários.

Imagem consorcio embracon
Foto: Antonio Armando de Araujo
Foto: Nanoprice Marmoraria Online

Claro que alguns utensílios especiais podem ser deixados sobre a pia da cozinha, mas de um modo estratégico. Estamos falando de coisas como jarros com colheres de paus, potes de condimentos, entre outros.

Devido à sua cor e formato, eles seriam capazes de acrescentar mais estilo à decoração do ambiente. E são estes pequenos toques que “aquecem” o olhar e fazem as cozinhas planejadas parecerem mais acolhedoras.

2. Ordem dentro dos armários e geladeiras

Sabe o ditado “o que os olhos não vêem o coração não sente”? Bem, neste caso, não é verdade, pois, de algum modo, sempre vamos perceber a bagunça escondida dentro dos armários da cozinha.

Além de ser feio e anti higiênico, isso atrapalha na hora de cozinhar, atrasando as tarefas. E ainda poderíamos listar muito mais razões do porquê é tão importante, com frequência, limpar e pôr ordem na cozinha.

Enfim, para dentro dos armários, já existem os velhos conhecidos organizadores de talheres, para gavetas. Mas agora também se encontram à venda outros acessórios para cozinhas.

Vemos alguns bons exemplos neste texto, como suportes para serem fixados na parte interna de portas e laterais de armários. Em algumas imagens, enxergamos soluções de aramados para suportar tampas de panelas e pratos, e para dividir alturas de nichos, além de separadores de fôrmas, e mais.

auto
Foto: Revista Viva Decora
Foto: Revista Viva Decora

Algo que poucas pessoas entendem é que o desenho de subdivisão interna dos armários de cozinhas também influencia na organização destes ambientes. E nem sempre os tais acessórios aramados poderão resolver esta questão.

Por isto, se puder contar com um projeto personalizado, que ajude a organizar melhor como quiser os objetos dentro de nichos e gavetas, melhor. Pense no formato e peso das coisas e como serão agrupadas.

Consorcio Embracon
Foto: Evviva Bertolini

Aliás, falando em agrupamento, também devemos estar atentos em como as coisas são guardadas dentro das geladeiras.

Precisamos aprender como acondicionar cada alimento, de modo adequado, para que não estraguem. Mas, pensando ainda mais no funcionamento destes aparelhos, como agrupar as coisas para que fiquem bem conservadas por mais tempo. Eis uma sugestão para você:

- Prateleiras superiores: recipientes com alimentos prontos para consumo, laticínios, embutidos, frutas e hortaliças - estas já higienizadas.

- Prateleiras de centro: recipientes fechados com ovos e alimentos pré-cozidos.

- Prateleiras inferiores: alimentos crus, como carnes e verduras - não higienizadas e separadas das carnes por gavetas.

3. Ordem no restante do ambiente

Na cozinha, ao redor de bancadas, armários comuns e geladeira, pode-se ter outras peças que ajudem a otimizar e pôr ordem nos espaços vagos. Mais uma vez, as imagens deste texto dão alguma ideia do que se pode fazer, nesse sentido.

Primeiro vemos os nichos abertos e prateleiras, além de paneleiros, que ajudam a expor ou a dar sustentação a objetos, tornando o ambiente mais funcional e esteticamente interessante.

auto
Foto: Díptico Design de Interiores e Revista Viva Decora

E é claro que não podemos deixar de destacar a bela solução de estante e ilha vazada com equipamentos e livros culinários que são vistos em duas das figuras deste texto.

Tratam-se de ótimas soluções para otimizar áreas, gerando mais espaço para guardar utensílios e aparelhos importantes que, provavelmente, acabariam sobre as bancadas da cozinha.

Embracon
Foto: Gisele Organizer & Decor

O legal é que, neste caso, não se perde a visão para a sala e nem se faz o bloqueio da passagem de luz e ventilação natural. E ainda poderíamos ter, no local, caixinhas organizadoras e vasinhos de plantas - como um jardim vertical.

No fim, são elementos como estes que fazem a arquitetura de interiores ser mais especial e exclusiva. O que você acha dessas ideias? Reflita sobre isto.

Foto: Mariê Arquitetura
Consorcio Embracon Imagem
Foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Viu como é possível, rápido e fácil, colocar a sua cozinha em ordem? Comece hoje mesmo esse projeto em sua casa!

Essas dicas de organização para cozinha pequena foram criadas pela equipe Viva Decora.

Simulação Consórcio