Descubra como fazer uma simulação no consórcio

Descubra como fazer uma simulação no consórcio

O consórcio tem mais de 50 anos de existência. Por conta de sua facilidade, ajudou muitos brasileiros a conquistarem bens de alto valor, como automóveis e imóveis, sem o acréscimo de juros e com parcelas que se ajustam às necessidades dos consorciados.

Nas primeiras décadas, funcionava assim: o interessado conversava com um especialista em consórcio, que organizava as mensalidades de acordo com o que os clientes buscavam.

A digitalização permitiu que o consórcio renovasse a forma com que interagia com os consorciados.

Agora, as administradoras passaram a utilizar o simulador, que pode ser acessado online sem nenhum tipo de custo.

A seguir, explicamos passo a passo como funciona a simulação no consórcio.

Como usar o simulador do consórcio

Resumidamente, o simulador permite que você verifique o quanto gastaria por mês para investir no valor que considera adequado de carta de crédito, ou seja, o valor do consórcio que corresponde ao bem que você selecionou: automóvel, imóvel ou serviços.

Ao acessar a página inicial da Embracon, por exemplo, você pode selecionar o bem em que deseja investir.

Depois disso, você consegue verificar os valores de carta de crédito do bem selecionado.

Por exemplo, para consórcio de carros, você pode selecionar uma carta entre R$ 30 mil e R$ 220 mil, em até 100 parcelas. Cada categoria tem seus próprios limites de carta de crédito.

A administradora pede para que você preencha com suas informações pessoais, para que possa entrar em contato posteriormente para oferecer mais detalhes.

Depois disso, ela mostra dezenas de possibilidades de pagamento das parcelas. Isso permite que você possa conhecer antecipadamente quanto teria que investir mensalmente para conquistar o bem que selecionou.

Consórcio Embracon

Como funciona o consórcio

Após fazer o preenchimento de todas as etapas do simulador, um especialista entra em contato, com o objetivo de tirar dúvidas e explicar todo o processo de adesão. Você também pode optar pela compra online.

Depois disso, você entra em um grupo com outros consorciados, com objetivos parecidos com o seu.

Independentemente do quanto selecionou para investir, você entra em um grupo e participa das assembleias mensais. Essas assembleias sorteiam o bem entre todos os integrantes do grupo. Quem for sorteado, é contemplado com o bem.

O consórcio não pode garantir a data de contemplação. Os sorteios são realizados de forma isonômica, para que todos tenham as mesmas chances. Ou seja, é possível ser contemplado no 1º ou mesmo no último mês do consórcio.

Por isso, o consórcio é tido como a melhor forma de investimento de longo prazo. Além de não exigir valor de entrada, não faz cobrança de juros – algo comum no financiamento, por exemplo. Só é cobrado uma taxa de administração e de fundo de reserva, que não ultrapassam 15% do total do bem.

Se quiser antecipar a sua compra, você pode ofertar um lance. Para isso, é preciso registrar um valor antes da assembleia que corresponda à quitação de algumas parcelas. Este valor precisa ser superior aos demais dos integrantes do grupo.

Se você for contemplado, o valor é debitado e parte das parcelas seguintes são quitadas. E, após entrega de documentações, você adquire o bem!

Por isso, não perca tempo. Entre no nosso site e faça uma simulação. Você vai ver como o consórcio é a maneira mais econômica de conquistar aquilo que sempre sonhou.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.