Dentes manchados: conheça as principais causas e como tratar

Dentes manchados: conheça as principais causas e como tratar

Todos nós queremos nos sentir bem e confiantes. Quando se trata de nossa autoestima, dentes manchados são uma preocupação com motivo real. Afinal, estamos nos referindo ao nosso cartão de visitas. Sendo assim, todo o cuidado com eles vale a pena.

Se você tem dentes manchados, entenda, neste post, o que pode causar isso. E, também, quais são os possíveis tratamentos para corrigir o problema.

Leia mais: Entenda como funciona e quando fazer um implante dentário

Alimentos e fumo

Quando consumimos em excesso alguns alimentos, como café, refrigerantes e chás e não higienizamos a boca corretamente após o consumo, os dentes podem ficar manchados.

Isso acontece porque há o acúmulo de pigmentos presentes nesses alimentos na parte externa dos dentes. Além disso, quem fuma ainda tem o agravante da nicotina, que também causa manchas.

Ainda há aqueles casos em que a pessoa fuma e toma um cafezinho ao mesmo tempo e não faz uma escovação. Aqui, além de ter alterações na coloração dos dentes, ela poderá desenvolver outros problemas, como cáries, tártaros e acúmulo de placa bacteriana.

Saiba como deixar seus dentes sempre brancos

Flúor

Na fluorose bucal podemos ter a ocorrência de manchas brancas ou escuras devido à ingestão de flúor. A grande quantidade desse composto torna o esmalte do dente mais opaco. Geralmente, quanto mais se dá a ingestão, maiores serão os danos.

Perda de cálcio

A descalcificação dos dentes também pode provocar manchas. Mas há uma série de situações que podem ter relação com isso: formação incompleta do esmalte dentário, o uso de aparelhos, cáries, entre outros. É preciso uma avaliação detalhada para que possamos identificar o real motivo.

Leia também: O que eu preciso saber sobre o uso do botox para correção de sorriso?

Traumas

Quando o dente sofre um forte impacto ele pode ter sangramentos internos. Isso faz com que passe a apresentar uma coloração mais escura. Aqui, vale a pena ter uma atenção extra, já que esse tipo de problema pode ter consequências graves se não for tratado e acompanhado por um dentista.

Os fatores causadores de manchas vão além dos descritos, há diversos outros como o uso de antibióticos e até a genética de cada um.

Entenda as vantagens de usar aparelho nos dentes

Tratamentos para as manchas nos dentes

O primeiro ponto a ser observado é que não importa a origem das manchas, a avaliação deve ser feita pelo dentista. Ele é o profissional qualificado para identificar as causas e a abordagem que melhor se aplica ao caso.

O lado bom é que quase todas as manchas podem ser tratadas. Em várias situações é possível ter até mesmo a cor natural de volta.Veja duas das técnicas mais usadas para o tratamento de dentes manchados:

  • microabrasão: é feito pelo dentista um desgaste superficial no dente com a finalidade de se remover a mancha;
  • clareamentos: muito comuns, podem ser feitos de forma caseira com acompanhamento do dentista ou no consultório, o método é definido pelo dentista.

Em determinados casos pode-se fazer a cobertura do dente manchado com resina composta ou laminados de porcelana. É importante ter em mente que cada caso tem um fator relacionado. Por isso, é super importante que o diagnóstico seja feito por um profissional competente e que você siga todas as recomendações dele.

Por fim, podemos fazer nossa parte para evitar que nossa autoestima seja abalada. Cuidar da alimentação, da higiene e deixar de lado o cigarro já um ótimo começo!

Agora que você sabe mais sobre dentes manchados e como tratar, que tal acompanhar as novidades de nossa página?

Faça uma simulação de Consórcio de Cirurgias
Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.