Customizado: acessórios que valorizam o carro para a revenda

Customizado: acessórios que valorizam o carro para a revenda

Quem não gostaria de ter um veículo que, de longe, seja percebido como único? Por causa disso, muitos consumidores já se organizam para comprar um carro com diversos acessórios. Eles têm funções múltiplas. Podem deixar o carro mais ‘agressivo’, mais confortável e, até mesmo, mais preparado para situações adversas, como estradas escuras ou locais perigosos.

Montadoras de automóveis zero km costumam oferecer aos compradores acessórios à parte.

Muitos modelos possuem seu kit básico, com câmbio manual e, às vezes, direção hidráulica. Embora carros de categorias superiores, como sedans de luxo ou picapes, já venham com acessórios mais luxuosos, é sempre possível equipar os veículos com mais itens avançados.

Do ar-condicionado ao teto solar, existe uma boa quantidade de acessórios que valorizam o carro. Ou seja, se o seu veículo possui alguns desses itens, significa que pode ter um preço um pouco mais elevado na hora de revender.

Confira os itens que mais valorizam o carro:

Bancos de couro

Um carro com banco de couro passa impressão mais ‘premium’ aos interessados. Ou seja, além de proporcionar conforto, bancos de couro deixam o carro com um visual mais elegante, ou até mesmo mais agradável.

A vantagem adicional é que o banco é fácil de limpar, algo que ajuda muito motoristas que têm filhos. Se derramar algum tipo de líquido também não há problemas, já que o couro é impermeável.

Existem dois tipos de bancos de couro: os sintéticos, geralmente customizados à parte; e o de fábrica, já comercializado com o carro. Em ambos os casos, ele garante que o clima interno do carro se mantenha mais fresco – ótimo para quem mora em cidades muito quentes e costuma usar o ar-condicionado, por exemplo.

Seu material é excelente para evitar poeiras e inibe a permanência de odores desagradáveis, já que é fácil de limpar.

Por conta de todos esses benefícios, um automóvel com banco de couro costuma ser bem valorizado no mercado.

Sensor de estacionamento

Um automóvel com sensor de estacionamento evita pequenas batidas na hora de tentar aquela baliza difícil e ajuda muito a dar uma boa dimensão do carro.

Não é à toa que muitos veículos de grande porte, como SUVs e vans, possuem sensores de fábrica – que costumam ser melhores que os sensores instalados posteriormente.

Muitas montadoras oferecem o sensor como parte de um kit estacionamento, que inclui a câmera de ré, e pode ser visualizada no painel.

Geralmente os sensores são instalados nos para-choques dianteiro e traseiro. Pela câmera interna, o motorista consegue visualizar bem o espaço em que pretende estacionar ou mover o carro, evitando acidentes e fornecendo mais segurança aos motoristas e passageiros.

Sistema de som e central multimídia

Existem diversas formas de deixar o seu carro preparado para ouvir uma música em volume agradável.

Por mais que alguns motoristas gostem de caixas gigantescas no porta-malas, os que realmente valorizam o carro para a revenda são os sistemas de fábrica que facilitam a forma de se ouvir música. (Sons muito ‘agressivos’, com vários equipamentos, podem sobrecarregar o sistema elétrico do carro e nem sempre são bem vistos por futuros compradores.)

Por exemplo: sons com sistemas de Bluetooth, que podem ser pareados com o seu celular, ajudam não só a ouvir música enquanto dirige; você também pode atender ao telefone pelo viva voz, algo útil para quem precisa se comunicar no trânsito.

Outro componente bastante querido pelos compradores é a central multimídia, que permite ter controle do som por um display e, muitas vezes, reproduz até vídeos.

Alguns modelos incluem telas nos bancos traseiros, que ajudam (e muito!) a tornar as viagens com a família mais divertidas – principalmente famílias com crianças!

Itens de segurança

Desde 2014, itens como airbags e freios ABS são obrigatórios em modelos de fábrica.

Isso gera uma vantagem sobre modelos mais antigos que não possuem esses acessórios, fazendo com que fiquem, naturalmente, desvalorizados.

Teto solar

Embora seja possível instalar um teto solar à parte, este componente só é valorizado quando já vem de fábrica.

Muitos modelos oferecem tanto versões com ou sem teto, mas é inegável o quanto ele deixa o seu automóvel com outra aparência – mais esportiva e amigável para quem costuma usar o carro para passeio ou para longas viagens, por exemplo.

Blindagem do carro

Um carro blindado tem toda a estrutura alterada. Se você é um motorista muito preocupado com segurança, pode comprar um modelo já blindado, que certamente sairá bem mais caro que o modelo original.

A vantagem de um carro blindado é que ele valoriza, sim, o automóvel para revenda. Blindagens mais modernas evitam que o veículo fique pesado demais, tornando-se um atrativo até mesmo para quem possui um carro popular, por exemplo.

Entretanto, se a blindagem for muito ‘antiga’, alguns compradores desconfiam, e o automóvel pode sofrer até mesmo uma desvalorização, já que se trata de um componente irreversível. Por isso, é normal que carros mais antigos blindados saiam com valor inferior, mesmo comparado aos que não possuem blindagem.

O nível de blindagem mais procurado é o 3A, que suporta até mesmo disparos de um revólver calibre .44. Para uma resistência ainda maior, é preciso autorização especial do Exército.

Rastreador automotivo

Este item não costuma vir em modelos de fábrica. Entretanto, com os altos índices de violência, muitos motoristas valorizam este acessório porque proporciona mais segurança.

Afinal, um rastreador permite que o carro seja monitorado por 24h, evitando ações bruscas do motorista e dos passageiros em ações indesejáveis, como um assalto. Esse rastreamento pode ser feito via satélite ou por emissão de radiofrequência, que possui cobertura eficiente.

Porém, é importante lembrar: um rastreador automotivo não diminui a importância de colocar um seguro no carro. Serve mais como opção complementar para o veículo, ajudando a valorizá-lo.

Cada modelo possui itens de série que valorizam o carro. Por mais que se fique empolgado na hora de adquirir um novo ou seminovo, é importante avaliar quais deles já vêm de fábrica, para que possa ter um bom índice de revenda.

Para mais dicas sobre automóveis, continue acompanhando o blog da Embracon.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.