Consórcios para quem pensa no futuro

Consórcios para quem pensa no futuro

O consórcio é um dos tipos de crédito que mais cresce no país. Segundo dados da ABAC, o número de consorciados passou de 7,35 milhões em novembro de 2019 para 7,71 milhões em 2020. A tendência para os próximos anos é de crescimento de volume. 

Mas se você ainda não sabe como investir no seu futuro por meio de consórcios, saiba que não é tão difícil encontrar um administrador e se tornar um consorciado.  

Como os consórcios podem ajudar a investir no futuro? 

Muitos brasileiros encontram dificuldades para economizar parte do salário ou organizar todas as suas finanças para grandes investimentos. Se você sempre quis fazer uma viagem especial, comprar seu primeiro carro ou fazer qualquer outro investimento que possa levar anos, então os tipos de consórcios podem ser a solução que você precisa. 

Por ser uma modalidade de crédito flexível, é possível encontrar parcelamentos que se adequem a diferentes realidades financeiras. Assim, você paga uma quantia razoável ao seu orçamento todo mês e, dentro do prazo do plano, conquista seus sonhos antes aparentemente inatingíveis! 

Encontrar parcelas que cabem no seu bolso 

O cálculo da parcela do consórcio é feito dividindo-se o valor da carta de crédito pelo número de meses de pagamento. Portanto, o pagamento mensal varia de acordo com o tipo de item adquirido pela administradora. Com uma ampla seleção de itens, não é difícil encontrar uma parcela que caiba no seu bolso. 

Vale ressaltar que o parcelamento também inclui algumas taxas, como a taxa de administração, que é cobrada pelo administrador para gerenciar todos os detalhes do grupo. 

Ter a segurança na gestão do seu dinheiro 

Com tantas responsabilidades em uma administradora, enfatizamos a importância de fazer uma extensa pesquisa antes de fazer uma escolha. É preciso encontrar uma empresa que preze pela transparência e tenha experiência no mercado de consórcios. Administradoras que permanecem por muito tempo no mercado possuem maior nível de credibilidade na execução dos serviços. 

Com isso em mente, evite promessas não cumpridas em contratos rígidos. Os direitos e obrigações das administradoras e consorciados devem estar claramente definidos no contrato. Se você se deparar com uma proposta que não tem base legal, perceba que se trata de uma empresa com um serviço opaco. 

Consórcios são confiáveis? 

“Então, mas os consórcios são seguros?"

Indiscutivelmente, sim, um consórcio é um investimento de baixo risco e muito seguro. Todo o processo segue a legislação oficial, Lei nº 11.795/2008, também conhecida como Lei do Consórcio. 

Mas o que diz a lei do consórcio? Geralmente, ele irá remeter todas as fases da união ao direito de defesa do consumidor. Desta forma, os membros do consórcio têm todas as garantias de contratação dos serviços. 

O regulamento também estabelece que o Banco Central do Brasil é o órgão responsável por fiscalizar os serviços dos administradores, autorizando ou não as operações de cada administradora. No site da agência, você pode visualizar uma lista de administradoras regulamentadas no país. 

A exigência é que a empresa responsável pelos consórcios preste contas a todos os participantes e seja acompanhada mais de perto por alguns deles. Esse monitoramento garante maior transparência e aumenta a segurança do processo. 

Caso tenha alguma dúvida sobre consórcios, entre em contato conosco. A Embracon tem mais de 30 anos de experiência no mercado e está pronta para te ajudar.