Consórcio para frota de caminhões

Consórcio para frota de caminhões

Tem interesse em ter sua própria frota de caminhões? Geralmente os empreendedores que usam frotas em suas empresas vivem buscando soluções em relação a esse tipo de operacionalidade. Afinal, seria interessante terceirizar o serviço ou atuar com veículos próprios?

Conforme as pesquisas apontam, a soma final dos juros de financiamento de caminhões pode chegar a 15% ao ano. Dentro desse cenário, o consórcio de caminhões tem sido uma ótima opção para solucionar o problema.

Por esse motivo, preparamos esse artigo e vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de investimento. Continue a leitura para saber como o consórcio pode ser a estratégia certa para você criar, ampliar ou renovar sua frota!

O que é um consórcio de caminhão?

O consórcio é composto por grupos de pessoas que têm interesse em adquirir um mesmo tipo de bem ou serviço. É basicamente uma espécie de poupança em conjunto. A partir do valor do bem ou serviço desejado, é estipulado o valor de cada cota, que também envolve uma taxa de administração (inferior à taxa de juros) usada para remunerar a empresa administradora. Mas nessa situação específica, o bem desejado é o caminhão.

Qual é o procedimento?

Os consorciados precisam pagar suas parcelas mensalmente. Eles podem receber a carta de crédito para a compra do veículo logo no começo do consórcio, assim  como no fim do plano ou ao longo do período de parcelamento. São basicamente 2 as maneiras de ser contemplado:

   • Sorteio: todos os meses é realizada uma assembleia, ocasião em que um ou mais interessados são sorteados;

   • Lance: também existe a possibilidade de ofertar lances para tentar a antecipação de parcelas, o que pode resultar no adiantamento da contemplação.

É importante ressaltar que, mesmo sendo contemplado antes do prazo final estipulado, é necessário pagar todas as mensalidades previstas. Tendo sido contemplado e recebido a carta de crédito, o consorciado precisa informar à administradora quais são os modelos desejados para a frota. A empresa então, coordena o processo de pagamento diretamente com a concessionária.

É possível dar lances para antecipar a contemplação?

Os lances aumentam as chances de contemplação, e podem encurtar o trajeto até o recebimento da carta de crédito. Caso você tenha algum valor guardado e quiser dar um empurrão para a aquisição da sua frota, vale usar essa estratégia. Os tipos de lances são:

Lance livre

Nesse lance o consorciado oferece o lance que desejar, desde que seja acima de 1% do valor total do bem. Quem oferecer o maior valor percentual ganha a carta de crédito;

Lance fixo

O percentual já é estabelecido previamente pelos participantes e o desempate é feito por meio de sorteio. Neste caso, você acaba aumentando as chances de contemplação, pois muitos não querem se comprometer com esse tipo de lance.

Lance facilitado ou embutido

No lance embutido, o consorciado se compromete a usar parte da sua carta de crédito para dar o lance. Caso seja contemplado, o valor é debitado do crédito total.

Que tipos de caminhões podem fazer parte da frota?

O consórcio possibilita que você tenha à disposição todo o portfólio das concessionárias para a aquisição de modelos de toda a linha de caminhões.

Após a contemplação, portanto, o consorciado tem a liberdade de escolher o modelo que desejar, a menos que seja dentro da categoria definida no grupo. Dá até para aproveitar os feirões para encontrar ofertas que vão de encontro às suas necessidades.

Consórcio de caminhão também serve para pessoas jurídicas?

O consórcio de caminhões para pessoas jurídicas pode ser utilizado de modo estratégico pelas empresas. É válido ressaltar que é muito importante manter um bom capital de giro para cobrir as despesas operacionais. O que é possível ocorrer é o empreendimento ficar sem dinheiro suficiente para fazer investimentos capazes de alavancar o crescimento do negócio ou aumentar sua produtividade.

Essa e em todas as outras situações, o consórcio se apresenta como uma solução interessante, pois possibilita que o empreendedor programe seus investimentos com mais tranquilidade, uma vez que os prazos costumam ser mais longos, com parcelas que se encaixam no seu planejamento financeiro.

Ao escolher essa modalidade, portanto, a empresa consegue investir e ao mesmo tempo manter seu capital de giro! Isso é especialmente importante quando a estratégia é aumentar ou atualizar a frota de veículos do negócio, uma ação que pode ser bem onerosa.

É possível utilizar o consórcio para abrir o próprio negócio?

É totalmente possível! Caso você tenha o sonho de aumentar seu patrimônio abrindo o próprio negócio, como uma transportadora, uma indústria ou um estabelecimento comercial, o consórcio é uma excelente opção para te ajudar nessa empreitada. Não seria ótimo se, dentro de poucos anos, fosse possível ter uma frota de caminhões para abrir uma transportadora? O consórcio pode fazer isso por você!

Qual a relação do consórcio com a diversificação de ativos?

A grande questão é que o consórcio para empresas não se limita à compra de caminhões. O empreendedor também pode usar essa estratégia para ampliar seus ativos de forma geral. O consórcio pode ser escolhido para:

   • comprar imóveis;

   • investir em cursos para colaboradores;

   • comprar lotes para a ampliação da infraestrutura corporativa;

   • adquirir outros tipos de veículos para a frota da empresa;

   • pagar por serviços diversos.

Dessa maneira, a empresa pode diversificar e ampliar seus ativos para aumentar sua participação de mercado.

Quais são as maiores vantagens do consórcio?

Se for realizado com planejamento, o consórcio está bem próximo de um investimento programado, que permite às empresas poupar capital, principalmente quando o objetivo é renovar a frota. Alguns dos principais benefícios do sistema são:

   • investimento seguro;

   • inexistência de pagamento de entrada;

   • facilidade de obtenção de descontos com o pagamento à vista proporcionado pela carta de crédito;

   • possibilidade de quitar, antecipar ou reduzir parcelas;

   • forma econômica de adquirir a frota (sem juros);

   • parcelas mais acessíveis;

   • facilidade de obtenção do crédito.

Jeito certo de escolher o melhor consórcio?

É fundamental pesquisar se o consórcio é autorizado pelo Banco Central. Até porque, você não vai querer perder seus recursos, não é mesmo? Além disso, busque pelas melhores ofertas, vantagens e prazos. E lembre-se que, como empresa, é essencial que as parcelas não pesem no orçamento nem comprometam o operacional do negócio.

E então, está esperando o que para aproveitar essa estratégia e utilizar o consórcio de caminhão para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio, atualizar sua frota ou aumentar seu empreendimento? Esse é o tipo de ação financeira que prepara sua empresa para o futuro!

Faça uma simulação, vamos te apresentar todos os passos necessários para esse investimento!
Simulação Consórcio