Entenda como funciona o consórcio de serviços para reforma e decoração

Entenda como funciona o consórcio de serviços para reforma e decoração

Reformar pode ser necessário mesmo em um imóvel novo. São comuns os casos em que a construção é entregue sem os acabamentos. Isso significa que o comprador vai ter que terminar o revestimento dos cômodos, a pintura das paredes, a decoração etc. Por isso, aqueles que não podem fazer o pagamento dos materiais à vista podem contar com o consórcio de serviços para reforma.

Esse tipo de consórcio também serve para quem não está satisfeito com a decoração da casa e deseja mudá-la. O consórcio de serviços é um plano que vai assegurar condições especiais, sem taxas de juros, sem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e com taxas de administração mais baixas.

Quer saber mais sobre o consórcio de serviços para reforma e decoração? Então continue acompanhando este post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Leia também:

O que é e como funciona o consórcio de serviços?

Nessa modalidade de pagamento, a administradora é responsável por gerenciar a poupança conjunta do grupo.

Basicamente, cada integrante tem como dever pagar as parcelas mensais. A cada mês, ao menos um consorciado é contemplado com a carta de crédito, ou seja, com o documento que vai assegurar o acesso ao serviço que deseja.

O valor da parcela varia de acordo com o preço do serviço, bem como de acordo com o tempo que foi definido para o pagamento. No geral, os planos podem chegar até 30 meses.

Assim como em todo tipo de consórcio, o participante pode ser contemplado em qualquer momento. De todo modo, há uma forma de encurtar a espera a partir de lances.

A gama de serviços que pode ser adquirida pelo consórcio é muito vasta, sendo que as opções mais procuradas são festas, reforma ou decoração, para tratamentos odontológicos, viagens, serviços estéticos e muito mais!

Quais são as vantagens de utilizar o consórcio de serviços para reforma ou para decorar a casa?

O consórcio é uma ótima alternativa para quem quer um serviço de alto valor. O investidor faz uma poupança conjunta com os outros participantes, buscando um objetivo a médio e longo prazo, sem a necessidade de grandes sacrifícios financeiros.

O parcelamento por consórcio também oferece benefícios significativos quando comparado a outras opções. Em especial o financiamento. Quem financia vai precisar lidar com o grande vilão dos preços: os temidos juros.

Embora haja uma taxa de administração e uma correção nas mensalidades anualmente, o consórcio não tem juros. Assim, os valores finais dessa modalidade costumam ser bem mais interessantes do que os do financiamento.

Outro fator extremamente relevante é a acessibilidade. Os financiamentos não só exigem altos valores de entrada como acabam envolvendo uma variedade de processos burocráticos. Eles vão desde a indicação de avalistas até os contratos complexos com instituições financeiras.

Já o consórcio pode ser iniciado mesmo que o integrante não tenha dinheiro de reserva, garantindo apenas o pagamento das parcelas.

Por fim, é importante lembrar que o consórcio se encaixa de forma perfeita em um bom planejamento financeiro. Com taxas fixas, é possível estimar os recursos e o tempo necessário para atingir o sonho de fazer a reforma ou decoração na casa.

Quais são as principais dicas para utilizar o consórcio de serviços para reformas ou para decorar a casa?

Para que todas as vantagens do consórcio de serviços possam ser usufruídas, é fundamental tomar alguns cuidados.

Conheça dicas importantes que vão garantir a sua completa satisfação ao fazer a reforma ou a decoração do seu imóvel!

Planeje a obra

Antes de aderir a um grupo de consórcio para reformar ou decorar a sua casa, procure fazer um planejamento bem detalhado da obra. Enumere todas as suas etapas, desde o projeto até a compra dos materiais. E a contratação da mão de obra.

Tenha sempre em mente o cronograma da reforma ou decoração e procure calcular a possível variação dos custos ao longo do período da obra.

Quanto mais você detalhar o planejamento, mais preciso será o orçamento da obra. Com isso, você vai conseguir contratar o consórcio ideal para as suas necessidades sem precisar pagar prestações com valores acima daquilo que deveria ser. E sem correr o risco de ficar sem recursos para concluir a obra.

Preveja os gastos extras

Além do custo da reforma ou da decoração em si, você vai precisar saber sobre os outros gastos que podem acontecer após a conclusão da obra. Um exemplo: é preciso prever o custo de móveis novos, caso você pretenda renová-los.

Contrate profissionais capacitados

A contratação de profissionais qualificados para a sua reforma pode minimizar a possibilidade de imprevistos causados por erros na execução das tarefas.

Por isso, procure empreiteiras ou empresas que apresentem referências e comprovem que fizeram outras obras com qualidade.

Pesquise antes de comprar materiais

Os preços dos materiais de construção podem sofrer variações de uma loja para outra. Embora a inflação esteja sob controle, é necessário ter em mente que pode haver uma mudança dos valores ao longo do tempo, o que vai prejudicar o seu orçamento. Esse é um risco que você pode eliminar por meio de uma boa pesquisa.

Sem abrir mão da qualidade dos materiais, é imprescindível fazer uma pesquisa extremamente cuidadosa nos diversos estabelecimentos existentes. Inclusive, os grandes comércios que mantêm lojas virtuais permitem que você pesquise pela internet, facilitando muito o trabalho.

Escolha a administradora com cuidado

A escolha da administradora de consórcios para reforma ou decoração é tão importante quanto o planejamento da obra. É necessário que ela seja uma empresa autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.

Com o consórcio de serviços para reforma ou decoração você aumenta as chances de se programar, poupar e, em seguida, fazer um investimento muito inteligente. Não perca mais tempo e realize o seu grande sonho de ver a sua casa moderna, linda e aconchegante!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o consórcio de serviços? Então não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre prazos, valores e planos!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.