Consórcio de carros usados: vale a pena?

Consórcio de carros usados: vale a pena?

Ao se planejar para comprar um carro, você já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: poupar ou encarar as taxas de um financiamento?

Com isso, o consórcio de carros usados surge como alternativa interessante para solucionar esse problema. Afinal, juntando-se a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, é possível adquirir bens com as melhores condições.

Essa modalidade de consórcio é igual à modalidade de um carro novo. Nela, o cliente mantém as parcelas em dia e, quando contemplado, escolhe o modelo que quer comprar.

Para isso, basta que o carro esteja de acordo com o valor da carta de crédito. Essa pode ser uma maneira mais econômica para adquirir o seu carro usado.

Quer saber se o consórcio de carros usados vale a pena? Quais são os maiores benefícios dessa forma de compra? Então, continue com a leitura do texto e tire todas as suas dúvidas.

Como funciona o consórcio de carros usados?

O consórcio de carros funciona da seguinte maneira: um grupo de pessoas se une e poupa uma determinada quantia.

Esse dinheiro deve ser equivalente ao custo de um veículo, de modelo pré-determinado. A quantia que será poupada é dividida em parcelas mensais, que todos pagam à empresa responsável pela administração do dinheiro.

De tempos em tempos — normalmente de mês em mês —, uma pessoa do grupo é sorteada.

Ao ser contemplada, ela recebe uma carta de crédito no valor do total das parcelas que já foram e ainda serão pagas. Assim, o participante do consórcio pode ser contemplado por sorteio, por lance ou ao final do consórcio.

Portanto, não é possível saber a hora exata em que cada um será beneficiado.Por isso, quem não quiser esperar para ser sorteado, pode oferecer lances. Os lances podem ser livres, fixos ou de antecipação.

É como em um leilão: é contemplado aquele que der o maior lance. Todas as regras relacionadas devem estar estipuladas no contrato do consórcio.

Normalmente, os valores ofertados são calculados com base no valor total do crédito.

Muitas pessoas, no entanto, não sabem a diferença entre consórcio e financiamento. Mesmo sendo sistemas parecidos, em que um valor é pago em parcelas mensais, há uma grande distinção.

No financiamento, ainda que o cliente pegue o veículo ao fechar o contrato, há a cobrança de juros. Em alguns casos, é cobrado também valor de entrada.

Quando vale a pena optar pelo consórcio?

O consórcio já vale a pena pelo simples fato de que não há taxas de juros.

Para quem não está com pressa em adquirir o bem ou quer poupar um valor, pensando em uma compra futura, a modalidade é a melhor opção.

Agora, se você precisa do veículo e tem o valor da entrada, talvez o financiamento seja melhor no momento.

Antes de fechar o contrato de um consórcio de carros usados, escolha uma administradora de confiança, que possa atender suas necessidades. Avalie todas as regras do contrato e não assine enquanto ainda estiver com dúvidas, principalmente quanto à forma de contemplação.

Existem planos de consórcio com diferentes valores e prazos, e para diversos produtos e serviços.

Com certeza, você vai encontrar um grupo que tenha as mesmas ambições que você. Ao comprar uma cota do consórcio de carros usados, você já dá um passo em direção ao bem que deseja.

Quais são os maiores benefícios do consórcio para cada perfil de consorciado?

O consórcio de carros usados pode trazer benefícios para diversos clientes. Mesmo não sabendo quando será contemplado, você sabe que uma quantia está sendo poupada para uma compra futura.

Vale destacar que o cliente pode solicitar, junto à administradora do consórcio, ser contemplado somente ao final do plano. Assim, é possível saber exatamente quando a carta de crédito será liberada.

Para quem não tem pressa

Para quem não precisa do carro agora, o consórcio é uma excelente opção.

Vamos supor que você queira comprar um carro para o seu filho que fará 18 anos.

O consórcio de carros usados pode ser a melhor opção para guardar uma quantia mensalmente. E, até que seu filho complete a maioridade, a carta de crédito estará em suas mãos.

Para quem não quer pagar juros

O consórcio de carros usados não apresenta juros, pode acreditar! Pagando as mensalidades em dia e sendo contemplado, o cliente recebe sua carta de crédito no valor total contratado.

E, então, pode adquirir o veículo que desejar dentro desse valor.

O que é cobrado, em um plano de consórcio, é somente a taxa da administradora.

Para quem não consegue poupar

Você sabe que precisa economizar todo mês para comprar um carro, mas nunca consegue poupar e acaba gastando tudo? O consórcio de carros usados pode ser sua solução.

Assumindo o compromisso de pagar as parcelas do plano de consórcio, será muito mais fácil poupar e alcançar seus sonhos.

Para quem não fica sem garantia

Quando se trata de altas quantias, como o valor de compra de um carro, muitas pessoas ficam inseguras. E se eu me arrepender durante o consórcio ou precisar do dinheiro para outras coisas?

Saiba que, de acordo com cada administradora, é possível revender a cota do consórcio para outra pessoa interessada. Quando isso acontece, resgata-se o dinheiro que foi pago.

Em alguns consórcios, é possível também resgatar o valor total, em espécie, ao final dos pagamentos — mais precisamente, 60 dias depois de a última assembleia ter sido realizada.

Aqueles que não receberam sua carta de crédito ao longo do plano podem solicitar o recebimento do dinheiro pago. Novamente, vale analisar as regras de cada grupo de consórcio.

Não há diferença entre o consórcio de carros usados e o de carros novos. O que difere é o valor da carta de crédito e a intenção de quem participa do consórcio.

Uma carta de crédito de carros usados pode ser empregada para um carro novo. O que não é possível é usar uma carta de crédito de carro para comprar um imóvel, por exemplo.

Agora que você já sabe como funcionam os planos de consórcio e conhece suas principais vantagens, que tal fazer uma simulação online e encontrar um plano perfeito para realizar seus objetivos?

Imagem Consorcio Embracon CTA
E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.