Será que um consórcio de carro vale a pena? Tire suas dúvidas!

Será que um consórcio de carro vale a pena? Tire suas dúvidas!

Ter um carro é o segundo maior sonho da maioria dos brasileiros, ficando atrás apenas da casa própria. Porém, obter um bem de alto valor não é tarefa simples. E, nesse sentido, os consórcios sempre são alternativas citadas. Mas será que um consórcio de carro vale a pena?

Na hora de comprar um automóvel, o comprador tem três opções: à vista, financiamento e o consórcio.

De todos os caminhos, o melhor sem dúvida é a compra à vista. Porém, de fato é o mais complicado. Juntar dinheiro e manter as contas em dia é uma tarefa que exige muito esforço para qualquer trabalhador.

Então, partimos para o consórcio — muito mais viável do que um financiamento.

Mas, quais são as verdadeiras vantagens de se optar por essa modalidade? Acompanhe o nosso artigo e saiba as razões pelas quais um consórcio de carro vale a pena. Boa leitura!

Menor burocracia

Quem já tentou conseguir um bem material por meio do financiamento sabe o quanto a burocracia pode ser cansativa.

Para ser aprovado nessa modalidade, o usuário precisa passar por diferentes etapas, tanto na representante do financiamento, quanto no banco.

Já no consórcio tudo é menos complexo. As exigências são moderadas e até mais claras.

Por exemplo, ainda que a pessoa esteja com o nome negativado, é possível participar dos grupos. Somente com a contemplação é que o usuário precisa regularizar a sua situação nesse sentido — o que pode ser feito de maneira ordenada, durante o andamento do consórcio.

Além disso, no consórcio não é necessária uma entrada de valor alto para a liberação de crédito. Dependendo do caso, o financiamento também pode ser conseguido sem nenhum valor inicial, mas as contrapartidas fazem dessa modalidade uma péssima opção - principalmente devido aos juros altos.

Juros mais baixos

Talvez o único ponto no financiamento maior do que a burocracia são os juros.

Quando você opta por esse caminho, precisa estar preparado para investir valores exorbitantes — fazendo com que, no final, você pague quase duas ou três vezes o preço inicial do veículo.

Ora, se houve dificuldades para realizar um pagamento à vista, não faz sentido pagar altas mensalidades em um plano de financiamento, certo? Por isso, mais uma vez, o consórcio se mostra muito mais vantajoso.

Mesmo com as taxas obrigatórias de administração, o investimento em consórcio ainda fica menos oneroso do que um financiamento. A diferença pode ser ainda mais considerável, dependendo da opção escolhida.

Pagamentos flexibilizados

Ter flexibilidade para realizar pagamentos é uma das vantagens mais atraentes quando falamos de investimentos de grandes valores. No consórcio, isso acontece de uma maneira bem interessante.

Por exemplo, caso queira utilizar o décimo terceiro ou qualquer outro valor abundante para adiantar um bom número de parcelas, isso é possível.Por outro, se não tiver mais condições de continuar pagando as prestações, você pode transferir o consórcio para outra pessoa.

Como dito, a flexibilidade nessa modalidade é real. Ainda que as coisas não saiam como o planejado, não é preciso se desesperar com o pagamento de juros altos, como no financiamento — sempre há uma saída favorável para o usuário.

Lances no momento certo

Diferentemente do que muitos acreditam, no consórcio não há obrigações de lances. Ou seja, você não precisa ofertar um valor todo mês para ser contemplado. Isso pode ser feito dentro da sua realidade orçamentária.

Quando você entra em um consórcio, pode ser contemplado por meio de sorteio ou de um lance (oferta financeira). Mas, caso não tenha pressa ou mesmo condições para ofertar valores, você pode apenas pagar as mensalidades. O lance pode ser feito no momento certo e mais conveniente para você.

Parcelas mais baixas

Já sabemos que os juros do consórcio são bem mais em conta do que os do financiamento — e essa é uma das razões para que as mensalidades de um consórcio fiquem menos onerosas.

Porém, a modalidade ainda tem outra vantagem nesse sentido.

Quando você oferta um lance (lembrando que não é obrigatório) e é contemplado, pode escolher dois diferentes caminhos a partir disso:

Diminuição de parcelas

Primeiramente, você pode escolher que o valor do lance seja descontado diretamente no número de parcelas. Por exemplo: se, até aquele momento, restavam 48 mensalidades e o valor contemplado corresponde ao de 5 parcelas, o consórcio ficará com 43 restantes.

Diminuição no valor das parcelas

Além disso, você pode optar para que o valor contemplado seja abatido no valor das parcelas. O número de mensalidades continuará o mesmo, porém, com valores menores.

Ou seja, o consórcio ainda disponibiliza flexibilidade de escolhas mesmo após o consorciado ser efetivado com a carta.

como é a Atualização de crédito no consórcio de carro

O consórcio de carro geralmente tem o seu valor baseado em um modelo de veículo, por exemplo: Honda Civic, Renault Clio, Ford Fiesta etc.

Isso é importante tanto para atração de clientes, quanto para facilitar o entendimento da pessoa interessada. Se você deseja “x carro”, basta entrar em um grupo que contempla essa modalidade.

Porém, no consórcio, o valor de crédito não é engessado. Existem atualizações referentes ao valor do automóvel.Isso acontece principalmente quando o carro passa por uma modernização de um ano para o outro. Essa vantagem é importante, pois garante que o usuário possa sempre adquirir o modelo mais novo do veículo.

Em suma, respondendo à pergunta feita no título do post: será que um consórcio de carro vale a pena? Com certeza sim.Se você não tem condições de comprar um veículo à vista, a melhor e mais inteligente maneira de se fazer isso é por meio de um consórcio. Analise detalhadamente as informações apresentadas e não perca tempo para adquirir o seu automóvel, sem grandes complexidades.

Ficou interessado em conseguir o seu veículo por meio de um consórcio? Entre em contato conosco, vamos ajudá-lo!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.