Consórcio: a melhor modalidade de compra de bens

Consórcio: a melhor modalidade de compra de bens

Quem deseja realizar a compra de bens como imóveis ou veículos, mas não tem dinheiro para adquirir, pode utilizar uma das melhores opções: o consórcio. O consórcio te ajuda diretamente no seu planejamento financeiro.

Funcionamento do consórcio

Consórcio é uma forma de poupança, investimento e compra de bens e serviços, a partir da combinação de pessoas físicas ou jurídicas para formar grupos com objetivos semelhantes. A administradora é a empresa responsável por gerenciar todo o processo, garantindo que, ao final da formação do grupo, cada integrante possa realizar a compra de bens.

Mensalmente, é realizada uma assembleia para atualizar todos os participantes sobre o andamento do grupo e definir as contemplações por meio de sorteios ou lances. Esses membros receberão uma carta de crédito para conseguir comprar o que desejam.

Não há diferença entre os participantes, e você pode ser contemplado no primeiro ou no último mês. Se você deseja uma contemplação mais urgente, pode tentar antecipá-la por meio dos lances.

Tipo de consórcio

O consórcio é uma escolha muito flexível, não só para a compra de bens, mas também para a contratação de vários outros serviços.

Os tipos mais populares são aqueles destinados à compra de bens como automóveis e motocicletas novas ou usadas, mas também existem consórcios de caminhões, tratores e até máquinas agrícolas. Além disso, existem naturalmente consórcios imobiliários, que permitem a compra de casas, apartamentos, casas de campo ou de praia e terrenos.

Parcela e pagamento do consórcio

O consórcio não exige entrada, sendo o parcelamento pago mensalmente de acordo com o valor e prazo determinados no momento da contratação. É importante estar ciente disso para garantir que esse dinheiro esteja disponível para o seu orçamento mensal, pois se trata de um compromisso sério de longo prazo.

Os valores entre as administradoras são diferentes, pois o percentual da taxa de administração de cada administradora é diferente, e o ajuste do parcelamento pode seguir indicadores econômicos distintos.

A taxa de administração é basicamente a remuneração da administradora, que é utilizada para manter a normalidade da infraestrutura e permitir a boa gestão dos recursos de todos os consorciados.  

O consórcio também permite que você economize dinheiro e mantenha a disciplina financeira.

Muitas pessoas querem comprar ativos de alto valor ou contratar serviços caros, mas não têm dinheiro suficiente para concluir a transação. Da mesma forma, algumas pessoas têm dificuldade em economizar e, portanto, não conseguem economizar dinheiro por conta própria.

Nessas situações, ingressar em um consórcio pode ser uma boa opção, pois ao se tornar membro do grupo você passará a fazer parte de uma espécie de poupança obrigatória.  

Todos os meses você paga parcelas e forma fundos para comprar mercadorias ou assinar contratos de serviços. Isso ajuda a evitar compras por impulso e gastos desnecessários.

Além disso, o consórcio também permite a formulação de disciplinas para futuras compras, o que facilitará uma vida mais inclusiva e econômica do consumidor.

O consórcio não tem juros. Existem outros custos que, mesmo que somados, ainda se revelam uma opção mais viável e econômica do que o financiamento.

Você deve ter percebido que o consórcio é a opção mais barata para comprar seu bem. Saiba mais sobre este modelo de compra.

Simulação