Conheça o consórcio para reforma e confira as vantagens

Conheça o consórcio para reforma e confira as vantagens

Já imaginou descobrir que o imóvel comprado necessita de encanamentos novos? Ou que o telhado precisará ser trocado? Nem todo mundo pode arcar com essas despesas de uma só vez. Assim, é justamente para ter o crédito necessário para essas melhorias que existe o consórcio para reforma.

Não importa se a obra é por necessidade ou por vontade. O consórcio cobre quaisquer situações de melhorias ou renovações no imóvel, de uma simples renovação da pintura à construção de um cômodo ou pavimento extra.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar melhor como esse consórcio funciona. E para mostrar outras de suas vantagens. Confira!

Consórcio para reforma: funcionamento e contratação

Para contratar um consórcio para reforma, basta definir o valor da carta de crédito. Em seguida, escolher o prazo de pagamento, ajustando valor e o tempo de espera sejam compatíveis com suas necessidades. Após a assinatura do contrato, o consorciado começa a fazer suas contribuições mensais e a concorrer à carta de crédito.

A cada mês, uma assembleia é convocada pela administradora para, entre outras coisas, contemplar um ou mais integrantes do grupo com a carta de crédito. Essa contemplação é feita por meio de sorteio ou de disputa de lances, uma espécie de leilão no qual vence quem antecipar o maior valor das parcelas restantes.

As vantagens de um consórcio para reforma

Qual imóvel jamais precisará de um retoque? Ou de grandes reparos, talvez? Isso pode acontecer com os bens de qualquer um de nós. Assim como com os dos nossos filhos e netos, por exemplo, que podem não conseguir arcar com essas despesas.

E quem nunca sonhou em colocar um pouco de sua personalidade na casa ou apartamento? Mudar os cômodos, deixá-los mais bonitos e práticos? Esses projetos também podem ser pagos com uma carta de crédito de um consórcio.

Portanto, essa é uma maneira de se prevenir para obras que serão necessárias ou de realizar uma melhoria em um imóvel. Nesse contexto, vale contar com a flexibilidade e a segurança que só uma carta de crédito pode oferecer.

As vantagens de um consórcio para reforma são muitas. Veja, a seguir, algumas das principais:

Facilita o planejamento financeiro

Com parcelas e prazo de pagamento fixados em contrato, fica mais fácil fazer seu planejamento financeiro visando a obra desejada. Assim, aquele valor mensal é separado para aquele fim específico podendo, mais tarde, ser utilizado de outras formas caso o consorciado mude de ideia.

Não há cobrança de juros

O consórcio, se comparado a outras formas de financiamento, como o empréstimo pessoal, tem a vantagem de não ter taxas de juros nem cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Assim, todo o valor das parcelas é revertido para a formação e a administração do fundo comum, de onde saem as cartas de crédito.

Funciona como investimento

O valor da carta de crédito é corrigido conforme as regras no contrato, para que não perca seu poder de compra.

Após a contemplação, se ainda não for o momento de realizar a reforma, esse valor corrigido é aplicado pela administradora, rendendo juros ao cotista. Portanto, o consórcio é, também, uma forma de investimento.

É um ótimo presente

O consórcio para reformas têm faixas de valores ideais para melhorias e reparos em casas e apartamentos que não estão em boas condições ou que precisam de personalidade. Geralmente, primeiros imóveis são assim. Dessa forma, uma carta de crédito para obras pode ser um ótimo presente para filhos e netos.

Sendo assim, o consórcio para reforma é uma maneira interessante de investir o dinheiro da família. E, também, preparar-se para arcar com os custos de eventuais obras necessárias ou planejar uma melhoria em seu imóvel.  Além de ser uma ótima maneira de presentear a um ente querido.

Ficou, ainda, com alguma dúvida sobre o consórcio para reforma em imóveis? Então, entre em contato conosco para que um de nossos consultores possa ajudá-lo!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.