Conheça o consórcio de casas

Conheça o consórcio de casas

Por muitos anos as pessoas associaram o consórcio à compra de um carro. Isso porque a modalidade evoluiu com o crescimento do mercado automotivo no país. Em um período de difícil concessão ao crédito, o consórcio nasceu, com a possibilidade de compra de um carro popular sem a necessidade de valor de entrada ou de crédito na praça.

A modalidade foi tão adotada por concessionárias e instituições financeiras, que não demorou para que mais produtos fossem incorporados ao seu portfólio. Com a regularização do setor pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o consórcio tornou-se mais seguro para ambas as partes. Então, o que antes estava reservado para a compra de carros ou até alguns eletrodomésticos logo se ampliou - tanto que, atualmente, você pode investir em uma casa com o consórcio.

Para quem ainda não conhece a modalidade, as regras são as mesmas: primeiramente, o interessado escolhe o valor de carta de crédito e entra em um grupo, onde precisa ser contemplado com o seu bem. Nesse momento, o consorciado tem liberdade para escolher o que deseja comprar, com poder de compra à vista.

A seguir, vamos apresentar os detalhes de como funciona o consórcio de imóveis e algumas dicas para você investir na compra da sua casa com a modalidade.

O que é e como funciona o consórcio de imóveis

A primeira coisa a se fazer é escolher uma administradora com autorização do Bacen para seu funcionamento. A Embracon, por exemplo, possui mais de 30 anos de experiência no mercado, ajudando milhares de pessoas a realizarem o sonho da casa própria com o consórcio.

Depois dessa escolha, basta selecionar a categoria de consórcio de imóveis e realizar o processo de simulação. Pelo site da administradora, você consegue fazer a sua simulação de consórcio de imóveis. A primeira informação pedida é o valor da carta de crédito, que corresponde ao valor total do bem que deseja comprar. Depois disso, você pode preencher a quantidade de mensalidades.

Para iniciar o seu consórcio, você não precisa ter o bem definido. Só precisa ter uma ideia do valor necessário para realizar o seu sonho. Por exemplo, se pretende comprar um terreno para construir, muito provavelmente você precisará de um valor menor do que o necessário para a compra de uma casa já decorada e construída.

Ao selecionar essas duas opções, a administradora já retorna com o valor da sua mensalidade, com o acréscimo das taxas de consórcio, como taxa de administração, que remunera a empresa responsável por todo o processo de formação dos grupos, entrega das cartas de crédito, entre outros, e o fundo de reserva, que é um valor que serve como garantia diante de possível inadimplência dos integrantes do seu grupo.

Você pode fazer a simulação quantas vezes achar necessário. O importante é definir o melhor valor de carta de crédito e a quantidade de parcelas.

Participação nos grupos

A partir do momento em que estiver pagando por sua cota, você pode participar das assembleias, que definem os contemplados.

Pelo consórcio, você pode ser contemplado de duas formas:

  • Sorteios mensais: a administradora conta com um sistema da Loteria Federal para realizar os sorteios.

  • Oferta de lances: se não quiser esperar os sorteios, você pode fazer uma oferta de lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar nas assembleias. Caso outro consorciado tenha feito uma oferta maior que a sua, sem problemas; você pode tentar novamente nos meses seguintes, uma boa oportunidade para juntar um valor ainda maior e, assim, aumentar as chances de contemplação.

Pelo lance, o valor só é debitado ao ser efetivado. Ou seja, somente o contemplado por lance precisa pagar o valor à administradora.

Seja por sorteio ou por lance, todo consorciado precisa passar pela análise de crédito. Após seguir os passos recomendados pela administradora, você finalmente tem acesso à sua carta de crédito.

Ao ser contemplado, não precisa ter pressa. Você pode pesquisar as melhores oportunidades, enquanto a sua carta de crédito permanece no fundo comum, rendendo juros positivos a seu favor.

Você pode investir na compra de um terreno ou em uma casa já decorada. Se preferir, pode utilizar a carta em um apartamento na planta ou já decorado.

Com o consórcio, você tem flexibilidade e a liberdade de utilizar a carta de crédito do jeito que preferir. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e inicie desde já a realização do sonho da casa própria.