Conheça as melhores cidades para se viver no Brasil 2

Conheça as melhores cidades para se viver no Brasil 2

Quando se fala em grandes cidades para se viver no Brasil, automaticamente vem na cabeça as grandes capitais. Afinal, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro há um número maior de oportunidades e empresas de grande porte.

Porém, esses locais nem sempre contam com a melhor infraestrutura para se constituir uma família, educar os filhos e manter um bom padrão de vida, por exemplo.

Em busca de entender quais são as cidades brasileiras que realmente estão mais próximas dos locais desenvolvidos, o Sistema FIRJAN realiza periodicamente o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que avalia dados de Emprego, Renda, Saúde e Educação de todos os municípios brasileiros.

Em seu levantamento mais recente, o estado de São Paulo é o que mais possui cidades com boa qualidade de vida. Das 100 cidades mais bem posicionadas, 58 são paulistas. Muitas delas, por sinal, não têm mais de 100 mil habitantes - prova de que um bom planejamento e foco em políticas públicas são essenciais para que essas pequenas cidades garantam boa qualidade de vida para seus moradores.

As melhores posições são das regiões Sul e Sudeste, que têm se tornado regiões cada vez mais competitivas para o empreendedorismo e atração de empresas multinacionais.

Conheça o Consórcio de Imóveis da Embracon

Melhores cidades do Brasil

No ranking a seguir, apresentamos as 10 melhores cidades de uma lista de 100. Não há nenhuma capital por aqui; muitas delas não chegam a ter 100 mil habitantes, para se ter uma ideia.

A seguir, confira as melhores cidades para se viver no Brasil.

Leia também: Saiba o que considerar ao escolher um bairro para morar.

Louveira (SP)

A cidade de Louveira tem localização próxima aos municípios de São Paulo, Campinas e Jundiaí - o que facilita seu acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Com nota acima da média 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a prefeitura local utiliza o sistema Buriti de ensino, famoso por ser parte do método de aprendizagem das melhores escolas do país.

Além disso, a saúde municipal de Louveira conquistou nota máxima no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Possui o menor índice de taxa de mortalidade infantil do país e tem mais de 25% do orçamento total da prefeitura voltado só para a Saúde - muito acima do índice obrigatório de 15%.

5 coisas que você precisa saber para construir uma casa

Olímpia (SP)

Com cerca de 52 mil habitantes, Olímpia está localizada na na região do Aquífero Guarani,

que fica ao noroeste do estado de São Paulo.

A cidade paulista também apresenta altos índices de saúde e educação. Além disso, nos últimos anos a prefeitura de Olímpia têm apresentado planos para se tornar a ‘Orlando brasileira’, usando o turismo como parte do desenvolvimento da cidade.

Leia mais: Vai construir uma casa? Descubra quanto vai custar.

Estrela do Norte (SP)

Nos últimos anos, a cidade de Estrela do Norte tem investido bastante no ramo de construção civil. Isso ajudou a fazer com que sua pequena população, de apenas 2.766 pessoas (segundo o último censo do IBGE), ultrapassasse a média de 2.2 salários mínimos por família.

De todas as cidades do levantamento, Estrela do Norte é a que possui melhor índice de Educação, com uma taxa de escolarização próxima aos 99%.

Descubra: Como conquistar a estabilidade da casa própria.

Vale Real (RS)

A pequena cidade do Rio Grande do Sul tem cerca de 5.900 pessoas em uma área de 52,5 km².

Localizada a apenas 94 km da capital Porto Alegre, Vale Real é considerada a cidade mais igualitária do estado, ou seja, há pouca diferença entre os mais ricos e os mais pobres. Além disso, ostenta baixo índice de violência e alta qualidade de saúde e educação.

5 passos para você usar o FGTS no consórcio imobiliário.

Apucarana (PR)

No início do século XX, Apucarana foi uma das cidades que abrigou os japoneses que imigraram em massa para o país. Sempre no mês de junho a comunidade japonesa celebra a Festa da Cerejeira, momento em que as árvores ficam mais coloridas por conta das flores.

Além da beleza natural, a cidade mais bem posicionada do Paraná tem cerca de 135 mil habitantes, com média de 2,1 salários mínimos e um dos melhores índices de Educação do país.

Veja: 8 dicas para ajudar você na compra do primeiro imóvel.

Lajeado (RS)

As creches públicas de Lajeado atendem a mais de 80% da demanda de toda a cidade. Isso faz com que a cidade seja referência em escola primária, o que permite aos pais dedicação para o trabalho e sustento familiar.

O alto índice de educação vem acompanhado de um alto índice de saúde: com índice de 0.9502 (em que 1 é o máximo), Lajeado já é tida como uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul há alguns anos.

Afinal, qual é a hora certa de comprar um imóvel?

Toledo (PR)

Não é à toa que Toledo é considerada a capital do agronegócio do Paraná: seu solo fértil e plano ajuda bastante na produção de grãos, que impulsiona o pequeno e médio comércio da cidade.

Toledo possui cerca de 141 mil habitantes e está localizada na região oeste do estado.

15 dúvidas sobre consórcio de imóveis

Concórdia (SC)

Localizada a 450 km da capital de Santa Catarina, Concórdia é tida como uma das mais belas cidades do Sul, com destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, considerada patrimônio histórico, e diversos museus e memoriais para uma cidade de apenas 73 mil habitantes.

Vale a pena comprar um terreno para investir?

Itatiba (SP)

Itatiba fica na região metropolitana de Campinas e se destaca pelas atividades da indústria têxtil, metalúrgica e química - todas com tecnologia de ponta.

Além disso, a agropecuária é bem forte, fazendo com que a pequena cidade paulista de 120 mil habitantes tenha uma economia diversificada, resultando em bons investimentos para saúde e educação.

Faça uma simulação de Consórcio de Imóveis

Itupeva (SP)

Outra cidade próxima à região de Campinas e Jundiaí que aparece no top 10 das melhores cidades brasileiras para se viver.

Itupeva tem cerca de 61 mil habitantes e é bastante conhecida pelos paulistas por seu polo turístico, principalmente com os parques Wet’n Wild e Hopi Hari, que atraem milhares de pessoas ao ano.

Além disso, Itupeva tem boa malha ferroviária e apresenta altos índices de saúde e educação, sempre apostando no alto ritmo da industrialização da região.

Saiba mais: Comprar um terreno: veja em quais situações vale a pena.
Consórcio de Imóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.