Confira estas 4 dicas financeiras para planejar uma viagem em família!

Confira estas 4 dicas financeiras para planejar uma viagem em família!

Fazer uma viagem em família é sempre uma grande oportunidade para relaxar e para se divertir. Mas, ao planejar uma viagem, é preciso muita organização e o alinhamento dos objetivos de todos. Por isso, listamos algumas dicas financeiras que vão te ajudar a realizar esse plano!

Afinal, viajar é o sonho de muitos e, claro, o principal motivo de começar uma economia. Conhecer novos lugares, fazer fotos incríveis e muitas compras — não há quem não deseje que isso deixe de ser apenas um sonho.

No entanto, fazer esse planejamento não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. Como juntar dinheiro? Como envolver todos nessa missão de economizar o máximo? São apenas algumas das perguntas recorrentes sobre o assunto.

Se você quer saber como fazer um ótimo planejamento, confira a seguir algumas dicas para que você não precise enfrentar muitos obstáculos ao programar a sua aventura! Boa leitura!

DICAS FINANCEIRAS

1. Junte dinheiro

Por mais que muitos acreditem, não há mistério nenhum. Afinal, o dinheiro não brotou na sua conta, portanto, o seu único caminho é poupar. Então, se o seu objetivo é mesmo fazer essa viagem, comece analisando tudo o que está a seu alcance e que pode ser transformado em dinheiro extra.

Não sabe por onde começar? Veja alguns exemplos:

  • trabalhe mais: tente descobrir algo que você faça bem ou então que o deixe feliz e faça disso uma fonte de renda;
  • reveja seus hábitos: quanto custa um passeio ao shopping, o cafezinho, a comodidade do táxi? Muitas vezes o gasto mensal com esses itens pode causar um grande impacto no seu orçamento;
  • organize suas contas: separe o valor das despesas fixas e, do que sobrar, guarde uma quantia para a sua viagem, considerando-a como despesa fixa — isso quer dizer que você não vai poder mexer nessa quantia por motivo nenhum.

2. Considere alguns fatores para escolher o destino

A família já decidiu para onde deseja ir? A escolha do destino pode ser bastante determinante para que a sua viagem se mantenha dentro do que foi planejado. Cada lugar implica em gastos distintos, afinal, o preço da passagem, alimentação, acomodação e atividades vão variar.

Não deixe de considerar a passagem aérea, pois é um dos maiores pesos no orçamento. Então, sempre faça pesquisas com antecedência e fique atento para não perder as promoções.

3. Envolva a família no processo da economia

Todo planejamento financeiro precisa ter metas a serem cumpridas. Então se você deseja que a sua família esteja engajada, é fundamental traçar os objetivos para todos. Inicie com as metas coletivas, que vão abranger gastos com telefone e supermercado, economia na conta de energia, entre outras.

Mas lembre de que a participação da família não pode ser apenas passiva. Não distribua as instruções sem ouvir o que todos têm a dizer. Pode ser que você receba sugestões para economizar em itens sobre os quais você não havia pensado ainda.

Leia também:

4. Pesquise bons descontos

Há vários sites confiáveis para que você possa buscar bons descontos. Neles você vai encontrar até pacotes de viagens promocionais. Veja alguns exemplos:

  • nos sites Melhores Destinos, Decolar e Submarino Viagens, por exemplo, é possível encontrar os melhores preços e também os horários das companhias aéreas para o destino;
  • nos sites Budget Your Trip e Quanto Custa Viajar você consegue estimar os gastos para a sua viagem, simulando os custos com hospedagem, passagens aéreas, alimentação, transporte e atrações;
  • para a hospedagem, é possível reservar hotéis em alguns sites, como Hotel Urbano, Booking.com e Airbnb.

Existem muitos lugares que permitem que você e a sua família aproveitem a viagem ao máximo, com as melhores condições e os menores preços. Mais uma vez, pesquise antes e analise bem a melhor relação custo-benefício para definir a data e o seu destino. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que você possa planejar uma viagem inesquecível!

Imagem Consorcio Embracon CTA

Viu como você pode fazer uma ótima viagem com a família sem atrapalhar a sua vida financeira? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.