Comprar um terreno: veja em quais situações vale a pena

 Comprar um terreno: veja em quais situações vale a pena

Investir na casa própria é uma decisão muito particular, que envolve muitas variáveis. De certa forma, muitas pessoas sabem o que querem mas, na hora de começar a investir, as dúvidas começam a surgir.

Por exemplo: será que vale a pena comprar um terreno?

Há alguns anos, essa era uma das maiores procuras pelos compradores – principalmente para pessoas que migraram da zona rural para as metrópoles, a fim de construir aos poucos o seu lar.

Muitas pessoas preferem comprar a casa ou o apartamento já customizado, para não ter trabalho com construção, reformas etc.

Porém, comprar um terreno oferece mais vantagens do que se imagina. Confira situações em que vale a pena investir nessa opção.

Quando não se tem pressa

Antes de tudo, é preciso saber: investir em um terreno exige paciência. Afinal, você começa a construir do zero. Precisa acompanhar bem os preços dos materiais e ter pessoas de confiança trabalhando, para que tudo saia conforme o planejado.

Um terreno custa menos que uma casa pronta. Ou seja, é uma ótima opção para quem não dispõe de alto valor inicial.

Além disso, durante a construção, é possível contar com o consórcio de serviços para investir na decoração, posteriormente.

Planejar à sua maneira

Construir seu lar a partir de um terreno permite montar a casa do jeito que você sempre sonhou.

Para isso, é preciso contar com profissionais competentes e acompanhar de perto a evolução das obras. Engenheiro e arquiteto para definição de planta; um bom mestre de obras para montar a estrutura; profissionais especializados em encanamento, enfim, é preciso estar atento a todos os detalhes que envolvem a construção da sua casa.

É trabalhoso, sim, mas o resultado compensa – e muito!

Bairro em valorização

Converse com pessoas e diferentes corretores de imóveis para acompanhar o índice de valorização do bairro. Para saber se você vai se mudar para um lugar promissor, observe as redondezas.

Se tiver metrô e hospitais próximos, você já tem uma vantagem. Se linhas de metrô ou trem estão se expandindo para a região, certamente o bairro irá valorizar em um futuro próximo.

Quando se quer montar um empreendimento

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em investir no seu empreendimento. Por isso, a compra de um terreno pelo consórcio é uma opção excelente para quem planeja começar com o pé direito os negócios.

Ao investir em um terreno, você tem a possibilidade de construir o empreendimento à sua maneira.

Quando se quer revender

Comprar um terreno também é promissor enquanto negócio. É comum pessoas comprarem um local para, depois, vender por um valor superior.

Nesse caso, é preciso observar a região, entender se o bairro é atrativo para novos moradores e acompanhar os preços dos estabelecimentos mais próximos.

Para que tudo dê certo, vale mais uma vez o dom da paciência. Em alguns casos, você pode vender o terreno pelo dobro do que investiu. Mas, para isso, precisa observar atentamente os índices e ficar atento quando surgir a oportunidade de um bom negócio.

Portanto, não perca tempo!

Consórcio de Imóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.