Comprar carro com consórcio ou à vista?

Comprar carro com consórcio ou à vista?

Comprar o primeiro carro ou trocar o atual é o desejo de muitas pessoas, não é mesmo? Mas, na prática, isso nem sempre é fácil, pois o alto valor desse ativo exige planejamento adicional.  

É aqui que é importante escolher o método de pagamento mais adequado para conseguir isso. Afinal, dependendo de suas opções, você precisará de preparações diferentes. Então, você está comprando à vista ou parcelado

Nesse caso, as opções mais populares são adquirir um consórcio ou comprá-lo à vista. Mas, no final das contas, você sabe qual é o melhor para suas necessidades? Se você tem dúvidas sobre essa escolha e precisa de ajuda para pesar os prós e os contras, leia este artigo e tire suas próprias conclusões agora! 

Quais são os benefícios da compra à vista? 

Seja o carro novo, seminovo ou usado, seja o seu primeiro carro ou a troca para um mais novo, pagar todo o custo de compra em dinheiro de uma só vez é sempre uma opção. Que tal dar uma olhada em algumas das vantagens mais óbvias dessa alternativa? 

Aquisição Imediata 

Se você comprar o carro à vista, a aprovação é rápida e as chaves ficam em suas mãos. Assim, sem muita espera ou burocracia, uma vez que você paga, o carro é seu! Claro, você precisa esperar por toda a papelada, mas isso acontece com qualquer compra de carro novo.  

Aqui temos uma das vantagens mais atrativas desta opção: você pode sair confortavelmente da concessionária que já está conduzindo sua casa de força! Para quem tem saldo suficiente em suas contas, esse detalhe pode ser muito tentador. 

Liberação do veículo 

Outro benefício da compra à vista é que o carro fica liberado, pois não é vendido para nenhuma administradora ou financeira. Por isso, se pretende vender ou substituir o seu veículo, pode fazê-lo sem problemas! 

Desvantagens de comprar à vista 

Não se iluda pensando que essa opção não tem desvantagens, entendeu? Isso mesmo: comprar com dinheiro nem sempre é a melhor opção. Veja o que afeta negativamente essa escolha! 

Problemas com a economia 

Se você decidir comprar à vista e ainda não tiver o valor total do carro que deseja, você tem basicamente 3 opções: 

  1. Escolhe o carro que você queria, mas em uma versão mais básica; 

  1. Compra um carro diferente, de outro modelo mais em conta; 

  1. Espera juntar dinheiro suficiente para a compra. 

Em outras palavras: ou você abre mão do carro que deseja, ou vai esperar meses ou anos para receber o valor correto. Sem falar que a inflação pode "comer" seu poder de compra, desvalorizar seu dinheiro - se for mal utilizado - e aumentar consideravelmente os preços dos carros

Redução de Capital em Situações de Emergência 

Pague em dinheiro e você sofrerá de subcapitalização - especialmente se você não tiver reservas para contingências além desse saldo. Lembre-se de que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e ser pego de surpresa nunca é uma boa ideia. Portanto, a descapitalização é altamente recomendada por qualquer pessoa para adquirir qualquer ativo sem saldo de reserva

Na verdade, o conselho geral é que todos que desejam segurança financeira podem economizar pelo menos o equivalente a 6 meses de salário contra quaisquer problemas de saúde ou períodos de desemprego. Também vale a pena mencionar que em termos de redução de capital, um carro também precisa: 

  • manutenção; 

  • limpeza; 

  • gastos com estacionamentos; 

  • pagamento de impostos. 

No final do dia, você pode ficar sem dinheiro para mantê-lo seguro e lidar com quaisquer emergências, tudo porque optou por comprar com dinheiro. 

Quais as vantagens de comprar com consórcio? 

Agora vamos para a discussão de comprar com consórcio! Nesse caso, você paga parcelas durante o período do contrato até que o grupo seja concluído. Quando você recebe uma carta de crédito, que acontece entre o primeiro e o último mês, você pode comprar o carro, mas continua pagando em parcelas normais. As vantagens desta opção estão listadas abaixo. acompanhamento! 

Prestações que cabem no seu bolso 

Aqui, você pode pagar em parcelas sem abrir mão de suas reservas de emergência ou fazer um corte de capital. Assim você não precisa apertar seu orçamento ou abrir mão do tempo de lazer para construir uma economia mais pesada. 

Como as parcelas são escolhidas com base na sua capacidade financeira, você pode planejar e pagar tranquilamente, sem desespero e sem impacto significativo no seu saldo financeiro. 

Negociação favorável 

Você sabe com certeza que com dinheiro em mãos, você tem o que chamamos de poder de barganha para obter melhores descontos e prazos. Por que não listamos isso como uma vantagem de comprar à vista? Só porque acontece em consórcios também! 

Para o vendedor, a carta de crédito é sinônimo de dinheiro, pois ele receberá o pagamento imediatamente. Então, sim, você pode aproveitá-lo para melhores condições de compra! 

Planejamento fácil 

Como dissemos, você optará pelo parcelamento com base na sua capacidade mensal. Portanto, há vantagens em poder planejar os próximos anos com confiança. Também é ótimo de outra maneira: se familiarizando com seu plano financeiro, desenvolvendo seu orçamento mensal e observando suas despesas. 

Tudo isso pode até melhorar suas finanças, pois ensina como planejar e ter uma economia pessoal bem direcionada. No final do dia, você tem controle total sobre como paga seu carro e outras contas mensais. Não parece perfeito? 

Se você pesar os prós e os contras, perceberá que, a menos que precise desesperadamente de um carro, um consórcio escolhido a dedo de uma boa administradora garante melhores condições e é mais atraente em qualquer caso. 

Faça sua simulação conosco