Como usar consórcio para comprar terreno

Como usar consórcio para comprar terreno

Ter uma casa sempre foi o sonho de grande parte da população brasileira. Algumas pessoas passaram anos imaginando como seria: o tamanho da sala, o layout, os acabamentos e até mesmo o estilo dos móveis. No entanto, para a maioria dessas pessoas, comprar um imóvel à vista está muito fora da sua realidade.

Porém uma das melhores formas de realizar esse sonho é escolher um consórcio de imóveis. Com ele, essa compra fica ainda mais próxima, pois é uma escolha bastante flexível. Para além da aquisição de empreendimentos concluídos, inclui também a possibilidade de os utilizar para aquisição de terrenos.

Se você já está estudando a possibilidade de formar um consórcio para comprar terreno, esta é realmente uma boa escolha, seja pelo valor ou pelas vantagens de construir uma casa do jeito que sempre quis.  

Antes de entrarmos em detalhe sobre o tema deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o consórcio. Acompanhe e se surpreenda!

Afinal, o que exatamente é um consórcio?

Para quem nunca fez isso antes, é natural se perguntar como funciona esse processo e suas verdadeiras vantagens. Consórcio é uma modalidade de compra que reúne um grupo de pessoas com um objetivo comum. Para fazer uma compra planejada é necessário economizar em grupo desta forma.

Para ingressar no consórcio, você deve encontrar uma administradora. A qual reunirá todos os interessados ​​e, após atingir o número mínimo de participantes, dará início ao consórcio.  

No consórcio, as parcelas mensais são pagas à administradora que gerencia os recursos de todos os participantes do grupo. Essa parte tem um custo inferior ao do financiamento tradicional, pois não há despesa de juros. Este é um investimento seguro e a forma mais econômica, amigável e inteligente de executar o plano.

O consórcio de imóveis é uma boa escolha para quem não tem pressa em possuir sua própria casa, apartamento, terreno, etc. Todo mês haverá uma reunião para sorteios onde um ou mais participantes podem ser sorteados, dependendo do saldo do grupo.

Após a contemplação, o participante receberá uma carta de crédito, cujo valor será utilizado na compra de mercadorias ou no pagamento de serviços específicos. Com ele, você pode comprar um imóvel pronto ou um terreno, por exemplo.

Se o valor do imóvel for inferior ao da carta de crédito, o dinheiro restante poderá ser utilizado no pagamento das parcelas do consórcio ou de outras despesas na compra de uma casa. Se for maior, a carta de crédito é usada, e o valor restante é completado por outros recursos.

Como funciona o consórcio para comprar terreno?

É entendido como economia, uma forma de poupar dinheiro para servir ou para melhores finalidades.

Portanto, para quem deseja construir casa própria ou deseja possuir um imóvel, recomenda-se a utilização de um consórcio de imóveis.

Para entender como usar o consórcio para comprar terreno, basta revisar as seguintes instruções

  • Pague em parcelas mensais e aguarde a contemplação, seja por sorteio ou lance.

Vantagens do consórcio para comprar terreno

Investir em um consórcio para comprar terreno nunca foi tão fácil. Veja algumas vantagens.

Flexibilidade

Para quem deseja ter casa própria, o consórcio é a forma mais flexível. O sistema permite o uso de cartas de crédito de várias maneiras.

Uma das maiores vantagens no caso de imóveis é que o tipo, localização e dimensão do imóvel ficam a critério do comprador.  

Você também pode selecionar várias opções para a duração e plano, até 240 meses. O sistema não cobra juros, e os interessados ​​podem utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances.

Economia

As condições de crédito disponíveis no mercado variam, mas ao optar por um consórcio, um orçamento apertado já não é motivo para desistir de comprar sua casa.  

O consórcio é uma boa solução para quem não tem recursos para comprar seu imóvel. Normalmente, a negociação de contratos é a falta de motivação para quem não consegue organizar suas próprias poupanças ou investimentos.

Como usar o consórcio para aumentar o patrimônio

O consórcio é uma excelente forma de aumentar a riqueza sem usar poupança ou patrimônio líquido. Por meio desse consórcio, você pode comprar imóveis novos ou usados, construir ou comprar na planta baixa e pagar em parcelas suaves e sem juros.

Além disso, você ainda pode alugar o imóvel e usar o aluguel para pagar as demais parcelas.

Outra vantagem é adquirir seu imóvel em um local onde seu valor esteja aumentando, como em um novo condomínio, bairro, apartamento, etc. Novos locais tendem a se valorizar significativamente em alguns meses, e seu investimento pode ser mais lucrativo.

Está interessado em construir sua própria casa ou seu patrimônio? O consórcio é a melhor opção!

Simulação