Como planejar-se financeiramente para começar a conquistar seus objetivos em 2021

Como planejar-se financeiramente para começar a conquistar seus objetivos em 2021

O que você gostaria de ter conquistado neste ano? Qual plano te faz perder o sono? Você já pensou que se você começar a planejar muito bem o que quer para os próximos anos e começar a poupar agora, a chance deles acontecerem é bem maior?

Se você quer comprar um carro, fazer a viagem dos seus sonhos ou, quem sabe, até realizar o sonho de ter uma casa própria, vamos dar as principais dicas para você  planejar-se financeiramente e começar a conquistar seus objetivos em 2021. Já que em 2020 foi muito difícil para todo mundo, em diversos aspectos, essa é a chance de compensar em 2021. Confira a seguir:

Qual é seu plano?

O primeiro passo para a sua conquista é entender quais seus reais desejos e focar para alcançá-los. O seu objetivo pode ser desde uma viagem em um cruzeiro, o tão sonhado intercâmbio do seu filho, um carro zero ou até, quem sabe, a casa dos seus sonhos. Então, anote o que você quer tirar do papel 2021 e, de forma realista, comece a pensar em qual melhor opção para alcançar esses desejos.

Quanto você tem para isso?

Seja realista também na hora de pensar como alcançar esse desejo. Se você quer comprar uma casa, comece investigando muito bem qual o seu orçamento atual. Quanto por mês você está disposto a economizar para fazer com que isso aconteça? O que você pode cortar para aumentar esse valor? O que você precisará abrir mão para conquistar esse sonho tão grande?

Uma das maiores dicas para esse caso é a vantagem de contratar um consórcio. Assim, você não tem a cobrança de juros e sabe exatamente o que está pagando até o final do contrato. O que facilita muito o seu controle de gastos e você consegue prever quanto está contribuindo para isso acontecer.

Você está pronto para gastar menos para ter mais no futuro?

Se você gastar o mesmo que você ganha, vai ficar impossível economizar. Então o ideal é ser específico e determinar uma quantidade certa. Especialistas falam que o ideal é você economizar 20% dos seus ganhos para investir em objetivos futuros. Então, faça as contas e descubra quanto você consegue abrir mão todos os meses até alcançar seu objetivo.

Outra dica: faça uma planilha com seus gastos mensais e descubra qual a sua sobra todo mês. Se você tem um valor fixo para economizar por mês, uma ótima sugestão é já descontar aquele dinheiro e fingir que ele não existe, até você atingir sua meta.

Tempo é dinheiro

Estipule o tempo que você está disposto a guardar dinheiro. Se você tem mais tempo para poupar você pode poupar uma quantidade menor por mês. Então, quando você for pensar nas parcelas que pretende se desprender todo mês, use esse racional e seja realista. Caso seu objetivo esteja fora da sua realidade, existe uma grande chance de você desistir no meio do percurso. Uma boa forma de você não desistir é pensando em uma quantia razoável todo mês, que não faça falta.

Outra saída é ir crescendo o seu patrimônio aos poucos e investir para atingir seus objetivos maiores. Por exemplo, primeiro você adquire uma moto via consórcio e depois uma carta de crédito para comprar um carro...

E o que eu faço com as minhas dívidas?

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro bateu novo recorde em abril de 2020, alcançando 66,6% da população. Então se você está nessa lista, tenha foco para liquidar as suas dívidas para começar a economizar dinheiro depois. O ideal para quitar as dívidas mais rápido é se esforçar para pagar ou à vista ou em poucas parcelas para pagar menos juros.

E não esqueça: cheque especial e cartão de crédito atrasados são dois dos fatores que mais endividam as pessoas. Fuja o máximo que puder para não correr risco de ficar gastando dinheiro à toa.

A impulsividade precisa ser controlada

Não existe forma de guardar dinheiro sem parar de gastar um pouco. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso.

Não se esqueça da possibilidade de fazer um consórcio, você começa a poupar e, a qualquer momento, pode ser sorteado, o que faz com que os seus grandes sonhos estejam cada vez mais perto. Gostou das nossas dicas? Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon. Faça uma simulação em nosso site e descubra como é fácil tirar os sonhos do papel!
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.