Como funcionam os carros Flex e quais são as suas vantagens?

Como funcionam os carros Flex e quais são as suas vantagens?

Os carros flex chegaram ao Brasil em 2003, com o Volkswagen Gol 1.6. Atualmente, correspondem a mais de 90% dos automóveis comercializados. Mas afinal, por que eles caíram tanto no gosto dos brasileiros? Quais características os fazem ideais para o nosso dia a dia?

Ao longo deste texto, você vai conhecer algumas das vantagens dos carros flex, suas principais características e desvendar certos mitos que os rodeiam. Continue com a gente!

Quais são as vantagens dos carros flex?

Quando foram lançados em 2003, os carros flex eram relativamente mais caros. Também apresentavam alguns problemas, principalmente por ser uma tecnologia nova. Contudo, eles evoluíram bastante. Agora, trazem uma série de vantagens e estão, até mesmo, entre os modelos mais baratos do país.

Com o vai e vem dos preços dos combustíveis, ficar restrito a uma única opção não é uma boa ideia. E a versatilidade é a principal vantagem dos veículos flex. Basta fazer uma análise entre os custos do etanol ou gasolina e abastecer com o que for mais vantajoso.

Essa versatilidade também é muito útil nos casos de desabastecimento. Lembra-se quando aconteceu à greve dos caminhoneiros e muitos postos ficaram sem combustível? Quem tinha um veículo flex sofreu, mas tinha mais opções. Esses automóveis também geram menos impacto ambiental e não sofrem tanta depreciação na hora da revenda.

Como esses veículos funcionam?

Bom, agora que você já conhece as vantagens dos carros flex, deve estar se perguntando, como é possível abastecer com dois combustíveis? Os tanques são separados? Esse é um dos mitos que surgiram com esses automóveis, mas logo foi totalmente refutado.

Simplificando ao máximo, podemos dizer que um veículo flex funciona de forma semelhante a um modelo convencional, mas utiliza uma série de sensores que fazem leituras dos gases de escape. Esses dados são enviados a uma central eletrônica que ajusta constantemente a mistura entre ar e combustível que vai para o motor, assim como a quantidade de material.

Quais são as principais características desses veículos?

Algumas características dos carros flex são bem marcantes. Uma delas é o famoso “tanquinho” de gasolina, que servia para auxiliar na partida em dias mais frios. Esse era um dos problemas dos modelos mais antigos e, felizmente, já foi resolvido nos modelos atuais. A tecnologia, conhecida como partida a frio, aquece o etanol e dispensa o uso desse compartimento.

Características que permanecem são os bicos injetores 30% maiores, assim como a taxa de compressão, que também é mais alta quando comparada a modelos somente a gasolina. Contudo, isso varia bastante entre os veículos, até da mesma montadora.

É possível usar qualquer proporção entre etanol e gasolina?

Outro famoso mito que surgiu com os carros flex é a chamada proporção ideal entre etanol e gasolina. Você pode abastecer seu automóvel da forma que quiser. Misturar os dois combustíveis não tem problema, pois, como aprendeu, esses veículos se adaptam.

A única ressalva é no que diz respeito ao desempenho e consumo do veículo. Quando abastecido com etanol, ele gasta mais, porém, o motor ganha folego. Já com gasolina, o consumo é menor, mas existe uma pequena perda de potência. Por isso é tão importante analisar qual combustível é mais vantajoso, tendo em vista que os preços oscilam bastante.

Descubra porque fazer um consórcio de carro

Que cuidados devem ser tomados com carros flex?

Outra dúvida que surge constantemente é em relação à manutenção dos flex, principalmente quando é alguém que procura pelo seu primeiro carro. Assim, como nos modelos convencionais, faça as manutenções preventivas e revisões programadas estipuladas pelo fabricante. Se o veículo ainda tem o compartimento extra de gasolina, não o deixe vazio e evite andar com o tanque na reserva.

O consumo de combustível é um dos itens mais importantes na hora de escolher o automóvel ideal.  Nesse quesito, os carros flex tendem a ter vantagem. Faça uma boa pesquisa, compare entre os diversos modelos disponíveis no mercado e não se esqueça do teste drive, afinal, as primeiras impressões são muito importantes.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.