Como funciona e por que contratar um coach de carreira?

Como funciona e por que contratar um coach de carreira?

Você sabe exatamente quais passos dar para conquistar a profissão dos seus sonhos? Um plano de carreira é fundamental para te orientar nesse trajeto. Para isso, existe o coach de carreira.Esse profissional auxilia com o método de coaching,ajudando as pessoas a terem mais clareza sobre seus empregos e, assim, desenvolverem estratégias de modo a alcançar objetivos no trabalho.Então, se você quer entender como funciona, quais as vantagens e como saber a hora certa de contratar um coach de carreira, continue a leitura!

O funcionamento do processo de Coaching

Antes de tudo, vamos alinhar as nomenclaturas. Coach é o profissional que aplica a técnica, enquanto coaching é o processo que direciona as pessoas ao resultado esperado. Já o coachee, é o nome dado ao cliente que contratou o Coach para ajudá-lo nesse desenvolvimento de carreira.O processo de coaching funciona por sessões. Nelas, o Coach ajuda o coachee a criar o objetivo profissional e definir um plano de metas. Essas ações precisam ser cumpridas até a próxima sessão, assim, o cliente cria alvos atingíveis e direcionados ao resultado esperado dentro do processo.Esse profissional pode atuar tanto com pessoas físicas, quanto com empresas. Contudo, em todo caso o Coach vai trabalhar o autoconhecimento e incentivar o cliente a planejar atitudes com base em expectativas pessoais e profissionais. Alguns passos podem envolver ações, como:

  • definir objetivos profissionais;
  • conhecer os pontos fortes e de melhoria;
  • alinhar expectativas profissionais e pessoais;
  • criar metas para alcançar o resultado esperado.

As vantagens em contratar um coach de carreira

O processo de Coaching é essencial para atingir resultados mais rápidos, uma vez que são usadas técnicas e metodologias que ajudam no foco e concentração. Além disso, também é fundamental a fim de aumentar a produtividade, tendo em vista que o coachee define a prioridade das suas ações e consegue otimizar melhor seu tempo.No entanto, os benefícios de um Coach vão muito além. Ele funciona como um guia para ajudar o coachee a seguir a direção correta. O intuito é pensar nas consequências das ações a serem tomadas e estimular o raciocínio para que o próprio cliente perceba os problemas de modo a encontrar as soluções.Por isso, é um processo essencial para sair da zona de conforto e desenvolver novas habilidades técnicas e comportamentais.

Os sinais de que é hora de contratar um Coach

Recorrer a um coach de carreira é uma etapa fundamental de modo a ajudar na tomada de decisão. Contudo, como saber quando é a hora? Veja algumas dicas para responder isso!

Dúvida sobre a profissão

Tanto estudantes, quanto profissionais mais maduros, podem precisar de orientação vocacional. Nesse aspecto, o coach de carreira consegue contribuircom o mapeamento das áreas voltadas às competências profissionais com base nas tendências de mercado.

Carreira estagnada

Ao perceber que a profissão está estagnada, o Coach colabora para o coachee ter um entendimento maior do mercado e descobrir novos meios a fim de potencializar sua carreira, tais como:

  • realização de especializações;
  • recolocação profissional;
  • ajuste de currículo, entre outros.

Transição de carreira

Em situações que envolvem mudança de profissão, o Coach ajuda o coachee a tomar as decisões certas e a enfrentar os novos desafios profissionais, traçando uma rota e identificando oportunidades.O papel do coach de carreira é orientar você e dar suporte na trajetória do seu sucesso profissional. Isso é feito por encontros periódicos, que são fundamentais para definir ações e acompanhar os resultados parciais do processo.No entanto, vale lembrar que o Coaching não substitui terapias, sessões de psicologia ou reuniões de consultoria. Portanto, entender o propósito do processo e a função do Coach é fundamental para alinhar as expectativas e conquistar a tão sonhada realização profissional.Como você pôde perceber, criar as ações certas faz toda a diferença para a sua profissão. Se você busca sucesso profissional, leia também como um MBA executivo pode alavancar sua carreira.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.