Como escolher um consórcio de moto?

Como escolher um consórcio de moto?

Não importa a finalidade do uso, se para passeio, trabalho ou uma simples diversão nos finais de semana, as motocicletas estão ganhando espaço na garagem do brasileiro.

Mas como adquirir esse bem? Uma forma prática e muito econômica para quem se planeja é escolher um consórcio de moto.

Com algumas vantagens, essa modalidade de compra é interessante para quem está fazendo planos e pretende adquirir o veículo sem pressa, mas, em contrapartida, tem uma boa noção da motocicleta que está buscando.

Se você está interessado em contratar um consórcio para adquirir sua moto, confira neste post algumas informações importantes que podem ajudá-lo a tomar essa decisão. Vamos lá?

Afinal, o que é um consórcio?

A modalidade de crédito conhecida como consórcio consiste na formação de um grupo de compradores que tem interesse em adquirir um tipo específico de bem ou serviço.

Por meio de uma administradora de consórcios, os clientes firmam um contrato acordando com o prazo de pagamento, valor das parcelas e montante final da carta de crédito.

As parcelas são pagas mensalmente para a administradora, que é a responsável por guardar o dinheiro.

Para ter acesso ao valor investido nessa poupança programada, é preciso aguardar o final do contrato para ter a liberação da carta de crédito ou a contemplação em sorteios mensais.

Leia também:

Quais as vantagens dessa modalidade de compra?

O consórcio é uma forma de liberação de crédito sem a cobrança de juros pelo montante contratado. Uma taxa de administração é cobrada para manutenção da operacionalidade, mas que, na prática, é inferior aos juros anuais que incorrem em um financiamento ou empréstimo bancário.

Outro fator interessante do consórcio é que não necessita de uma aprovação de crédito com as financeiras ou bancos, facilitando a negociação com o cliente.

Listamos aqui alguns outros benefícios relacionados ao consórcio:

  • sem pagamento de valor de entrada;
  • sem fundo de reserva ou taxa de adesão ao contrato;
  • permite o planejamento de compra;
  • mais econômico para o consorciado adquirir um bem;
  • segurança de resgate do valor investido ao final do contrato.

Na prática, como funciona o consórcio de moto?

Quando o cliente está planejando a compra de um bem, como uma motocicleta, acaba se envolvendo no processo de escolha do modelo, potência, cor e nem sempre está atento aos detalhes do contrato.

Mas na prática, o que se deve levar em consideração antes de contratar um consórcio? Veja a seguir!

Valor da carta de crédito

O primeiro passo para contratação do consórcio é definir qual o valor necessário para adquirir a motocicleta do modelo e ano que você está procurando.

Não precisa ser o valor exato da moto. Se no decorrer do período de contrato você mudar de ideia, pode adquirir outro modelo ou ano e, com a diferença, quitar a documentação ou até mesmo utilizar para a quitação do consórcio.

Parcelas mensais e o pagamento

Na hora de decidir a contratação, é preciso levar em consideração a sua capacidade financeira para pagar as parcelas fixas mensais durante o período do contrato.

Caso haja algum atraso no pagamento da prestação, o consorciado fica fora do sorteio mensal de contemplação da carta. Isso ocorrerá até que regularize a sua situação financeira com a administradora do contrato.

Mensalmente, o cotista recebe um boleto com as informações do contrato e a lista de sorteados, para dar publicidade a todos os integrantes do grupo de consórcio sobre as contemplações.

A contemplação

O cliente pode ser contemplado nos sorteios mensais que acontecem durante o período do contrato.

Para antecipar a obtenção da carta de crédito o consorciado também pode dar um lance: ganha aquele que oferecer o maior valor, semelhante a um leilão.

Porém, não se esqueça que mesmo sendo contemplado, é preciso fazer o pagamento das parcelas até o final do contrato.

Taxa de administração e reajustes

Esse é um dos principais itens a ser analisado antes de fechar a contratação! A taxa de administração funciona como uma remuneração para empresa que administra esse contrato gerenciar e guardar o dinheiro dos consorciados.

Esse valor não é fixo. Portanto, cada empresa estipula o valor que entende cabível pelos riscos e custos do contrato. Via de regra, essas taxas variam entre 10% e 30% do valor contratado, mas é preciso ficar atento a essas condições.

As taxas já estão inclusas no valor mensal das parcelas, mas podem sofrer um reajuste anual, pois as motocicletas podem apresentar variação de preço ao longo do contrato.

Credibilidade da empresa

As empresas que atuam na administração de contratos de consórcio precisam ter uma autorização do Banco Central para exercer essa atividade. Além de verificar esse item, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre a satisfação dos clientes com relação aos serviços da empresa. Para isso, a internet é uma boa ferramenta de busca!

Não assine um contrato às cegas: se informe antes sobre todas as cláusulas do contrato e se ele atende às suas necessidades.

Como escolher um consórcio de moto ideal?

Após planejar o prazo de compra da sua motocicleta, procure um consórcio que se encaixe nos seus planos. O valor final precisa ser suficiente para realizar a compra da moto, mas as parcelas não podem ser mais altas que a sua capacidade de pagamento.

Ajuste o prazo do contrato de acordo com o montante que precisa para comprar a motocicleta que deseja. Procure empresas que trabalhem com taxas de administração mais baixas que os juros anuais cobrados em um financiamento de veículo.

O ideal é que elas variem entre 10% e 20% do valor do contrato — assim, você economiza dinheiro com a poupança que é feita por meio do consórcio.

O consórcio é uma maneira interessante de fazer uma compra programada em médio prazo. Para os clientes que preferem fazer uma poupança com um objetivo bem específico, essa modalidade de compra é bastante eficaz.

Escolha o seu consórcio de acordo com as características e o valor da sua motocicleta. Fique atento ao pagamento em dia das parcelas para participar dos sorteios mensais e, quem sabe, você pode adquirir sua moto antes mesmo do prazo planejado!

Agora que você viu como escolher um consórcio de moto, que tal aproveitar e fazer uma simulação de consórcio que atenda às suas expectativas? Não deixe para depois!

Imagem Consorcio Embracon
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.