Como escolher revestimentos para a sua casa

Como escolher revestimentos para a sua casa

Na hora de finalizar uma construção ou fazer uma reforma interna, pode ser que surjam diversas dúvidas quanto a escolha dos revestimentos para a casa. Afinal, essas peças precisam somar beleza, qualidade e segurança. Além disso, cada ambiente da residência pode precisar de um certo tipo de acabamento, o que gera ainda mais questionamentos.

Portanto, se você está precisando de ajuda para escolher os revestimentos para a casa dos seus sonhos, continue a leitura do texto e conheça algumas dicas que podem facilitar seu trabalho. Confira!

Escolhendo os revestimentos para a casa

Antes de sair para comprar os revestimentos para a casa você pode dividir os seus espaços. Por exemplo, você precisa de diferentes tipos de materiais para os quartos, para a cozinha ou para o quintal. Cada área deve receber o acabamento mais recomendado de acordo com a durabilidade das peças, a umidade do ambiente, a decoração que será usada e diversos outros fatores.

Áreas molhadas

Locais muito úmidos, como a lavanderia e o banheiro, precisam de um revestimento antiderrapante, a fim de evitar escorregões e acidentes. Nesses casos, vale a pena investir em pisos cerâmicos ou porcelanatos não polidos, por exemplo.

Ambientes internos

As salas e os quartos precisam ser mais aconchegantes e confortáveis para os moradores. Por isso, podem receber um piso de madeira que, além de deixar o aspecto visual mais interessante, não exige tanto esforço na limpeza.

Por outro lado, a cozinha é um cômodo que costuma receber uma movimentação maior de pessoas e é comum que o chão fique mais sujo que nas demais áreas. Por isso, é interessante optar por um revestimento mais resistente e fácil de limpar como o porcelanato polido que evita o acúmulo de gorduras.

Ambientes externos

Nos locais onde não há cobertura é interessante utilizar revestimentos mais resistentes e com características de antiderrapantes. Afinal, esse local geralmente tem um trânsito mais intenso de pessoas ou veículos e, por isso, necessita desses itens de segurança. Ainda, caso você tenha uma churrasqueira no seu espaço de lazer, prefira os pisos acetinados para facilitar ainda mais a limpeza do local.

Dicas para não errar na sua escolha

Mude o revestimento quando as áreas se separarem

Outra dúvida que incomoda quem está procurando revestimento para a casa é: todos os cômodos precisam ser iguais? A resposta certa é que você deve mudar o tipo de piso somente quando mudar de área.

Por exemplo, todos os quartos e o corredor entre eles podem ter o mesmo revestimento, para criar uniformidade no espaço. Contudo, onde houver uma porta, você pode estudar a colocação de um elemento de separação, como uma soleira em pedra.

Aproveite os efeitos dos revestimentos

As cores dos revestimentos podem ajudar na visualização do ambiente como um todo. Ou seja, em cômodos pequenos é mais interessante usar cores claras, que causam efeito de amplitude. Já as escuras são mais elegantes e ficam sofisticadas em materiais como mármore ou granito e você pode usá-las em uma sala de estar.

Já os revestimentos coloridos criam ambientes divertidos. Sendo assim, essa é uma boa opção para um espaço de lazer ou para cômodos que acabam sendo deixados de lado na hora da decoração, como o banheiro. Hoje em dia, há uma infinidade de materiais para a casa que podem ser combinados de diversas maneiras.

Pense no clima

O revestimento vai fazer parte do seu dia a dia pelos próximos anos, por isso vale a pena se atentar ao clima da sua região. Quem mora no sul do país, onde geralmente é mais frio, pode escolher pisos mais quentes, como de madeira ou vinílico. Já nas regiões norte e nordeste os pisos frios, como cerâmica e porcelanato, combinam melhor.

A escolha dos revestimentos para a casa precisa ser uma decisão acertada. Afinal, os acabamentos costumam não ser muito baratos e ainda devem durar muito tempo. Portanto, lembre-se da decoração da sua residência, pense nos moradores e como será a limpeza diária. Procure também por produtos de qualidade que não vão te decepcionar com o tempo.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.