Como escolher o melhor local para o intercâmbio do seu filho?

Como escolher o melhor local para o intercâmbio do seu filho?

Fazer intercâmbio é uma decisão que muda a vida das pessoas. Estudar em outro país é uma experiência incrível e pode ser um marco para qualquer pessoa, principalmente para os mais jovens. Isso porque o jovem tem a chance de aprender e entender, desde cedo, novas culturas, conhecer diferentes nacionalidades e ser mais independente. Além disso, é uma ótima oportunidade de aprender novas línguas e fazer cursos e ter possibilidades de estágios fora do Brasil.

Apesar de ser uma ótima escolha para o seu filho, pode ser um momento com muitas dúvidas e medos, principalmente para os pais. Então, quanto mais preparado você estiver para essa decisão, melhor. Mas como descobrir qual o melhor país e consequentemente a melhor cultura para o seu filho? Fizemos uma lista com dicas para quem tem essa vontade, mas não sabe como decidir. Veja a seguir:

Escolha o destino

A cidade e o país que seu filho for estudar é a maior decisão a tomar. E isso vai fazer toda a diferença na hora de descobrir qual será o seu gasto. Os valores oscilam muito de um país para o outro, principalmente por causa das mudanças cambiais e regras de cada lugar.

Existem países super em conta para estudar, por isso é importante pesquisar bastante. Se você for comparar, por exemplo, um país com a moeda mais forte que o Brasil, como a Inglaterra, os valores podem ficar bem salgados. Importante lembrar que o real está super desvalorizado, então Europa e Estados Unidos estão com um valor muito acima do normal por causa da cotação do dólar e do euro.

Uma ótima opção a ser considerada são os países da América Latina, que também têm a vantagem de estar mais perto do Brasil. Nessa hora é bom pensar se você prefere uma cidade pequena, mais tranquila, ou uma grande capital. Isso também é legal ser decidido pelo seu filho, de acordo com o estilo de vida que ele mais gosta de levar.

O clima da cidade

Pode parecer secundário, mas a temperatura da cidade é muito importante para o seu filho gostar ou não da viagem e do local. Isso porque algumas pessoas não toleram muito frio ou muito calor, então na hora de decidir qual a cidade, entenda quais opções fariam sentido para o seu filho nesse sentido.

Quão preparado seu filho já está para essa experiência?

Seu filho já fala a língua do lugar? Já conhece as regras do países? E a cultura? Então pesquise com ele! Essa é uma ótima dica na hora de planejar a viagem e descobrir junto com ele qual viagem faria mais sentido para ele. Incentive seu filho a aprender o idioma e mergulhar na cultura do país. Isso tudo vai fazer com que o seu tempo no país seja o mais proveitoso possível e que possivelmente você não caia em roubadas.

Leve em consideração a personalidade do seu filho

Para a escolha do destino, da hospedagem e até da escola que ele vai estudar é muito importante entender o que seu filho tem como sonho, meta e perspectiva de vida. O país que ele vai estudar pode abrir muitas portas para o seu futuro principalmente se ele já tiver objetivos traçados desde cedo. Por exemplo, se ele gosta de desenhar, é legal pesquisar cursos que tenham essa pegada, ou países famosos pela sua arte.

Para conhecer as melhores opções e começar o planejamento, é importante contratar uma agência de intercâmbio de confiança. Já que os custos de cada país variam muito, essa é a hora de decidir aonde você quer ir, quanto tempo quer ficar e qual será o investimento necessário.

A agência pode te ajudar a entender toda a burocracia e detalhes que uma viagem de longo prazo para estudar requer. Ela também pode te ajudar a escolher a cidade, o país, o melhor endereço, além de  entender o custo de cada lugar, e ajudar a pensar no planejamento completo.

Muitas agências especializadas inclusive já vendem o pacote completo para a viagem. Uma dica muito boa nessa hora é pagar à vista a viagem já pela própria agência, já que ela pode te dar um desconto nessa hora para fechar o pacote completo.

Contrate um consórcio

O consórcio é uma excelente forma de levantar a quantia que você pretende gastar com planos que cabem no seu bolso. Sabendo o valor que pretende investir no seu intercâmbio, você pode optar por um consórcio de viagens, que vai te ajudar a comprar seu intercâmbio à vista e aumentar suas chances de conseguir um bom desconto no pacote.

Quando a contemplação do seu crédito chegar, você pode deixar seu sonho ainda mais perto, já quitando passagens áreas, hospedagem e até mesmo o pagamento do curso.

Faça uma simulação em nosso site e conte com a Embracon para ajudar a realizar o sonho do seu filho.
Simulação Consórcio