Como economizar nas contas de água e luz?

Como economizar nas contas de água e luz?

Mais conhecidas como as contas básicas de casa, as contas de água e luz têm tido uma participação cada vez maior nos rendimentos mensais do brasileiro. E não apenas por conta do consumo. Nos últimos anos, as taxas desse serviço têm gerado muitas preocupações, que só se agravam por conta da pandemia de Covid-19.

Para se ter uma ideia, só em junho de 2021 a bandeira vermelha da conta de luz, que é a taxa mais cara, subiu mais de 20% por conta do baixo nível nos reservatórios de água. Por conta disso, a energia é acionada por meio de usinas térmicas, que deixam o valor mais caro. Isso é um reflexo da seca no país.

A combinação da crise sanitária da pandemia com a falta de água nos reservatórios reitera a importância de se criar novos hábitos para poupar nas contas básicas.

A seguir, vamos dar algumas dicas, para que você não sofra tanto quando as contas de água e de luz chegarem.

Atenção ao banho

Na grande maioria das vezes, o banho se torna o vilão de consumo nas casas.

Isso porque o banho pode representar alto desperdício de água e de energia ao mesmo tempo - especialmente se você tiver chuveiro elétrico e passar longos períodos debaixo d’água no frio.

Para se ter uma ideia, um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água - o que contribui bastante para levar sua conta lá pro alto.

O ideal é tomar banho o mais rápido que puder. Você pode adotar algumas técnicas, como molhar-se, desligar o chuveiro, se ensaboar para, no fim, tirar todo o sabão. Dessa forma, você também ajuda o planeta, tendo menor desperdício de água.

Reutilize a sua água

Se você costuma utilizar máquina de lavar, faça o possível para reutilizar a sua água, principalmente se o objetivo é lavar o quintal ou até mesmo o banheiro de casa. O uso de uma boa vassoura pode ajudar nesse processo.

O ideal é evitar mangueiras, porque representam um alto desperdício de água. Mesmo que tenha que utilizar uma quantidade considerável, opte pelo uso de baldes com água. Isso permite ter mais controle da quantidade que irá utilizar.

Cuidado com a quantidade de lâmpadas acesa em casa

Se você está em apenas um cômodo, não precisa deixar o interruptor ligado de outro cômodo, certo?

Com este pequeno hábito, você pode ter uma economia com a conta de luz. Tente aproveitar ao máximo a luz do sol enquanto estiver em casa, para não ter que acionar energia elétrica tão cedo.

Se você tiver crianças pequenas em casa, tome o cuidado para não deixá-las brincando de apagar e acender a luz: essa pequena atitude pode representar mais gasto na hora que a conta de luz chegar.

Caso tenha lâmpadas incandescentes em casa, faça a troca por lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas, iluminam mais o seu ambiente e apresentam maior durabilidade.

Mantenha as torneiras fechadas

Ao acordar de manhã para utilizar o banheiro, seja consciente em suas atitudes e não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes ou fazer a barba, por exemplo.

Vale a mesma recomendação quando estiver lavando a louça. O ideal é abrir a torneira apenas quando estiver no processo de lavar os utensílios, ou seja, após passar a esponja com sabão. Lavar a louça com torneira aberta pode levar a um gasto de mais de 100 litros de água, que irão pesar bastante na conta no mês seguinte.

Caso utilize a torneira para qualquer outra finalidade, sempre tenha o cuidado de mantê-la fechada, sem pingar.

Atenção aos vazamentos

Para que você mantenha o controle do seu consumo, é importante acompanhar os preços de cada conta de água e luz que chega em casa.

Isso permite encontrar instabilidades - como, por exemplo, algum tipo de vazamento. Muitos deles são imperceptíveis, porque acontecem embaixo do solo ou em locais que não olhamos com tanta atenção. Caso esteja suspeitando do valor da sua conta ou tenha encontrado algum vazamento, é preciso encontrar com a empresa responsável pelo abastecimento de água na sua cidade, para que ela possa efetuar o ressarcimento dos valores que foram cobrados a mais na conta.

Além do mais, um vazamento de água pode representar problemas sérios se não for corrigido rapidamente, como infiltrações, por exemplo. Caso more de aluguel, procure o proprietário, para que ele tome alguma providência. Mas, se a casa for sua, contrate um serviço especializado o quanto antes, para não ter um problema mais grave. Dependendo da situação, somente uma reforma pode corrigir os danos causados por infiltrações de canos.

Atenção ao uso dos eletrodomésticos

Se você possui muitas roupas para lavar, tente criar uma rotina: separe apenas alguns dias da semana para lavar roupa e tente colocar a maior quantidade possível em uma lavagem.

Vale o mesmo para o uso do ferro de passar roupa. Ele tem um potencial de consumo que pode comprometer bastante a sua conta de luz, portanto, evite utilizá-lo várias vezes ao longo da semana. Uma boa técnica é iniciar com as roupas pesadas para, depois, passar as roupas leves; os panos mais macios podem ser passados mesmo com o ferro desligado, por exemplo.

Evite também abrir excessivamente a geladeira: seja objetivo ao pegar o que precisa e evite, de toda forma, colocar roupa atrás da geladeira para obter secagem rápida. Isso sobrecarrega o motor do eletrodoméstico, que acaba consumindo mais da sua energia.

Outra técnica que pode ser utilizada é desligar os aparelhos eletrodomésticos que estão em ‘stand-by’, ou seja, não são usados enquanto você e sua família estiverem dormindo. Você pode tirar da tomada TVs, computadores ou micro-ondas, por exemplo, em busca de ter mais economia.

Com pequenas mudanças, você pode ter uma economia considerável nas contas de luz e de água. Conte com a colaboração de toda a família e acompanhe se os novos hábitos têm gerado bons resultados. Uma forma de estimular a economia é guardar o valor que é poupado; desta forma você tem motivos de sobra para continuar ajudando o planeta e diminuir as suas contas.

Para mais dicas de finanças pessoais, confira nosso guia de como economizar mais ao longo de 2021.

Simulação