Como e por que usar o consórcio para quitar um financiamento?

Como e por que usar o consórcio para quitar um financiamento?

Muitos brasileiros não têm condições de comprar a casa própria à vista. Nesse caso, recorrem a instituições financeiras para investir na aquisição do bem por meio de um financiamento imobiliário. Porém, as taxas de juros e o valor das prestações podem tornar o sonho em um grande pesadelo.

Uma maneira de facilitar a compra do imóvel é apostando no consórcio para quitar financiamento. Dessa forma, é viável organizar as finanças, o que é fundamental para fugir das dívidas e da inadimplência. E para ajudá-lo nisso, destacaremos os procedimentos necessários para pagar o financiamento por meio de um consórcio. Confira!

Saiba quem pode fazer

A Lei nº 11.1795/2008, que regulamenta os consórcios no Brasil, estabelece que os que têm uma carta de crédito contemplada no próprio nome podem usá-la para concluir o contrato de financiamento, desde que sejam os responsáveis por quitá-lo. Para efetivar essa operação, é necessário seguir uma série de requisitos como:

  • aderir a contratos de financiamento e a consórcios posteriores a 2009 (quando a legislação entrou em vigor);
  • assinar contratos que sejam do mesmo grupo de investimento, ou seja, o financiamento imobiliário só pode ser encerrado com uma carta de crédito imobiliário contemplada;
  • ser contemplado no consórcio por meio de sorteio ou por lance;
  • haver um acordo entre a administradora do consórcio e a instituição financeira para fazer a operação;
  • estar previsto no contrato de financiamento o uso da carta de crédito para encerrá-lo;
  • fazer com que o bem financiado seja quitado por meio do contrato de consórcio;
  • garantir que a carta de crédito contemplada tenha valor igual ou maior que o saldo devido à instituição financeira.

Veja os procedimentos de cada consórcio para quitar financiamento

Para ter mais segurança ao quitar o financiamento com consórcio, a recomendação é adotar algumas medidas, por exemplo:

  • ler as condições do contrato de consórcio com atenção;
  • tirar todas as dúvidas com a administradora do consórcio, antes de finalizar a negociação;
  • aguardar ser contemplado por sorteio na assembleia do consórcio ou fazer o lance vencedor;
  • buscar informações com a instituição financeira onde fez o financiamento para conhecer as formalidades da quitação do investimento por meio do consórcio;
  • negociar com o credor do financiamento as possibilidades de quitação antecipada, para obter desconto;
  • avaliar se o valor da carta de crédito contemplada é o suficiente para a quitação do bem;
  • providenciar os documentos pessoais e do imóvel, além dos comprovantes de pagamento de outras despesas (impostos e taxas de cartório).

Pense nos benefícios

Caso a carta de crédito contemplada tenha um valor superior ao saldo para quitar o financiamento, os recursos financeiros excedentes podem ser usados para os gastos com a documentação da transação. Assim, você terá mais facilidade de pagar as despesas relativas a cartórios, tributos e taxas de registro imobiliário — ou seja, terá menos problemas com a burocracia.

A quitação antecipada também propicia uma redução nos juros. Dessa maneira, você fará um investimento menor para a aquisição do bem, o que o ajudará a colocar as finanças em dia e a ter mais possibilidades de usar o dinheiro para outras ações, como viajar, fazer uma pós-graduação, comprar um carro etc.

Além disso, com o consórcio você não precisará pagar juros nem IOF. Outra vantagem é ter parcelas menores do que o financiamento, pois a taxa de administração tem um valor inferior.

Você percebeu que é um ótimo negócio usar o consórcio para quitar financiamento. Por isso, é bom se organizar e procurar essa modalidade de investimento para concretizar os seus sonhos.

Se quer fazer isso com mais segurança, procure a nossa equipe. Estamos à disposição para ajudá-lo a usar o dinheiro com mais inteligência!

Institucional
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.