Como deixar sua conta no azul

Como deixar sua conta no azul

Muitas pessoas sonham em poder viver uma estabilidade financeira com a conta no azul. É o seu maior desejo, eles prometem ano após ano que não vão gastar dinheiro com bobagens, que vão tentar manter um controle, uma organização financeira, mas quando perceberem se afastaram da promessa. 

É exatamente por isso que muitos deles não conseguem manter suas contas em boa forma, porque carecem de um plano, uma organização financeira que detenha a ânsia de superar necessidades e metas. Não adianta as pessoas se programarem dizendo que se não conseguirem controlar a situação, vão seguir os truques econômicos mais importantes. 

Hoje queremos falar com você sobre aqueles que não conseguem manter sua conta no azul. Temos 5 dias muito importantes para manter o saldo da sua conta positivo. Mas para que isso funcione, é preciso levar muito a sério as informações relatadas aqui. 

Observá-lo e colocá-lo em prática permitirá que você tenha uma instituição financeira que lhe permitirá ter uma vida financeira saudável e viver uma vida mais tranquila sem se preocupar com contas. 

Tenha organização financeira: controle todos os seus gastos 

O primeiro passo para ter uma organização pessoal é entender suas despesas, saber quais são suas principais despesas e manter um registro de todas elas para que você possa ter uma análise rotineira delas e saber para onde realmente vai o seu dinheiro. 

Depois de determinar seus gastos, você pode reduzir alguns valores com mais facilidade ou até mesmo retirá-los da sua rotina. Você pode começar cortando despesas aparentemente supérfluas, aquelas que não trazem nenhum benefício permanente ao seu dia a dia e são feitas por capricho. 

Você não vai virar as costas para sua vida social, não é assim que funciona, mas sim, você vai poder gastar conscientemente, sabendo onde e quando pode gastar. Dessa forma, será mais fácil para você ter uma organização financeira e manter a conta no azul

Elimine todas as suas dívidas para ter a conta no azul 

A dívida é um grande problema para as pessoas que não podem viver uma vida econômica saudável. É difícil ter uma organização financeira se sua conta está sempre no vermelho, mas é possível ter uma conta no azul

O que você precisa fazer, antes de tudo, é deixar de lado a ideia de economizar dinheiro. No momento, isso não é possível porque seu objetivo é sair das dívidas. É por isso que você tem que trabalhar duro para atingir esse objetivo. 

Com isso você terá que fazer algo como: 

  • Colocar as dívidas num papel e priorizar aquelas que oferecem os juros mais altos

  • Verificar o valor da dívida atual para pagamento à vista; 

  • Pagar à vista, caso tenha dinheiro guardado; 

  • Fique um tempo sem consumir nada; 

  • Não se concentre apenas nas suas dívidas. 

O maior segredo não é pensar em dívidas o tempo todo, mas pensar em como resolvê-las. Uma vez que você se coloca nessa situação, você tem que sair dela. Você pode sair. 

Coloque em prática o método 50-15-35 

Se você deseja ter uma organização financeira eficiente, deve usar a fórmula 50-15-35. Você já ouviu falar dela? Se não, está na hora. A fórmula 50-15-35 envolve dividir suas despesas em três categorias, separando cada categoria da seguinte forma: 

  • 50% vão para despesas básicas como transporte, alimentação, moradia, saúde, compras no mercado e educação. Itens em que você confia todos os dias; 

  • 15% é usado para suas prioridades financeiras, ou seja, essa quantidade de reservas vai diretamente para o pagamento de sua dívida. Se sua dívida for grande, esse valor pode ser ultrapassado. Não tem problema, o importante é excluí-los! 

  • 35% para despesas relacionadas à vida social como hobbies, beleza, lazer, entretenimento, cuidados pessoais. Esse valor deve sempre ser adicionado à cobrança base e pode ser afetado se você tiver que fornecer mais para pagar sua dívida. 

Ao colocar essa fórmula em prática, você pode definir quais são as principais categorias de despesas e quanto você realmente gasta em cada uma delas para manter a conta no azul

Sempre esteja precavido com uma reserva de emergência 

O ponto mais importante para as instituições financeiras são as reservas de emergências. Adquirir o hábito de economizar uma quantia de dinheiro todos os meses pode fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa, porque um dia ela poderá usar todo o dinheiro que puder economizar. 

Isso não é tudo, uma reserva de emergência é importante porque ajuda, principalmente em momentos imprevistos como uma perda ou redução temporária da renda mensal, ou possíveis emergências como a saúde. Isso significa que você não precisa fazer um empréstimo, por exemplo. 

O objetivo da reserva de segurança não é ganhar dinheiro, mas poder armazená-lo com segurança, sem risco de perda, e retirá-lo quando necessário. 

O cartão de crédito é inimigo da conta no azul 

Para uma boa instituição financeira, o cartão de crédito é o inimigo. Isso porque ele é conhecido pelas altas taxas de juros que podem facilmente fazer você perder dinheiro. 

Para fazer bom uso dele, devem ser consideradas as seguintes situações: 

  • Evite utilizar o limite todo do cartão, pois é mais difícil quitar o boleto integralmente; 

  • O cartão de crédito pode ser um grande aliado da sua organização financeira, principalmente se você utilizá-lo para compras de mercado e abastecimento do carro, por exemplo. Isso fará com que você tenha um maior controle do seu orçamento, já que eles terão apenas uma data de vencimento; 

  • Preste atenção quanto à data de vencimento; 

  • Aproveite o parcelamento, desde que não sejam inclusos juros nas prestações; 

  • Realize as compras através do melhor dia que o cartão puder te oferecer. Faça uso dos cinco a dez dias antes do vencimento da fatura, pois esse valor só será cobrado na fatura seguinte, 40 dias depois; 

  • Pague a fatura de uma vez. 

Percebeu que não é tão difícil manter a conta no azul? E se pretende se organizar financeiramente para compras programadas, acesse o site da Embracon e conheça nossas soluções!