Como deixar sua casa organizada?

Como deixar sua casa organizada?

Ter a casa própria é considerado o maior sonho dos brasileiros. Além de deixar de pagar o aluguel, a aquisição do próprio lar dá liberdade para deixá-lo da forma que realmente deseja. 

Seja com uma casa ou um apartamento, é possível deixar o ambiente a seu gosto de diversas formas: a forma de decoração do local, a disposição dos móveis e até mesmo as cores em que vai pintar as paredes são aspectos que devem ser levados em consideração ao arrumar a sua casa. 

Porém, manter a sua casa ou apartamento sempre limpos requer organização e o estabelecimento de uma rotina. Nem sempre os seus cômodos ficarão limpinhos, por mais que você preserve. E, se você tem animais de estimação, o cuidado com a limpeza deve ser ainda maior. 

Para que você consiga sempre deixar a sua casa organizada, confira nossas dicas a seguir. 

Crie uma rotina para limpar a sua casa 

O dia a dia para lidar com o seu lar não precisa ser tão desgastante. Se você não gosta de lidar com grandes períodos de faxina, o primeiro passo é criar uma espécie de rotina para o seu dia a dia

Por exemplo, você pode começar arrumando a sua cama sempre que acordar. Ao identificar quais são os dias e horários em que o lixeiro passa na sua rua ou quando a equipe de limpeza coleta do seu condomínio, separe alguns minutos de antecedência para retirar os lixos de todos os locais de casa.  

Se você tem um pet em casa, obrigatoriamente precisa coletar as fezes. Para evitar algum tipo de sujeira no seu lar, você pode estabelecer o hábito de sair pelo menos uma vez por dia com o seu animal (caso tenha um cachorro, é claro!) - no caso de um gato, tente educá-lo para fazer suas necessidades em uma caixa de areia, que deve ser mantida limpa o tempo inteiro, para que o gato sempre retorne ao local quando sentir vontade. 

Por mais que pareça muita coisa, incremente esses pequenos afazeres no seu dia a dia como se fosse parte de sua rotina. Com o passar do tempo, esses hábitos ficam naturalizados, ou seja, você acaba fazendo tudo isso no ‘modo automático’. 

Evite acúmulo de sujeira (e trabalho) 

Tente não deixar nada para depois. Se a sua casa estiver muito bagunçada, tente separar um horário para realizar a limpeza o mais rápido possível. Quando você deixa a sujeira acumular, de certa forma está postergando um trabalho ainda maior mais para frente. 

A melhor estratégia é lidar com a limpeza o quanto antes, por mais incômoda que pareça. 

Na prática, se sujou a louça, trate de lavar o quanto antes. Vale o mesmo para alguns materiais que possam ficar espalhados pela casa, como caixas, embalagens e pacotes de entrega. Ao lidar com lixo, faça a separação de imediato, para não lidar com um ambiente desorganizado

Tenha itens organizadores 

E já que falamos em caixas, por que não comprar algumas delas para guardar parte das suas coisas? 

Existem diversos modelos de caixas organizadas que podem ajudar bastante a guardar aquelas coisas que você não sabe onde deixar - os brinquedos do seu pet, o seu material de escritório, entre outros pertences. 

Caixas com divisórias, gaveteiros e suportes são alguns desses itens. Até mesmo uma prateleira pode ajudar a organizar alguns dos seus itens, incluindo livros, brinquedos e até materiais utilizados para limpeza, como panos, produtos para o dia a dia, entre outros. 

Determine um local para as coisas 

Quando se determina com antecedência onde cada coisa vai ficar, o processo de limpeza e organização se torna mais simples. Assim, você não gasta minutos preciosos pensando onde deixar cada coisa sempre que lidar com a mais simples bagunça. 

Muitas pessoas já fazem isso logo no momento em que vão se mudar para o local. Se ainda não sabe muito bem onde deixar o quê, separe um dia de organização mais pesado e guarde cada coisa em seu lugar. Por exemplo, se você possui muitos CDs, veja em qual local da sua sala é o mais adequado. Vale o mesmo para livros e revistas.  

Até mesmo os materiais que utiliza no dia a dia, como produtos de limpeza, panos de prato, além dos utensílios, precisam de um local fixado, para que você tenha referência sempre que utilizá-los. 

Com as coisas em seu devido lugar, o processo de limpar e guardar fica mais simples, preservando horas importantes do seu dia. 

Trabalhe com metas de organização 

Quem precisa lidar com a limpeza da sua casa ou apartamento sabe muito bem que não dá pra deixar tudo brilhando com uma faxina.  

Uma forma de contornar isso é criando metas de organização. Por exemplo, em um dia de faxina você pode dar mais atenção ao seu quarto, limpando o guarda-roupas, tirando as vestimentas que estão há mais tempo guardadas etc. E, na outra semana, lidar com a cozinha, passando um pano em todos os eletrodomésticos e lavando o chão, se necessário, para deixá-la ainda mais limpa. 

Com um planejamento prévio, você conseguirá passar por todos os seus cômodos a cada semana, para deixar a sua casa ainda mais organizada. 

Tenha uma decoração simples para a sua casa 

Dependendo da forma que sua casa está organizada, o trabalho de limpeza pode ser maior ou menor. 

Caso tenha muitos itens inutilizados, tente fazer uma doação ou até mesmo investir em móveis mais práticos, com o objetivo de deixar sua organização mais prática e eficiente. 

Uma boa reforma pode ajudar nesse processo - e, para isso, você pode contar com o consórcio.  

Por meio do consórcio de serviços, você pode investir na reforma ou na decoração do seu lar, para que fique mais aconchegante e até mesmo mais fácil para lidar com a organização do dia a dia.  

Quer saber como funciona? Faça uma simulação de consórcio e economize a médio e longo prazo na reforma do seu lar.