Como contratar um arquiteto para a sua reforma?

Como contratar um arquiteto para a sua reforma?

Todos desejam morar em uma bela e confortável residência, não é mesmo? Entretanto, com o passar do tempo, é comum ocorrer um desgaste natural do imóvel, de forma a exigir a realização de uma reforma. Mesmo que o motivo dessa empreitada seja apenas estético, existe uma certeza: para que você não tenha dores de cabeça, será preciso contratar um arquiteto.

Apesar de muitas pessoas acreditarem estar economizando ao não contar com o apoio desse profissional, as vantagens proporcionadas por ele justificam o investimento. Um bom arquiteto desenvolve um projeto que atende às necessidades de seus clientes e proporciona economia em todas as etapas da obra.

Continue a leitura deste artigo, descubra qual é a importância de ter esse profissional coordenando sua reforma e o que será preciso considerar durante a contratação.

Conheça o consórcio de serviços para reforma

Leia também: Por que o consórcio de reformas Embracon é ideal para você?

Por que é necessário contratar um arquiteto?

Basicamente, o principal objetivo do arquiteto é idealizar uma edificação que atenda a todos os desejos e as necessidades dos seus clientes, de modo a respeitar a legislação vigente e as boas práticas do mercado. O resultado é um projeto que proporciona qualidade de vida aos moradores, preza pela estética do imóvel e que garante economia ao proprietário da obra.

Além disso, o dono da reforma terá a certeza de que muitos problemas serão evitados. Devido à produção de bons projetos, é possível identificar situações que darão problemas, calcular a quantidade exata de materiais que deverão ser utilizados e determinar um orçamento que permitirá um planejamento financeiro mais preciso.

O que é preciso considerar?

Apesar de ser vantajoso contratar um arquiteto, é preciso tomar alguns cuidados. Assim como existem médicos especialistas nas diversas áreas da medicina, há arquitetos especializados em obras residenciais e até mesmo em reformas. Além disso, é preciso considerar outras características desse profissional, pois a qualidade do serviço prestado varia entre os escritórios.

Dessa forma, é recomendado avaliar os seguintes fatores:

Encontre referências

Durante a execução da reforma, você ficará em contato constante com o profissional contratado. Por isso, é fundamental encontrar alguém que seja confiável. Para ter mais segurança, caso você conheça alguém que já realizou uma obra em casa, procure saber quem era o arquiteto responsável e a qualidade do serviço prestado.

Confira se o arquiteto é especialista em reformas

Conforme já explicamos, dentro do mercado de arquitetura existem profissionais que são especialistas em determinados tipos de projetos. Dessa forma, antes de fazer a contratação, é necessário descobrir a especialidade do arquiteto em questão.

Nem sempre o mesmo profissional que é competente na construção de uma casa oferece um serviço de mesma qualidade em uma reforma. Como esses dois tipos de obras apresentam desafios e problemas distintos, a solução oferecida também é.

Considere a estrutura do escritório

Durante a primeira reunião, tente descobrir qual é a estrutura oferecida pelo escritório. Avalie o tamanho da equipe, se existem profissionais capacitados para elaborar os projetos complementares (como o hidrossanitário, o elétrico e o estrutural) e se tem parceria com bons fornecedores. Dessa forma, fica fácil analisar a possibilidade da reforma ser realizada com êxito.

Analise o portfólio do profissional

Quando o profissional já é experiente, ele já foi responsável por outras reformas. Portanto, avalie o seu portfólio. Além de analisar a beleza do ambiente, considere as soluções oferecidas e veja como era a edificação antes de realizar a obra. Assim, você terá uma ideia de como o arquiteto trabalha.

Como é possível perceber, não é complicado contratar um arquiteto para realizar uma reforma. É preciso considerar os trabalhos já realizados e se esse profissional tem as condições técnicas para executar o serviço.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de contratar um arquiteto e o que levar em consideração para isso? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.