Como comprar um imóvel sem entrada?

Como comprar um imóvel sem entrada?

Quer se livrar do aluguel definitivamente, mas não tem dinheiro suficiente para dar de entrada na casa ou apartamento dos seus sonhos?

É quase impossível encontrar uma financeira que ofereça as condições para a compra de um imóvel sem entrada, porque teoricamente, este seria um empréstimo de alto risco.  

Portanto, para aqueles que não podem pagar, existem outras opções para adquirir seu imóvel sem entrada. Descubra as possibilidades abaixo e veja em que condições você pode aproveitar esta oportunidade.

Minha Casa Minha Vida  

O Programa Minha Casa Minha Vida é uma das maneiras mais fáceis de adquirir um imóvel sem entrada. O programa habitacional do Governo Federal oferece subsídios e condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda que querem comprar a casa própria.

No entanto, o financiamento de 100% desse valor é concedido apenas para a primeira camada do plano, que contempla famílias com renda mensal total inferior a R$1.800. Estar nesta categoria é o primeiro passo para comprar um imóvel sem entrada. A segunda etapa para participar do programa é atender aos pré-requisitos:

  • 18 anos de idade ou mais;
  • Nenhuma propriedade ou hipoteca em seu nome;
  • Usar o imóvel para habitação em vez de investimento;
  • Não vender a propriedade até que o empréstimo seja pago;
  • Não se beneficiar de outros programas habitacionais;
  • Morar ou trabalhar na mesma cidade onde o imóvel está localizado.

Você atende a todos os pontos da lista? O próximo passo é entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e preencher a ficha de inscrição do Minha Casa Minha Vida. Se você obtiver esse benefício, além de não ter que pagar à entrada, também pode receber um subsídio de até 90% do valor total do imóvel e financiar o restante em 120 meses, dispensando juros.

Negociação com construtoras

Outra possibilidade de adquirir um imóvel sem entrada ou pelo menos uma única parcela na íntegra como condição para obter um empréstimo, é falar diretamente com a construtora.  

De modo geral, é mais fácil para quem vende imóveis em empresas pagar, justamente porque essas unidades ainda não estão prontas. Nestas condições especiais, o adiantamento pode ser parcelado. Pesquise os projetos em construção na sua área para saber mais sobre as condições de pagamento de entrada.

Como o sinal é uma garantia para as instituições, quanto maior o investimento, menor a taxa de juros. Sem contar que se trata de um financiamento menor, o que situa o valor do parcelamento.  

Se você não pode comprar um imóvel sem um adiantamento agora, aproveite esta oportunidade para pesquisar melhor o valor e iniciar um planejamento financeiro para economizar dinheiro. Esta garantia pode ajudá-lo a pagar a sua casa mais rapidamente, sem colocar muita pressão no seu orçamento.

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é um recurso disponibilizado para as instituições que podem adquirir imóveis a prazo. O valor e a prestação variam de acordo com o banco.  

Para quem não tem orçamento suficiente para amortizar o imóvel parcelado, mas quer se livrar rapidamente do aluguel e realizar o sonho de ter uma casa própria, esta função é uma boa escolha.  

O plano de financiamento é elaborado pelo banco de acordo com a situação do comprador. A partir da análise do perfil são feitos ajustes nas condições contratuais, valor mínimo, juros, despesas, prazos, etc.

Para obter um financiamento, o primeiro passo é dirigir-se ao banco e apresentar seus documentos pessoais (não se esqueça dos documentos que comprovam sua renda mensal, como uma declaração de imposto de renda).  

O banco analisa os documentos e a situação do requerente no Serasa, de acordo com isso, e caso não haja pendências, aprova o pedido. Neste momento, o imóvel a ser financiado deve ser avaliado e confirmado pela agência antes da assinatura do contrato (a agência disponibiliza no seu site o parcelamento simulado e os preços finais).

Na maioria dos casos, no início do financiamento, a entrada exigida é em média 30% do valor total do imóvel.

Consórcio de imóveis

Os consórcios imobiliários são uma das principais modalidades de aquisição de imóveis do mercado. Você pode obter o crédito necessário para adquirir o imóvel sem entrada, parcelado e fazer um plano abrangido. Hoje, o consórcio imobiliário é uma das formas mais seguras para quem deseja atingir grandes objetivos, como a compra de casa própria. Esse tipo de aquisição reúne vantagens importantes, como flexibilidade e economia.

Portanto, entender como funciona o consórcio imobiliário é um passo importante para você simplificar a realização do seu sonho de possuir uma casa ou investir para expandir seu patrimônio.

Oferece diversos planos, com diferentes parcelas, condições de pagamento e valor de crédito. Você pode escolher a modalidade que melhor se adapta às suas necessidades e planejamento financeiro, além de assinar sua cota de consórcio.  

A partir de então, você deve fazer contribuições mensais no valor prescrito. O valor existente no fundo comum do grupo é usado para a contemplação dos membros.  

Na verdade, a contemplação é o momento em que os membros do consórcio podem utilizar suas cartas de crédito. Eles acontecem de duas maneiras: sorteios ou lances. No sorteio, todos competem em pé de igualdade e dependem da sorte. Por outro lado, o lance é uma forma de aumentar a oportunidade de contemplação, pois os membros do consórcio fornecem valores como forma de prever as parcelas do consórcio.

Após ser contemplado, você passa por uma análise de crédito e, se aprovado, finaliza o processo de liberação de crédito. Assim que estiver de acordo com esta etapa, você poderá acessar sua carta de crédito, que corresponde ao valor do consórcio contratado. Com ela, você pode obter os benefícios que deseja.

A vantagem de uma carta de crédito é que ela equivale a um pagamento em dinheiro, o que significa que você tem a mesma receita de transações que alguém com dinheiro em mãos. Com isso, é possível negociar uma boa proposta com o vendedor da casa ou apartamento que você deseja.

Nesta modalidade, é sem juros e sem entrada.

Se interessou pelo consórcio? Faça uma simulação!

Simulação