Como acompanhar meu consórcio

Como acompanhar meu consórcio

Acompanhar um consórcio é simples, mas nem todas as pessoas fazem da forma correta. Pensando nisso, fizemos este artigo com algumas dicas sobre como acompanhar seu consórcio, desde a escolha da administradora à aquisição do bem. Leia até o final e se surpreenda com a simplicidade.

O que devo acompanhar no meu consórcio?

A administradora

As administradoras de consórcio desempenham um papel importante. Isso porque ter uma empresa profissionalizada é fundamental para os consorciados, pois ela é a responsável pela organização e gestão do consórcio.  

Antes de considerar um consórcio como investimento, você deve analisar qual administradora contratar.  

Porque devo fazer uma análise da administradora do meu consórcio?

Com uma responsabilidade tão pesada, você deve ter percebido a importância de escolher uma boa administradora de consórcio, certo?  

Portanto, tenha cuidado com as falsas promessas. Se o vendedor ou uma administradora oferecer um consórcio de consideração rápida, isso é um mau sinal. Ninguém pode garantir que você receberá sua carta de crédito neste ou naquele mês.  

Qualquer pessoa ou empresa que promete isso deu mostras de falta de confiança - não é isso que você está procurando, não é? Afinal, a transparência é um recurso essencial desse modelo com o desempenho esperado. Além disso, por exemplo, se a empresa não é de confiança, alguns problemas podem surgir e atrapalhar seus objetivos. Se você não prestar a devida atenção ao cliente que solicita o serviço, pode prejudicá-lo.

O contrato

Para concluir qualquer transação, tudo o que foi acordado deve ser escrito em contrato. Afinal, um bom contrato pode proteger as partes de surpresas desagradáveis ​​e gastos desnecessários, e garantir os direitos de ambas as partes ao conteúdo estabelecido.  

O consórcio não foge à regra: o contrato requer de uma análise criteriosa antes da sua assinatura, o que formaliza as obrigações dos consorciados para com a administradora.

O que acompanhar no contrato do meu consórcio?

  • Identificação das partes: o primeiro objeto do contrato de consórcio que deve ser observado com atenção são os dados fornecidos por ambas as partes. O administrador deve incluir seu CNPJ, endereço, dados de contato e outras informações relevantes. Portanto, em caso de problema, é mais fácil saber a quem pedir ajuda. Por sua vez, as partes manterão a reciprocidade e fornecerão dados pessoais . Só assim é possível garantir que quem paga pelo consórcio acabará por beneficiar de forma eficaz.
  • Formas de contemplação: o contrato de consórcio deve definir claramente as possíveis formas de contemplação. As formas mais comuns de contemplação são: lance e sorteio.  
  • Descrição do bem ou serviço: por fim, o contrato de consórcio não deve ter dúvidas sobre os bens ou serviços que os consorciados têm o direito de usar na carta de crédito para adquirir quando ou considerar.  

Como acompanhar o andamento do meu consórcio?

Simples também. Mesmo que a administradora seja de extrema confiança, como é o caso da Embracon, você deve estar sempre questionando sobre como está o andamento do seu sonho, para isso fique atento:

  • As assembleias: é a reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo, onde são oficializadas as cotas contempladas através de sorteio ou lances. Só podem participar das assembleias os consorciados que ainda não foram contemplados e que tenham contribuído mensalmente com as parcelas do consórcio até a data de vencimento, ou da assembleia, no caso desta ter sido a data de sua adesão ao grupo.
  • Os sorteios e os lances: no Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. É a oferta de um valor, que pode ser parcial ou integral, para antecipar a conquista do bem.

Como acompanhar meu consórcio Embracon?

Basta acessar a página do cliente no site da Embracon e realizar seu login, assim fica mais prático obter informações.

Não deixe de acompanhar seu consórcio, entre em contato com a Embracon sempre que necessário, estaremos prontos para atendê-lo!

Simulação