Chegou a hora de comprar o seu carro usado

Chegou a hora de comprar o seu carro usado

Você já quis trocar seu carro por um preço conveniente e ter um carro usado na garagem e ainda pagar parcelas que cabem no seu bolso? O consórcio para carro usado aproxima essa realidade de você.

Os consórcios são uma ótima opção para quem não tem pressa de comprar as coisas, mas luta para economizar meses a fio. Isso permite que você pague em prestações sem juros, e quando a carta for considerada, você pode comprar seu carro.

Principais pontos para considerar antes de comprar um carro usado

1. Pesquise muito antes de comprar

Antes de comprar um carro usado, pesquise todos os detalhes possíveis. Veja o que os proprietários estão dizendo sobre marcas específicas, veja modelos e equipamentos padrão.

Faça também uma pesquisa para ver quais concessionárias vendem o tipo de carro de sua preferência, e até como forma de comparar o valor que cada agência implementa.

Por fim, tenha conhecimento dos preços praticados no mercado antes de fechar qualquer negócio. A Tabela Fipe é uma boa fonte de consulta, já que ela mostra o valor oficial de mercado.

2. Certifique-se da situação legal do carro

Verifique o histórico do carro para ver se ele tem multas, se está com a documentação em dia e não há nenhum registro de furto ou roubo. No site do Detran é possível ver se o número da placa e do chassi conferem.

Busque sempre a segurança e tenha certeza de que o carro não está envolvido em nenhuma ilegalidade.

3. Verifique a quilometragem

A quilometragem também deve ser levada em consideração antes de comprar carro usado. Quanto mais baixa melhor, já que carros mais novos tendem a poupar gastos na hora da manutenção.

No entanto, esteja ciente de modelos mais antigos e quilometragem muito baixa. Isso se deve à possibilidade de adulteração do veículo e rebaixamento dos números abaixo dos números reais, disfarçando o tempo de uso. Nesse caso, verifique algumas peças para ver se elas correspondem ao uso que deveriam ter.

4. Conte com a ajuda de um profissional de mecânica

Um mecânico de confiança pode ajudá-lo a identificar possíveis problemas que o olho nu não percebe. Apenas ouvindo o motor, ele já terá uma ideia de como anda a máquina.

A avaliação ainda pode incluir:

  • Vazamento de óleo;

  • Se as trocas de marcha estão corretas;

  • Firmeza da direção;

  • Se o carro já foi batido alguma vez.

Quais são as vantagens de comprar carro usado ou seminovo?

Comprar carro usado oferece várias vantagens em relação à aquisição de um novo. Ainda tem dúvida? Então, confira agora mesmo alguns benefícios!

Documentação

A economia ao comprar carro usado ou seminovo não se resume aos valores do veículo e do seguro. O custo para regularizar um carro novo também é maior que a quantia necessária para o mesmo fim quando se trata de um usado. O gasto com os documentos de um zero-quilômetro costuma ultrapassar R$ 1.000, enquanto a taxa de transferência do usado custa menos da metade desse valor.

Preço

Talvez essa seja a principal vantagem de comprar nessas categorias. Lembre-se que os veículos têm uma alta taxa de depreciação. Como resultado, mesmo logo após a compra de um produto novo, seu valor cai significativamente – em pelo menos 10%.

Assim, pelo mesmo preço de um carro novo, você consegue um carro usado mais moderno e mais completo. No entanto, para tomar a melhor decisão, é importante analisar as oportunidades do mercado e determinar qual o melhor custo-benefício para o seu programa.

Seguro

O valor do seguro de um usado é menor que o valor cobrado no caso de um carro novo. Como ele será cobrado anualmente, essa diferença pode ser bastante relevante ao longo do tempo.

Utilize o consórcio para a compra do seu carro usado!

Se você não tem todo dinheiro em mãos, mas quer comprar seu carro usado, o consórcio pode ser uma boa alternativa. Com ele não há cobrança de juros, e você consegue se organizar com o valor das parcelas mensais.

Que tal fazer parte desse número e conquistar seu carro novo sem juros e sem entrada? Faça sua simulação com a Embracon!