Carro ou moto: o que escolher?

Carro ou moto: o que escolher?

Está com dúvidas entre comprar carro ou moto? Como você pode imaginar, esses veículos para transporte não são a mesma coisa. Portanto, é necessário analisar as vantagens e desvantagens dos carros e motos para tomar uma decisão.  

Além disso, considerar a finalidade do veículo e sua relação custo-benefício, é muito útil para fazer a escolha certa.

Algumas despesas fazem parte do dia a dia das pessoas que possuem carro, seja ele usado com frequência para ir ao trabalho ou para passar bons momentos com a família nas horas vagas. Compreender esses custos e perceber que eles fazem parte da realidade do proprietário do carro ou moto ajuda a fazer melhores escolhas.  

Como as pessoas costumam dizer, um carro é como uma criança porque requer gastos e atenção para mantê-lo em boas condições. Portanto, vale a pena entender a situação antes de tomar a decisão final.  

O que ter em mente antes de decidir entre carro ou moto?

Considere seu estilo de vida

Carro ou moto podem atender o mesmo público em diferentes situações. Por exemplo, as pessoas geralmente possuem dois tipos de bens para finalidades diferentes, como um carro durante a semana e uma motocicleta no sábado e no domingo.  

A situação oposta também se aplica, o proprietário usa uma moto para fugir do trânsito durante a semana e deseja viajar com a família ou o companheiro(a) no fim de semana.  

Se você já possui um carro que atende às suas necessidades diárias, pode ser útil ter uma moto quando o trânsito está mais favorável. No entanto, se o seu carro o atende às suas necessidades, porém é um modelo antigo, é melhor substituí-lo por um mais moderno do que comprar uma nova moto. Além disso, você deve combinar sua decisão com seu estilo de vida.

Se você gosta de viajar nos finais de semana e está em busca de aventura, comprar uma moto pode ser divertido, principalmente se o grupo de passeio for formado por duas pessoas. Mas se for uma viagem em família, os carros são mais necessários do que motocicletas. Considere diferentes situações para entender melhor qual veículo você precisa.

Considere o consumo de combustível

Em termos de consumo de combustível, os veículos de duas rodas são geralmente mais fáceis de ganhar do que os veículos de quatro rodas. Mesmo as motos de deslocamento médio a alto tendem a consumir menos do que os carros.

O gasto médio irá variar dependendo do modelo do veículo e da carga de transporte, mesmo assim, no pior dos casos, o consumo de uma moto de grande cilindrada totalmente carregada é semelhante ao consumo de um carro popular de alto desempenho (referente a quilômetros por litro).  

Portanto, antes de decidir se vai escolher entre o carro ou moto, tenha em mente sua rotina, a distância que você dirigirá com o veículo a cada semana ou mês. Depois de ter uma ideia sobre essa medida, faça cálculos para descobrir o custo do combustível para cada modelo desejado.

Considere também se o veículo é flexível, pois em algumas partes do país pode ser mais vantajoso abastecer com álcool. Para ajudá-lo a comparar de maneira bem fundamentada, adiante, separamos algumas informações importantes para você, com base nos modelos populares de carros e motos.  

Analise o custo de manutenção de um carro ou moto

O custo de manutenção de motos de baixo deslocamento é sim menor, mas vale lembrar que aquelas motos com motores mais potentes tendem a trazer maiores gastos para o proprietário.

As peças de reposição são mais caras e podem acontecer com mais frequência, assim como os pneus. Em alguns casos, os custos de manutenção de motos e carros podem ser semelhantes.  

Na verdade, uma comparação mais precisa deve considerar o quanto você pretende usar o veículo. Se o objetivo é operar em grande quantidade, a vida útil das peças costuma ser encurtada, por isso é necessário fazer uma reforma no seu patrimônio, seja carro ou moto, o mais rápido possível.

No entanto, existem algumas previsões básicas que podem ajudá-lo a entender quanto custará a manutenção de um carro ou motocicleta a cada ano. Separamos esses dados abaixo para que você possa planejar.

Vamos começar com o custo médio das motocicletas, com base no modelo mais simples de 150cc:

  • Valor médio do veículo: 7.400 reais;
  • 38 quilômetros por litro de combustível: gasolina 5,00 reais;
  • Primeira reforma de 1.000 quilômetros: R $ 56,00;
  • IPVA (média 2% do valor da motocicleta): R $ 148,00;
  • Licença anual: R $ 70,00;
  • Seguro DPVAT R $81,90.

Esses são apenas alguns dos conhecimentos básicos necessários para a manutenção de uma motocicleta. Considere que você ainda precisa substituir os pneus e substituir o óleo, freios e outros componentes que precisam ser atualizados após rodar o veículo por vários meses.

Agora usamos o custo do carro como comparação, com base no popular novo modelo 1.0:

  • Valor médio do veículo: entre 30.000 reais e 40.000 reais;
  • 16 quilômetros por litro de combustível: R $ 5,00 gasolina;
  • A primeira revisão abrange 10.000 quilômetros: entre 170,00 reais e 240,00 reais;
  • IPVA (média de 0,4% do valor do carro): entre 1.000 e 1.500 reais;
  • Licença anual: 72,25 reais;
  • Seguro DPVAT: 63,69 reais.

Como você pode ver, alguns consertos de automóveis são mais baratos do que motos, como licenças anuais e seguro DPVAT. No entanto, o custo total de um carro ainda é muito maior do que o custo de uma moto, e você precisa levar isso em consideração para equilibrar o que é mais valioso para você.

Avalie agilidade e segurança

Não podemos negar que as motos são um meio prático de transporte. Com ele, você pode superar os engarrafamentos e chegar mais rápido aonde deseja. No entanto, essa praticidade tem um preço. Por ser menor e ter apenas dois pontos de contato com o solo para manter o equilíbrio, as motocicletas são naturalmente mais vulneráveis ​​do que os carros em termos de risco de acidentes.

Em alguns casos, ventos fortes, deslocamento de ar causado por caminhões em ruas ou estradas molhadas são a causa das quedas. Mesmo que o piloto e os passageiros usem roupas adequadas, como capacetes, luvas, jaquetas e botas, alguns danos são inevitáveis. Além disso, uma simples chuva privou o conforto de andar de motocicleta e também aumentou o risco de derrapagem.

Por outro lado, embora os carros não sejam tão ágeis quanto as motos, eles podem proteger o motorista e os ocupantes melhor do que as motos. O carro tem uma carenagem deformável para proteger as pessoas em caso de colisão.

O carro também está equipado com airbags, que podem fornecer segurança pessoal em caso de colisão. Quanto ao conforto, um veículo de quatro rodas pode viajar com mais conforto em dias de chuva e pode carregar mais bagagem do que uma motocicleta.

Tudo isso é benéfico, principalmente quando falamos de pessoas que vão acompanhar o trajeto e a viagem do motorista. Considere os dois lados da moeda para tomar a melhor decisão.

Compare preços

Não devemos esquecer o fator preço como preferência entre automóveis ou motocicletas. É possível que os valores de um carro de entrada e de uma moto de grande cilindrada correspondam. Portanto, além de não afetar o faturamento, também é necessário analisar o impacto das compras no orçamento familiar, combinando necessidades e desejos.

Além disso, se você não tem um carro e tem uma família grande, então pode ser um pouco desvantajoso começar a comprar uma moto.  

Escolha por modelo: o que melhor atende minhas necessidades?

Confira abaixo os principais modelos de automóveis e motos do mercado. Observe que cada um deles atende melhor a um tipo de demanda.

Modelos de moto

Scooter

É fácil de dirigir e a scooter é geralmente a primeira moto na vida de muitos motociclistas. Algumas pessoas pensam que as motocicletas nesta categoria têm sempre um pequeno deslocamento, mas o que as define é o design e a posição de pilotagem.

Na parte mecânica, a característica mais notável é a transmissão automática, que dispensa o manete da embreagem e o pedal de cambio para facilitar o controle. Suas costas devem estar retas e os pés próximos ao chão.  

Street

As motos desta categoria são desenvolvidas especificamente para grandes centros urbanos. Portanto, são leves e duráveis ​​e são um dos tipos mais comercializados. Na maioria das vezes, eles têm um motor monocilíndrico que pode variar de 100cc a 250cc.

A presença do pedal de mudança o torna superior a scooters e filhotes nesse aspecto. Eles também têm uma alavanca de embreagem.

Big Trail  

Projetada para quem gosta de estradas, seja de asfalto ou de terra. A Big Trail é uma motocicleta de grande porte que oferece tecnologia e velocidade para passeios de longa distância. O diferencial varia de acordo com o gosto do condutor. Portanto, eles são usados ​​até mesmo em competições de motocross-country. Lembre-se de que existem muitas adaptações daqueles usados ​​para fins esportivos.

Custom

Assim como a Big Trail, a Custom também atrai o público viajante. No entanto, esta categoria concentra-se em viajantes que priorizam o conforto no asfalto: os pedais são empurrados para a frente, o assento é mais baixo e a posição de pilotagem é ligeiramente inclinada para trás.

Portanto, é um dos tipos de motocicletas mais confortáveis ​​para o quadril, pois costuma incluir encosto para que o passageiro também se sinta confortável ao percorrer longas distâncias.

Naked

No deslocamento médio e alto, a categoria Naked (do inglês: nua) é caracterizada por nenhuma carenagem. Portanto, embora a potência fornecida por este modelo tenha uma pegada esportiva, a postura de pilotagem é mais confortável e recuada do que a esportiva.

Touring

Como o nome sugere, a categoria de viagens é a melhor escolha.Esses tipos de motocicletas são desenvolvidos para a indústria do turismo, com grande deslocamento e alto conteúdo técnico. Portanto, também são equipados com porta-bagagens, assentos anatômicos, para-brisas e outros opcionais e acessórios projetados para tornar a viagem mais confortável.

Modelos de carros

Sedan

A grande carroceria do carro ajuda a dividir uniformemente o espaço entre o motor, o assento e o porta-malas - não fica muito perto do vidro traseiro, aumentando o espaço interno. Eles são projetados especificamente para áreas urbanas, por isso combinam perfeitamente com o uso diário.

Se você quer comprar um carro novo só para ir trabalhar ou sair com sua família, não se esqueça de considerar essa possibilidade, ok?

Hatch

Em comparação com os sedãs, esses modelos são mais compactos e a traseira é bastante reduzida. O vidro traseiro é conectado ao porta-malas, reduzindo um pouco o tamanho deste espaço. Por outro lado, são mais acessíveis e muito econômicas em termos de uso de combustível.

SUV

SUVs é a combinação definitiva de força, conforto e luxo. Anteriormente, a seleção era limitada às classes com maior poder aquisitivo. Porém, hoje, essa situação mudou, e muitas famílias usam esse tipo de carro todos os dias.

A manutenção não é a mais barata, mas eles têm motores mais potentes e podem ser carros híbridos - que tendem a produzir uma boa economia de combustível. A aparência arrojada é uma vantagem que merece destaque.

Crossover

É a combinação das características de vários tipos de carrocerias que tornam o veículo relativamente versátil, embora o custo seja um pouco acima da média. Os modelos mais famosos em que ele se inspira são hatchbacks, sedans e SUVs para criar novos modelos.

Jipe

Eles são projetados para lidar com terrenos acidentados e difíceis de mover. Seu corpo é relativamente curto, mas alto, com um motor potente e tração nas quatro rodas. Este é o melhor veículo off-road.

Picape  

A Picape tem uma carroceria alta e uma caçamba externa na parte traseira que pode suportar cargas mais pesadas. O espaço interior pode acomodar 2 a 4 passageiros, o que é um fator que afeta o valor.

Van ou Minivan

A Van é conhecida por sua versatilidade espacial. Mesmo nas minivans, seus corpos são altos, com espaços modulares para o transporte de pessoas e mercadorias, pois os assentos podem ser removidos ou comprimidos. Eles são veículos estritamente comerciais, mas se a opção de SUV estiver mais longe, eles funcionarão bem para as famílias.

Qual a forma mais fácil de obter um carro ou moto?

Para quem não tem dinheiro para pagar à vista, a melhor opção é entrar em consórcio. Consórcio é uma forma flexível de aquisição, onde você pode escolher um plano que se adapte ao seu bolso, tornando os pagamentos mais suaves e as condições de planejamento financeiro melhores.

Além disso, como não há cobrança de juros, proporciona mais economia. O que existe são taxas de administração, que geralmente são de valor mais acessível em comparação com outras formas de aquisição parcelada. Outra vantagem é que esse tipo de compra não exige entrada.

Depois de escolher o plano que melhor se adapta à sua situação financeira, você começa a pagar as parcelas mensais para formar um fundo mútuo que permite aos membros do grupo pensar. Essa contemplação  pode acontecer de duas maneiras: sorteio ou lance.

Vale ressaltar também que a carta de crédito corresponde ao valor total dos bens a serem adquiridos, portanto você ainda tem o direito de pechinchar.

Se interessou pelo consórcio?  Faça uma simulação!

Simulação