Carro novo ou seminovo? Saiba qual é mais vantajoso no cenário atual

Carro novo ou seminovo? Saiba qual é mais vantajoso no cenário atual

2020 já está marcado na história como o ano em que a pandemia do Covid-19 surpreendeu a todos, gerando uma recessão econômica como nunca se viu na história recente. Por conta da crise sanitária, as pessoas tiveram que ficar em casa, adotar um novo modelo de trabalho (home-office) e tomar todo o cuidado possível para onde quer que se vá.

De alguma forma, todos os segmentos da economia foram impactados pelo coronavírus. Com o setor automotivo, não seria diferente.

Nos primeiros meses da pandemia, a oferta para compra de carros diminuiu em entre 73% (para modelos seminovos) e 83% (para modelos zero km), de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A seguir, vamos dar um breve contexto do cenário atual para compra de carros e dicas sobre o que é mais vantajoso adquirir: novo ou seminovo.

Vale a pena comprar carro agora?

Vivemos um momento de incerteza. Os setores estão se preparando da melhor forma mirando um novo ciclo de atividade econômica após a aplicação da vacina - cuja expectativa aumenta cada vez mais.

Se 2020 pode ser considerado um ano difícil, para 2021 a indústria automotiva já prevê maior aquecimento no setor. Por isso mesmo, já está praticando preços levando em conta um fator que ganhou importância ainda maior durante a pandemia: a segurança.

Segundo pesquisa da consultoria KPMG, a sensação de segurança do carro particular tem feito com que mais pessoas considerem a compra de um novo ou seminovo. “As pessoas podem voltar ao carro particular em função da crise sanitária pela qual passamos”, disse Ricardo Bacellar, líder do setor automotivo da consultoria KPMG, à revista Veja.

O futuro crescimento na demanda contribui para que as montadoras aumentem o preço dos automóveis. Além disso, elas estão preocupadas com outros fatores que costumam estar atrelados a ciclos econômicos difíceis: a inadimplência dos consumidores.

Com a dificuldade de acesso ao crédito e aumento de desemprego, a indústria está mais receosa para facilitar a compra de um automóvel. Por isso mesmo, é comum você ver preços mais elevados de todos os modelos e até condições mais difíceis de compra, caso opte pelo financiamento.

A seguir, vamos entender se compensa comprar carro seminovo ou zero km durante a pandemia e como investir no automóvel da melhor forma.

Carro seminovo: vale a pena?

De acordo com a plataforma de compra e venda OLX, a busca por carros novos e seminovos cresceu bastante durante a pandemia.

Como as pessoas também estão mais receosas para a compra, têm optado por modelos mais populares, como Onix, Gol, Pálio e Uno. Vale lembrar que, por serem populares, esses modelos são mais fáceis de serem revendidos no futuro.

A vantagem de investir em um carro seminovo está relacionado aos custos: um seminovo sai mais em conta que um zero km, além de ser mais fácil de ser revendido.

Além disso, o prejuízo que se tem com um suposto ‘arrependimento’ de compra é menor quando se trata de um seminovo, já que um carro zero km perde mais de 15% de seu valor quando sai da concessionária.

Mas, se quiser comprar um seminovo, atenção: avalie bem as condições do veículo, para evitar manutenções ou gastos adicionais. Pesquise bastante e, se possível, chame um especialista para dar uma olhada no modelo que pretende comprar.

Fazendo uma compra inteligente e preparada, você pode fazer um bom negócio investindo em um seminovo.

Vantagens do carro zero km em tempos de pandemia

Por mais que o carro zero km seja mais caro e tenha custos maiores, é importante lembrar: um modelo novo possui garantia por mais tempo da fabricante, o que significa não ter despesas com manutenção por um bom tempo.

Quem pretende utilizar o carro no dia a dia e por mais tempo - e pode arcar com o preço mais elevado de um carro - pode sim considerar o zero km para a compra.

Além disso, por ter uma procura menor, os modelos zero km tiveram um percentual de aumento menor que os seminovos, que são os ‘queridinhos’ do momento.

Nesse caso, vale pesquisar bem se o zero km que você procura vai te proporcionar o que você quer: avalie opcionais, custo-benefício e, principalmente, consumo. Existem muitos modelos potentes que consomem menos que, no fim do dia, podem oferecer uma vantagem a longo prazo em gastos com combustível.

Qual a melhor forma de comprar um carro no cenário atual

Em períodos de incerteza, pode ser que os preços aumentem ainda mais ao longo dos meses. Existe uma expectativa muito grande para a retomada do consumo em 2021, especialmente na indústria de automóveis, que foi duramente impactada pela pandemia.

Se você quer comprar urgentemente o seu carro, fique atento às condições e priorize o pagamento à vista.

Como muitas pessoas não dispõem de um alto valor, principalmente em um momento como o atual, a melhor forma de investir em seu novo carro - seja novo ou seminovo - é por meio do consórcio.

O consórcio ajuda você a planejar a sua compra e pode te dar uma grande vantagem no momento da transação. Ao ser contemplado pela carta de crédito, você tem poder de compra à vista - o que facilita bastante a negociação, levando em consideração que as concessionárias e revendedoras não dispõem de tanta facilidade de crédito.

Com o consórcio, você pode comprar carros novos e seminovos com até 5 anos de utilização. E não é preciso escolher o modelo de imediato. Você pode fazer uma simulação tendo em mente o valor total do bem. Depois disso, basta selecionar a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O consórcio não exige entrada e nem possui juros - apenas valores de taxa de administração, que remuneram as empresas de consórcio pelo serviço realizado, e fundo de reserva, que garante a entrega dos bens. Estes valores não ultrapassam 20% do total da carta de crédito.

Se a ideia é ter o carro o quanto antes, não tem problema. Você pode fazer a oferta de um lance durante os sorteios e ser contemplado mais rapidamente.

Consórcio Automóvel

Faça já uma simulação e confira as múltiplas vantagens de ter o consórcio a seu favor na compra de um carro novo ou seminovo.