Carro de passeio: como escolher a melhor opção

Carro de passeio: como escolher a melhor opção

Ter um bom carro de passeio na garagem facilita, e muito, a vida de qualquer pessoa. Tanto para as necessidades do dia a dia quanto para momentos de lazer. Isso se torna ainda mais relevante quando constituímos família e precisamos garantir conforto e segurança nos deslocamentos diários. Escolher um carro, no entanto, não é uma tarefa simples. É necessário pesquisar os modelos e suas especificações para descobrir qual é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Dessa maneira, você pode se certificar de que está fazendo um bom negócio.

Se você está em busca de um carro e não sabe por onde começar essa pesquisa, nós vamos ajudar nessa missão. Confira, agora mesmo, a lista que preparamos com os pontos que devem ser considerados na hora de comprar um automóvel!

Tamanho da família

Esse é um dos primeiros pontos que devem ser ponderados na hora de escolher um carro de passeio. Afinal, é necessário garantir que haja espaço para todos os integrantes da família.

Os modelos mais comuns têm capacidade para carregar cinco pessoas, mas não é somente o número de lugares que interessa. É importante comportar os passageiros de maneira confortável. Sabendo disso, dê preferência aos exemplares mais amplos. Especialmente se você tem crianças que precisam usar cadeirinhas ou assento de elevação.

No caso das famílias que têm mais integrantes, não é necessário se preocupar com a falta de lugares, pois existem no mercado modelos mais espaçosos que comportam até sete pessoas.

Alguns exemplos com capacidade acima do normal são o Dodge Durango SRT, o Hyundai Santa Fé e a Land Rover Discovery. Todos são SUV e têm sete lugares bem distribuídos. Além disso, eles apresentam grande resistência, o que é fundamental para quem busca um automóvel para fazer viagens longas nas férias e nos fins de semana.

Estilo de vida

Não são somente as especificações técnicas que você deve considerar ao escolher um carro; o lado estético também é importante.

Há modelos esportivos que são excelentes opções para quem procura utilizá-los somente aos finais de semana, para passear na praia, por exemplo. Já o sedan é um clássico, indicado para pessoas maduras que utilizam o carro para trabalhar.

As caminhonetes e SUVs são perfeitas para quem passa muito tempo no campo, graças às tecnologias que permitem trafegar por estradas acidentadas sem atolar e sem causar desconfortos.

Usos do carro de passeio

É importante se questionar em quais situações o carro será utilizado. Se você precisa do automóvel para circular na cidade no dia a dia, o mais sensato é optar por modelos compactos. Eles são mais fáceis de estacionar e de conduzir entre ruas estreitas e em engarrafamentos.

Já quem procura um automóvel somente para as horas de lazer pode priorizar o conforto. Nesse caso, os carros grandes são bem-vindos porque oferecem mais espaço para a família e normalmente não são utilizados em meio ao tráfego intenso.

Se você tem o costume de fazer viagens longas de carro, o mais indicado é escolher modelos mais econômicos, pois o combustível é um dos principais gastos de manutenção.

Além disso, nessa situação deve ser levado em consideração o tamanho do porta-malas, para garantir que haverá espaço para todas as bagagens, especialmente para quem tem uma família grande.

Valor de compra

O preço do carro precisa atender ao seu orçamento. Sabendo disso, defina bem quanto você pode investir e considere as diferentes opções de pagamento.

Comprar à vista costuma ser a melhor opção, pois pode garantir alguns descontos, mas, se isso estiver fora de cogitação, existem opções como o financiamento e os consórcios.

O financiamento é feito com intermédio de um banco, que libera o dinheiro para a compra quase na mesma hora. O pagamento é feito como em um empréstimo, embutindo uma taxa de juros nas parcelas mensais — opção indicada para quem tem pressa de adquirir o automóvel.

Já o consórcio é uma maneira mais lenta de adquirir um bem, mas livra o consumidor do pagamento de juros. Dessa forma, você adquire uma cota de carta de crédito e precisa aguardar ser contemplado em um sorteio para receber o valor integral.

Se você não tem condições financeiras para comprar um carro novo, outra ideia é buscar os seminovos, que são aqueles com pouco uso e que têm um valor bem mais em conta. O importante, nesse caso, é estar atento às condições de conservação do automóvel e fazer uma revisão com um mecânico de confiança para evitar dores de cabeça.

Potência do motor

A potência do motor não é um mero detalhe. A depender da sua escolha, seu carro pode ser mais ou menos econômico, tanto em relação ao valor de compra quanto aos gastos com manutenção.

As versões mais populares são as de 1.0 e 1.3. Elas costumam ser econômicas e sofrem menos com a desvalorização ao longo do tempo de uso. Apesar disso, o desempenho em estradas e ladeiras é comprometido pela força reduzida.

Os carros de desempenho mediano são aqueles com potência de 1.4 a 1.6, que conseguem aliar economia e boa desenvoltura. Eles são perfeitos para quem busca um automóvel para viagens, mas não pretende investir muito na aquisição.

Já para quem busca um modelo de excelente desempenho e não se preocupa com os gastos, um bom negócio é optar por um motor de potência 1.8 a 2.0. Eles têm um valor de mercado mais elevado e consomem mais combustível, mas rodam melhor em estradas acidentadas e em ladeiras.

Como você pode ver, há muitas questões que devem ser levadas em consideração na hora de comprar um automóvel. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada para garantir uma boa escolha e evitar arrependimentos no futuro.

Agora que já sabe como selecionar o carro de passeio ideal, assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Leia também

• Entenda as diferenças entre carro hatch e sedan

• As 9 dúvidas mais frequentes sobre consórcio de carro

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.