Caminhão para fazer entregas

Caminhão para fazer entregas

Por conta da pandemia de Covid-19, tem crescido bastante a necessidade de realizar entregas, seja nas grandes cidades ou até mesmo em locais mais afastados.

Quando se pensa em entregas, existem diferentes tipos: algumas delas podem ser realizadas por motoqueiros ou até por ciclistas, principalmente em casos de entrega de comida; outras, podem contar até mesmo com apoio de carros particulares, uma vez que os motoristas têm opção de utilizá-lo para entregar pequenas mercadorias. E tem, também, os caminhões de entrega, que têm a possibilidade de trabalhar com carreto, entrega de compras e até mesmo realização de mudanças mais complexas.

Um caminhão, claro, geralmente é utilizado para realizar algum tipo de entrega. Quem pega as estradas pelo Brasil costuma se deparar com grandes caminhões ou carretas, que levam de um lugar para outro materiais como insumos agrícolas, diferentes tipos de carnes armazenados em frigoríficos e até mesmo gás e petróleo das refinarias para os postos de combustível.

Existem diferentes tipos de caminhões, para diferentes tipos de entrega. A seguir, vamos apresentar quais são os mais adequados para cada caso.

Principais tipos de caminhão

Para ajudar na escolha do melhor caminhão para fazer entregas, vamos listar os principais tipos.

VUC (Veículo Urbano de Carga)

Também conhecido como caminhão ¾, possui limite de emissão de poluentes, ideal para transporte de pequenas mercadorias nas ruas das grandes cidades.

Como característica, devem ter apenas dois eixos simples (largura máxima de 2,2 metros e 6,3 metros de comprimento), com capacidade para transportar até três toneladas.

Os caminhões VUC costumam ser bem circulados nas grandes metrópoles e são a escolha perfeita para quem costuma entregar mercadorias que as pessoas compram no comércio eletrônico: de pequenos aparelhos eletrônicos a alguns eletrodomésticos mais pesados, os VUCs podem circular por todo o perímetro urbano, atingindo praticamente todos os endereços.

Comparado a outros tipos de caminhão, os VUCs são mais leves e consomem menos combustível - afinal, carregam cargas menores e podem ser utilizados para trafegar todo o perímetro urbano ao longo do dia.

Entre os modelos mais conhecidos de VUC estão o Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master, Iveco Daily e Volkswagen 5.150.

Caminhão semipesado

Conhecido como caminhão tipo toco, possui dois eixos na carroceria: um frontal e um traseiro, com capacidade de transportar até 6 toneladas.

Costuma ser bastante utilizado para mudanças e transporte de carga seca. Entre os principais modelos, vale destacar o Mercedes-Benz Atego 2426, o Volkswagen 17-280 E Constellation e o Iveco Tector 240E28 Stradale.

Caminhão truck (6x2)

Os modelos truck são muito parecidos com o semipesado, com a diferença de que possui eixo duplo na parte da carroceria. Por conta disso, permite levar cargas mais pesadas.

Sua carroceria é um pouco mais robusta - tanto que são tipos de caminhões mais propensos a serem utilizados em estradas, mesmo que carregando poucas mercadorias. Os principais modelos são o Volvo VM23, Volkswagen 17.260 e Mercedes-Benz Atego.

Carretas

Apesar de ser associada a um tamanho gigante, a primeira estrutura da carreta, conhecida como cavalo mecânico, possui diversas formas: a simples, com quatro rodas; o conjunto trucado, com seis rodas no total (sem a carroceria); e os modelos com múltiplos eixos.

As carretas servem para transportar os materiais mais pesados. Com uma carroceria robusta, podem carregar diversos eixos, sempre dependendo da carga. Existem modelos para carregar gás, petróleo e diferentes tipos de líquidos; assim como existem outros que carregam uma alta quantidade de automóveis (as conhecidas ‘cegonhas’), tipos de madeira, aço, entre outros insumos pesados.

Como comprar o meu caminhão

Antes de escolher que tipo de caminhão comprar, é preciso entender: qual o seu objetivo de compra?

Se a ideia é circular pelas cidades, com pequenas entregas, um VUC pode ser a melhor escolha. Mas, se é filiado a uma transportadora, que realiza entregas por todo o Brasil, é importante saber qual tipo de material irá carregar, para escolher o modelo mais adequado.

Independente do modelo de caminhão que escolher, a melhor forma de investir nesse tipo de bem é com o consórcio de veículos pesados.

Você pode escolher o valor da carta de crédito, que corresponde ao total do caminhão, e a quantidade de parcelas em que deseja dividir a compra.

Tudo isso pode ser realizado pelo processo de simulação. Após ter uma ideia do valor necessário para a compra, basta selecionar uma administradora com autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, e escolher o melhor valor de parcela para você.

Diferentemente do financiamento, você não precisa se comprometer com valor de entrada ou com os juros nas mensalidades. Você não sai com o bem na hora, porque o consórcio funciona como um autofinanciamento.

Após ser contemplado, você passa pela análise de crédito e tem acesso ao valor integral da carta de crédito para comprar o seu veículo pesado. É nesse momento que você pode escolher o caminhão que deseja e utilizar a carta, que possui poder de compra à vista - o que dá uma boa margem de negociação.

Faça uma simulação de consórcio de veículos pesados e invista desde já na compra do seu próximo caminhão para fazer entregas.