As melhores dicas para manter a casa sempre organizada

As melhores dicas para manter a casa sempre organizada

2021 chegou trazendo novas esperanças e oportunidades. Nesse momento, nada melhor do que renovar energias para ter uma começo de ano mais tranquilo e com novas possibilidades. E que tal para organizar a casa nesse começo de 2021?

Essa é a hora perfeita de aproveitar para separar coisas que não fazem mais sentido, doar roupas e objetos e deixar a casa mais limpa. Aproveite que os dias no começo do ano são mais tranquilos e separe alguns minutos por dia para não acumular. Faça disso uma rotina e em pouco tempo você verá como faz diferença. Então, para começar o ano com o pé direito, fizemos uma lista de dicas de como manter seu lar mais organizado em 2021.

Móveis com mil e uma utilidades

Quando você estiver comprando os móveis da sua casa, pense sempre em móveis que tenham mais de uma forma de uso. Um bom exemplo são as camas box que vêm com baú. Assim você consegue um espaço para guardar itens que você não usa tanto sem ficar à mostra.

Para os apartamentos e casas menores, existem móveis que são facilmente dobráveis e quando você não estiver usando ele pode ser facilmente escondido - como cadeiras e mesas.

Quarto

Um ponto essencial para todo quarto é achar um espaço específico para cada função. E, é mais do que indispensável para manter a organização. Por exemplo, um lugar só para toalhas, roupa de cama, uma sapateira, e gavetas específicas para cada tipo de roupa. Isso pode ajudar muito na organização.

Quando você decora o quarto do zero é mais fácil pensar nessas áreas, mas algumas adaptações podem ser feitas quando você já tem os móveis. As sapateiras, por exemplo, podem ajudar muito no visual do quarto, e alguns modelos fechados podem virar apoio para a televisão, por exemplo. A mesinha de cabeceira pode ter vários andares e pode guardar livros, perfumes e outros itens. É tudo questão de conseguir achar um espaço para cada coisa.

Quarto das crianças

Nesse caso, os baús são uma ótima forma também de achar um espaço para guardar os brinquedos (que costumam ficar espalhados pela casa). Ou mesmo camas-baús ou caixas organizadoras que podem guardar todos os brinquedos no final do dia. Outra forma de economizar espaço é apostar em prateleiras que são ideais para guardar os brinquedos maiores, os ursos de pelúcia, livros e as decorações temáticas.

Quando a criança for um pouco maior, uma boa dica é colocar um espaço adaptado para ela ler e estudar. Isso pode ajudá-la a se tornar mais interessada no assunto. Móveis funcionais e inteligentes também podem ser super práticos e ajudam muito na hora da organização.

Organização vertical

Mesmo se seu lar for pequeno ou não, usar estantes e prateleiras é uma ótima dica para manter a organização. Elas são o lugar ideal para guardar discos, livros, DVDs e peças de decoração. Além de ser uma ótima peça para colocar a televisão e outros aparelhos, além disso, é uma ótima forma de esconder os fios.

Nichos e prateleiras também podem ser muito úteis e ressaltar partes da casa que merecem destaque. Eles podem ser um super plus na decoração quando usados da melhor forma, além de ajudar a guardar livros e outros itens, as prateleiras ajudam na decoração, com porta-retratos, quadros e outros itens decorativos.

Na hora de organizar as roupas

Grande parte da bagunça da maioria das casas vem das roupas. Isso porque é um dos itens que nós acabamos mais usando, e que precisam ser lavadas, secadas, passadas e guardadas. Então que tal usar um mecanismo de organização que faça que elas nunca estejam no lugar errado?

A primeira dica são os cestos de roupas. Você pode usar um no banheiro para as roupas sujas e um na lavanderia para colocar as roupas secas, antes de passar. Não se esqueça das roupas que podem ser usadas mais de uma vez, como jaquetas, por exemplo. O ideal é sempre guardar após o uso para não acumular peças pela casa.

A hora de organizar os armários é o melhor momento para se desfazer de peças que não fazem mais sentido e acabam só deixando a peça abarrotada. Por isso, aproveite para olhar para as peças no fundo do armário e ver o que você pode doar, e até vender em alguns casos. Existem diversos sites de revenda que você pode usar nessa hora para se desfazer de objetos antigos com ou sem uso.

Reforma

Essa já é uma dica que pode ser um pouquinho mais complicada. Realizar uma reforma pode ser mais trabalhoso mas, com certeza, você terá um resultado final muito mais especial. Com a reforma você pode montar o seu cantinho da forma que deseja, faça um bom planejamento, veja o que você deseja mudar na sua casa, procure por bons profissionais e faça a sua reforma.

Acha que chegou a hora de dar uma reorganizada na sua casa? O consórcio de serviços pode te ajudar. Faça uma simulação em nosso site para redecorar seu lar e conheça todos os planos disponíveis para o seu bolso!
Simulação Consórcio