Aprenda um pouco sobre o consórcio

Aprenda um pouco sobre o consórcio

Adquirir um carro, uma casa, ou até mesmo realizar uma viagem internacional são sonhos de consumo bastante comuns para boa parte da população. Mas por serem bens e serviços de valor elevado, muitas vezes as pessoas não possuem dinheiro para pagar à vista e acabam recorrendo ao consórcio.

O consórcio pode ser uma alternativa interessante em algumas situações, principalmente em compras planejadas.

O que é consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra realizada conjuntamente por um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que estão interessadas em adquirir o mesmo tipo de bem ou serviço.

Logo, um consórcio pode ser formado para adquirir veículo, imóvel, equipamento agrícola, curso de pós-graduação, cirurgia plástica, entre outros.

Sendo assim, um número de compradores se reúne para contribuir mês a mês para um fundo em comum, que irá comprar os bens ou entregar o crédito para todos os membros do grupo.

Todos os meses (ou conforme estipulado em contrato), o dinheiro pago pelos consorciados é utilizado para que, pelo menos, uma pessoa do grupo possa fazer sua aquisição.

O grupo é formado e gerenciado pelas administradoras de consórcio, que reúnem as pessoas com os mesmos interesses de aquisição em grupos. Além disso, as administradoras vendem as cotas para os interessados e gerenciam o consórcio por toda sua duração.

Em resumo, o consórcio apresenta características como o parcelamento integral do bem ou serviço, a diversidade de prazos para pagamento, o poder de compra à vista, a possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio ou de acelerar a contemplação por meio de lances. É uma ótima oportunidade de formar e ampliar patrimônio, propiciada pela flexibilidade do uso do crédito.

Sorteio

A principal forma de contemplação em um consórcio acontece por sorteio.

Geralmente, a administradora sorteia mensalmente um ou mais consorciados para serem contemplados naquele momento. Esse processo se repete regularmente, até que no final do consórcio todos recebam sua carta de crédito. Por isso, o consorciado pode ter que esperar um bom tempo para ser contemplado.

Vale destacar que, para fazer parte do sorteio, o consorciado precisa estar com o pagamento das parcelas em dia.

Contemplação

A contemplação corresponde ao momento em que o consorciado recebe a carta de crédito, ou carta de consórcio, para adquirir tão desejado bem ou serviço.

Vale destacar que o crédito a que faz jus o consorciado contemplado será o valor equivalente ao do bem ou serviço indicado no contrato.

A contemplação ocorre por meio de sorteio ou de lance, então todos aqueles que vêm quitando em dia os seus compromissos participam do sorteio.

O número de pessoas contempladas por mês varia conforme a administradora do consórcio e o tipo de contrato.

Custos e taxas

Não existe incidência de juros em um consórcio. Porém, os consorciados precisam pagar, de forma diluída durante o período de contrato, custos como taxa de administração, seguro e fundo de reserva.

Contrate hoje mesmo seu consórcio com a Embracon!