Aprenda a escolher seu próximo imóvel

Aprenda a escolher seu próximo imóvel

Investir em imóveis é uma prioridade para muitos brasileiros, seja para morar ou ter lucro a longo prazo. Por isso, saber escolher o imóvel ideal é o passo básico para alcançar bons resultados no futuro. Então, como fazer isso?

Se você sonha em ter sua própria casa, o primeiro passo deve ser um plano que atenda aos objetivos da sua família, interesses na área e muito mais. Afinal, ninguém quer morar em um lugar desconfortável e que não se parece com eles, certo?

Quer realizar a compra da sua casa dos sonhos, mas não sabe como escolher uma casa? Preparamos um guia para você sobre como planejar melhor. Confira as dicas abaixo para saber como acertar na hora da compra.

Dicas para você comprar seu imóvel

1. Escolha a localização

Sem dúvida, a localização é o fator mais importante na hora de decidir comprar um imóvel. O valor do imóvel tende a subir se o bairro e a rua escolhidos forem próximos ao centro da cidade, com bons meios de transporte e facilidades próximas (supermercados, shoppings, padarias, pet shops).

Também vale a pena considerar o plano diretor para a comunidade, pois algumas estão em processo de rejuvenescimento, o que significa que o valor pode ser agregado nos próximos anos.

2. Leve a metragem em consideração

Sabemos que, ao longo dos anos, as famílias esperaram mais e, em alguns casos, optaram por não ter filhos. Isso levou a empresas de construção menores e menos quartos devido à demanda por solteiros e famílias pequenas.

Por isso, antes de comprar um imóvel, é importante levar em consideração os planos da sua família e determinar quantos cômodos você precisará no futuro para não afetar sua qualidade de vida.

3. Posição geográfica

Essa dica é preparada especialmente para moradores de regiões quentes. Preste atenção na localização do apartamento ou da casa, pois dependendo de qual direção a casa estiver na rua, pode significar uma casa fresca ou um local superaquecido e desconfortável.

Normalmente, as propriedades voltadas para o norte ou leste tendem a ser expostas à luz solar pela manhã, o que significa que à tarde (a hora mais quente do dia), a propriedade estará na sombra e, portanto, não tão quente. Propriedades nesta orientação também são geralmente mais arejadas.

4. Acabamento do imóvel

A propriedade nunca está completamente desocupada. Algumas coisas, como pias, bancadas, pisos, tintas e louças, costumam ser instaladas pelos próprios construtores.

É divertido pesquisar bastante e garantir que esses itens sejam de qualidade satisfatória, pois sua má qualidade pode eventualmente desvalorizar o imóvel, além de atrapalhar sua vida como morador, acarretando novos gastos e problemas inesperados. Afinal, ninguém quer quebrar o chão em seu primeiro ano de mudança, certo?

5. Analise a segurança da região

Essa dica é muito importante para qualquer comprador: procure entender o quão seguro é o condomínio (se houver) e o bairro de sua escolha. Verifique a presença de empresas de vigilância, delegacias, quartéis militares e até vigilância comunitária, que é comum em áreas residenciais.

Quando você está em casa, quer se sentir seguro, e se estiver fora ou viajando, é importante saber que seus pertences estão bem cuidados. Por isso, é importante estar atento a isso e procurar um local mais seguro, se possível.

6. Opções de lazer

Os seres humanos não vivem apenas de obrigações, todo mundo gosta de relaxar em seu tempo livre. Portanto, olhar para suas opções de entretenimento e lazer o ajudará a manter uma vida mais feliz. Muitos condomínios fechados possuem salões de jogos, piscinas, quadras esportivas, salões de festas e muito mais.

Mas não fique apenas nos apartamentos. Observe o seu entorno e procure parques, ciclovias, bares, restaurantes, cinemas e outras formas de lazer que irão satisfazer você e sua família.

7. Vagas de estacionamento

Essa é uma dica importante para escolher seu próximo imóvel, pois nem todo lugar tem ruas largas e amplo espaço disponível para você e potenciais hóspedes estacionar seu veículo. Na verdade, esse é um dos maiores problemas da atualidade, pois o estacionamento privativo costuma ser muito caro.

Portanto, fique atento à quantidade de espaço disponível e acessibilidade nas ruas ao redor do imóvel, se possuem estacionamento próximo, acessibilidade, valor, etc.

8. Bairro agitado ou calmo?

Convenhamos: não poder descansar por causa do barulho da rua, vizinhos ou estabelecimentos comerciais é assustador para você. Antes de tomar uma decisão de compra, visite seu bairro durante os horários de pico, noites e fins de semana.

Comprar um imóvel exige muita pesquisa e prevenção, mas a compra certa pode ser a diferença entre um futuro feliz e muita frustração. Portanto, não se apresse em uma decisão, seja paciente e analise cuidadosamente todas as possibilidades para encontrar seu primeiro imóvel.

Aproveite e faça sua simulação com a Embracon!