Apartamento studio: vale a pena?

Apartamento studio: vale a pena?

Ao longo dos anos foram criados diferentes tipos de moradia. No começo, havia as casas, que passaram a ficar cada vez mais compactas para atender a diferentes tipos de necessidade. Nas grandes cidades, os apartamentos ganharam força por diversos motivos: eles podem proporcionar um fator de segurança e abrigam mais pessoas em um mesmo terreno, favorecendo o crescimento populacional.

Mas, se antes os apartamentos costumavam ter um tamanho relativamente grande, como se fossem casas, com o passar dos anos essa tendência foi mudando. Assim, surgiram outros conceitos de apartamentos, incluindo o studio.

O apartamento studio tem entre 35 a 45 metros quadrados de tamanho e possui todos os cômodos integrados - com exceção do banheiro.  

Uma das vantagens dos apartamentos tipo studio é que costumam estar estrategicamente bem localizados: nas grandes cidades, por exemplo, é comum encontrar esse modelo próximo da zona central, o que pode favorecer bastante quem procura morar perto do trabalho.

Mas, será que o apartamento studio vale a pena para a sua realidade? Vamos explicar os detalhes a seguir.  

Vantagens do apartamento studio

Se você procura um local compacto para morar e não pretende gastar muito com móveis ou elementos de decoração para o seu lar, o apartamento tipo studio pode ser o que você precisa.

Esse tipo de moradia é ideal para quem mora sozinho ou, no máximo, com mais uma pessoa.

Pela boa localização, o apartamento studio é uma excelente opção para quem costuma passar longas horas no trabalho ou costuma ter uma vida noturna mais agitada. É uma opção bastante procurada por jovens que estão saindo da casa dos pais, e possuem um bom salário para pagar por suas despesas, ou quem é solteiro e quer um espaço mais compacto, para não perder tempo com limpeza ou arrumando os detalhes do lar, por exemplo.

Além disso, você pode trabalhar com diferentes tipos de decoração modernas, integrando sala com cozinha, por exemplo, de uma maneira funcional. Por mais criativa que seja a sua proposta de decoração, você não precisa gastar demais para deixar o ambiente da forma que deseja - diferente de um apartamento convencional ou uma casa, que podem exigir mais do seu orçamento.

Na maioria das vezes o apartamento studio integra um condomínio que oferece uma série de serviços adicionais, como espaço de coworking e boa infraestrutura de lazer. Assim, além de não ter muito trabalho de limpar ou cuidar do lar, com isso o morador tem uma boa comodidade e uma gama de serviços a seu favor. Tanto que, além de solteiros e jovens, os apartamentos studio têm atraído idosos que querem um local mais compacto para descansar.

Por conta de tudo isso, o custo-benefício de se morar em um apartamento studio pode valer bastante a pena. Afinal, por conta do tamanho e da praticidade, você não irá gastar tanto em um lar desse tipo do que gastaria com uma casa ou apartamento mais amplo.

Desvantagens do apartamento studio

Se você tem uma família grande ou tem a pretensão de ter um local mais espaçoso à sua disposição, o apartamento studio não é uma boa ideia para você.

Por conta de seu espaço compacto, o studio limita bastante as opções de quem pretende comprar uma boa quantidade de móveis ou ter espaço o suficiente para três ou mais pessoas.

Embora a localidade seja um atrativo, os apartamentos tipo studio existem em quantidade limitada comparada a outras opções. Assim, o consumidor acaba limitado pela pouca diversidade de opções e precisa se adequar ao espaço já construído.

O custo-benefício se apresenta como uma vantagem. Porém, com o valor de um apartamento studio é possível construir a sua própria casa ou até mesmo investir em um apartamento mais aconchegante em um bairro um pouco mais distante do centro. Nesse caso, vale pensar: prefiro estar mais próximo do trabalho em um local apertado, ou morar mais longe, mas em uma casa ou apartamento mais espaçoso?

Com pouco espaço, fica complicado pensar em uma decoração que seja atrativa para quem mora no local. Além disso, no caso de duas ou mais pessoas morarem juntas, o apartamento studio acaba sendo invasivo demais: não se tem espaços isolados, por exemplo, para que cada um mantenha a sua privacidade.

Consórcio para a compra de um apartamento studio

Se você se interessou por um tipo de apartamento studio, pode muito bem contar com o consórcio de imóveis para essa aquisição.

Para isso, basta fazer uma simulação com o valor necessário para a compra desse tipo de apê. Este valor pode ser inserido como carta de crédito. O próximo passo é definir a quantidade de mensalidades que deseja pagar.  

Pelo simulador, você identifica o valor da mensalidade, já com acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que garante que a inadimplência dos integrantes do grupo não comprometa a entrega das cartas de crédito.

Após fechar o contrato com a administradora, você integra um grupo e pode participar das assembleias, onde acontecem os sorteios e as ofertas de lance. Ao optar pelo lance, que se trata de um valor a mais que cada consorciado pode tentar com o objetivo de ser contemplado com antecedência, você concorre com outros consorciados. O maior valor define o vencedor do lance.

Ao ser contemplado, é preciso passar pela análise de crédito antes da administradora liberar a carta.  

Com o valor da carta de crédito, você tem poder de compra à vista do seu imóvel. Aproveite para fazer uma boa negociação: quem sabe você consegue um bom desconto na transação?

Faça uma simulação de consórcio de imóveis e comece o quanto antes a investir em um apartamento tipo studio ou qualquer outro tipo de imóvel.

Simulação