Antecipar parcelas do consórcio vale a pena?

Antecipar parcelas do consórcio vale a pena?

O consórcio é um investimento a longo prazo. As pessoas costumam se planejar para a compra de um bem de alto valor, como automóveis, moto, imóveis ou serviços, de diferentes formas.

Enquanto algumas tentam se organizar para não comprometer demais os rendimentos mensais, outras conseguem pagar as mensalidades com relativa folga, o que permite ter um bom respiro financeiro para conseguir quitar a sua cota com mais rapidez.

Uma forma de fazer isso é com a antecipação de parcelas do consórcio. Porém, você pode utilizar essa antecipação a seu favor não apenas com o objetivo de pagar a cota, mas para outras finalidades.

Vamos explicar a seguir.

O que significa antecipar as parcelas?

Antes de tudo, é preciso entender o verdadeiro significado de antecipação de parcelas.

Pelo consórcio, você pode fazer isso quitando sempre da última para a mais recente. Para isso, é preciso continuar pagando as mensalidades da sua cota normalmente.

Afinal, quando você deixa de pagar o consórcio, não consegue participar dos sorteios mensais e pode até mesmo ter a sua cota cancelada, caso a inadimplência supere o período de 60 dias. As administradoras mantêm essa regra para impedir que a falta de pagamento de alguns consorciados comprometa a saúde financeira dos grupos, que são responsáveis pelas entregas das cartas de crédito durante a contemplação.

Agora que você já sabe como funciona a mecânica da antecipação de parcela do consórcio, vamos explicar como você pode usar isso a seu favor.

Antecipar para terminar sua cota mais rapidamente

Por ser uma compra de um bem de alto valor de forma planejada, o consórcio pode levar muitos meses e até anos até sua quitação total.

Como forma de terminar o pagamento da sua cota o quanto antes, você pode se organizar para ir pagando aos poucos a mensalidade corrente e as últimas parcelas.

Uma boa estratégia é definir o valor da mensalidade de forma que não comprometa seus rendimentos mensais. Assim, você consegue pagar por mais de uma parcela por mês, por exemplo. Caso esteja investindo em um consórcio imobiliário de 100 meses, por exemplo, dessa forma você consegue quitar na metade do tempo, ou seja, 50 meses. Quando você se dá conta, logo já terá a possibilidade de comprar a sua casa ou apartamento com a sua cota totalmente paga.

Antecipar parcelas com o lance

Uma boa justificativa para pagar parcelas antecipadas é oferecer o lance. Funciona da seguinte forma: você registra o valor que gostaria de pagar no sorteio mensal. Este valor deve representar uma quantidade de mensalidades que serão pagas. Caso o seu valor seja o maior daquele sorteio, você é contemplado, e o valor oferecido serve para pagar as últimas mensalidades.

Na verdade, o lance representa muitas vantagens: você consegue ter acesso ao bem de forma antecipada e, ao mesmo tempo, consegue antecipar bastante o término da sua cota, já que as últimas mensalidades, de trás para frente, são quitadas nesse processo.

Caso você tenha o valor do lance, mas não tenha sido sorteado, você tem duas opções: aguardar os próximos sorteios, e aproveitar para juntar um volume maior de dinheiro para as próximas oportunidades; ou usar o valor para quitar as últimas mensalidades, só que sem ter acesso à carta de crédito.

A vantagem é garantir que você terminará o pagamento do consórcio de forma antecipada. Neste caso, vale lembrar que, mesmo que tenha pago as últimas mensalidades, caso deixe de pagar as parcelas correntes por mais de 60 dias, pode correr o risco de ter a sua cota cancelada. Por isso, se organize para continuar pagando as mensalidades em dia e continuar participando dos sorteios mensais.

Antecipar parcelas após a contemplação

Digamos que você já tenha sido contemplado com o seu bem. Quando isso acontece, seu bem fica alienado à administradora. Por exemplo, caso tenha utilizado a carta de crédito de imóveis para a compra de uma casa, a propriedade também possui o nome da administradora.

Isso significa que você não pode vender ou alugar o imóvel sem a autorização da administradora, ou seja, o bem está alienado à empresa de consórcio.

Caso você tenha interesse em realizar uma negociação o quanto antes com o seu imóvel, terá que terminar de pagar o seu consórcio e, assim, ter a propriedade totalmente no seu nome. Para isso, é preciso concluir o pagamento do consórcio. E você pode fazer isso a partir da antecipação de parcelas (vale o mesmo para as demais categorias de consórcio).

Uma vez que você já tenha desfrutado da carta de crédito, pode pagar pelas últimas mensalidades, assim como acontece quando você opta pelo lance. Quanto antes terminar de pagar a cota, terá o bem totalmente em seu nome.

Outras vantagens de antecipar parcelas

É possível investir em mais de uma cota de consórcio. Caso você queira investir em uma cota de automóveis para um modelo mais luxuoso, de R$ 200 mil, por exemplo, pode considerar a compra de duas cartas de R$ 100 mil antes mesmo de fechar o contrato.

Caso a administradora consiga manter as duas cotas dentro de um o grupo, você pode contar com o sorteio para ter acesso a uma das cotas.

Quando tiver acesso a uma delas, pode se organizar para terminar de pagar a outra cota com a antecipação de parcelas. A vantagem de fazer isso é que você consegue juntar as duas cartas de crédito contempladas e, assim, pagar pelo carro que tanto deseja - lembrando que a carta do consórcio dá poder de compra à vista, o que pode facilitar em uma boa transação.

Portanto, seja para conseguir pagar o consórcio de forma antecipada, contar com as vantagens de ofertar um lance ou até mesmo conseguir ter o bem totalmente em seu nome, a antecipação de parcelas pode ser uma forma vantajosa de conseguir ter acesso à carta de crédito mais rapidamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o consórcio? Confira o nosso guia completo sobre a modalidade mais flexível para a realização do seu sonho.

Quer descobrir mais como funciona o consórcio? Faça uma simulação e veja as vantagens.
Simulação Consórcio