Conheça todos os tipos de veículos pesados

Conheça todos os tipos de veículos pesados

Desde que surgiu pela primeira vez, em meados dos anos 1960, o consórcio se destacou como uma modalidade para facilitar a compra de veículos. Naquela época, o carro popular era o maior desejo dos brasileiros. Por mais que as pessoas ainda busquem a compra do seu primeiro veículo, a grande verdade é que o consórcio facilitou o acesso ao crédito para muitas pessoas. 

Atualmente, existem muitas formas de realizar a compra de um bem. Ainda assim, o consórcio se mantém cada vez mais relevante porque não faz a cobrança de entrada ou de juros, dando ao consumidor toda autonomia para determinar o valor das mensalidades e até facilitar a aquisição por meio do lance. 

Por conta de toda essa facilidade, o consórcio logo passou a ser visto como uma modalidade de compra que poderia ser aplicada para diversos tipos de bens. Além da compra de um carro, você também pode investir em uma moto, um imóvel ou até mesmo um tipo de serviço com o consórcio

Uma das possibilidades que tem atraído cada vez mais pessoas física e jurídica é a compra de um veículo pesado. É possível investir em um único veículo, trocar o seu ou até mesmo facilitar a compra de uma frota inteira de caminhões, ônibus, entre outros pesados. 

A seguir, iremos apresentar todos os tipos de veículos pesados, para que possa considerar em sua compra. 

Tipos de veículos pesados 

Diferentemente do automóvel tradicional, que geralmente serve para o passeio, os veículos pesados são mais robustos e cumprem algum tipo de função específica: do transporte de uma grande quantidade de pessoas a cargas que precisam se movimentar entre lugares distantes. 

Geralmente, é necessário um tipo de habilitação específica para pilotar alguns dos veículos pesados. Uma van, por exemplo, exige a carteira de habilitação categoria D, enquanto um caminhão ou uma carreta com carga necessitam de um motorista habilitado na categoria E. 

A seguir, confira os principais veículos pesados

Ônibus 

Uma das possibilidades de compra com o consórcio de veículos pesados é o ônibus. 

Embora se trate de um veículo que geralmente está associado a alguma cooperativa ou empresa de turismo, o fato é que o ônibus é um transporte que costuma ser muito utilizado para transportar uma grande quantidade de pessoas em longas distâncias. 

Se você possui uma empresa de turismo ou deseja abrir uma cooperativa desse tipo, pode contar com o consórcio para investir em seu novo veículo. Com o valor da carta de crédito, é possível realizar a compra do modelo (ou dos modelos) que tem mais a ver com o que você busca. 

Pesquise com antecedência os modelos disponíveis e inicie o quanto antes a aquisição deste transporte tão importante para o turismo e mobilidade urbana

Vans 

Com função semelhante aos ônibus, as vans costumam transportar uma grande quantidade de pessoas de um local para outro - só que em uma quantidade menor quando comparada com os ônibus. 

Muito comuns em empresas de turismo ou transporte escolar, as vans são mais compactas e costumam fazer um trajeto menor que os ônibus, por exemplo. 

Com o passar dos anos, a oferta de vans tem aumentado. Atualmente, é possível contar com modelos totalmente fechados, que facilitam no trabalho de entregas em massa, ou até mesmo modelos maiores e mais potentes, para atender às necessidades do seu negócio ou empresa. 

Caminhões 

Diferentemente dos ônibus, os caminhões servem para transportar diferentes tipos de cargas. Existem modelos que são mais adequados para o trajeto urbano e modelos bem maiores, como as carretas, que têm como característica transportar uma grande quantidade de determinado material em longas distâncias. 

Confira a seguir os principais tipos de caminhão que podem ser adquiridos: 

  • VUC (Veículo Urbano de Carga): também conhecido como caminhão ¾, possui limite de emissão de poluentes, ideal para transporte de pequenas mercadorias nas ruas das grandes cidades. 

  • Caminhão semipesado: conhecido como caminhão tipo toco, possui dois eixos na carroceria: um frontal e um traseiro, com capacidade de transportar até 6 toneladas. Costuma ser bastante utilizado para mudanças e transporte de carga seca. 

  • Caminhão truck (6x2): muito parecido com o semipesado, com a diferença de que possui eixo duplo na parte da carroceria. Por conta disso, permite levar cargas mais pesadas. 

  • Carretas: apesar de ser associada a um tamanho gigante, a primeira estrutura da carreta, conhecida como cavalo mecânico, possui diversas formas: a simples, com quatro rodas; o conjunto trucado, com seis rodas no total (sem a carroceria); e os modelos com múltiplos eixos. 

Máquinas agrícolas 

Outra possibilidade do consórcio de veículo pesado é a compra de um tipo de máquina agrícola. Existem diferentes máquinas que cumprem diferentes objetivos. Confira a seguir as principais. 

Tratores 

São os veículos mais utilizados no campo por conta de sua versatilidade. Com um trator, você pode fazer aragem, descompactação do solo e até mesmo transportar e rebocar cargas específicas do agronegócio

Existem diversos tipos de modelo. Os mais comuns possuem a cabine aberta e o motor à frente do condutor, geralmente com rodas dirigíveis acima do motor e duas rodas maiores na parte de trás do veículo. Outros modelos, entretanto, utilizam esteiras para se locomover no campo. 

Atualmente, é possível adquirir tratores mais tecnológicos, com sistema hidráulico e sistema que favorece a agricultura de precisão. 

Plantadeiras 

Caso tenha uma lavoura e faça a atividade do plantio, o uso de uma plantadeira se mostra essencial, principalmente para depositar as sementes no solo. Para esse tipo de operação, as plantadeiras geralmente são conectadas a um tipo de trator específico, que permite sua locomoção por toda a lavoura. 

Com o avanço da tecnologia, existem plantadeiras que se conectam a softwares especializados, que permitem mapear a operação por completo, permitindo alterar a velocidade da máquina e gerir uma população inteira de sementes. 

Pulverizador 

É o tipo de máquina agrícola essencial para quem precisa controlar a sua plantação de pragas e doenças. Para resolver esse problema, o pulverizador possui sensores e alta tecnologia que permite rastrear alguns dos maiores males para o seu agronegócio. 

Assim como as plantadeiras, os pulverizadores também podem ser controlados com a ajuda de um software especializado, permitindo ao agricultor monitorar detalhadamente o controle de pragas e aplicar os defensivos com eficácia. 

Colheitadeira 

Como o próprio nome já dá a entender, a colheitadeira serve justamente para melhorar o processo de colheita de toda a lavoura. 

Vale lembrar que a colheita é um dos trabalhos manuais mais complexos de toda a lavoura, exigindo muita mão de obra e tempo disponível. Além disso, essas máquinas ajudam a executar outras funções, como debulhar e limpar os grãos ao longo do processo. 

Como fazer o seu consórcio de veículo pesado 

Como já explicamos no início do nosso artigo, atualmente é possível contar com o consórcio para a compra do veículo pesado que você deseja. 

O processo é bem parecido com as demais categorias, como automóveis e imóveis. Para que você consiga planejar a sua aquisição, vamos explicar desde o começo como você pode investir no seu veículo pesado, com uma modalidade que ajuda você a economizar a longo prazo. 

Simulação de consórcio 

A primeira coisa que deve ser feita em um consórcio é a simulação. Antes disso, você precisa ter uma ideia de qual veículo pesado deseja comprar. Não é preciso se preocupar com o valor final ou com as especificações técnicas: a partir do momento que já tiver uma ideia do que precisa comprar, já pode prosseguir com a simulação do seu consórcio de veículo pesado. 

Antes de tudo, você precisa selecionar uma administradora de consórcio de confiança. Ela precisa ter credibilidade e, principalmente, autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu pleno funcionamento. Somente administradoras autorizadas podem garantir que o processo de contemplação e entrega de carta de crédito seja realizado do início ao fim. 

A Embracon, por exemplo, possui mais de 30 anos de história como administradora, ajudando milhares de pessoas a realizarem seus sonhos por meio do consórcio. 

Ao selecionar a administradora, basta entrar no site e selecionar a categoria de consórcio de veículos pesados.  

Para a simulação, é preciso selecionar duas informações: 

  • Valor de carta de crédito: que corresponde ao valor total do bem que deseja comprar.  

É possível simular o valor do seu bem quantas vezes quiser. Esse passo é importante porque ajuda a entender quanto terá que pagar por sua mensalidade, já com acréscimo das taxas do consórcio, que são: 

  • Taxa de administração: que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, como formação dos grupos, assembleias, entrega da carta de crédito etc. 

Aproveite o mecanismo de simulação para verificar o valor que tem a mais a ver com você. Caso queira investir de uma só vez em mais de um veículo pesado, ou até mesmo em uma frota, basta conversar com o especialista de consórcio, que será o próximo contato antes de fechar a sua adesão com o consórcio. 

Contrato com o consórcio 

Para fechar o contrato do seu consórcio, é preciso ser contatado pelo especialista, que irá tirar todas as dúvidas

Após a assinatura do contrato, você se torna um consorciado e pode participar das assembleias, onde acontecem as contemplações. 

Como funcionam as assembleias 

Ao se tornar um consorciado, você recebe o acesso à Área de Clientes, onde pode acompanhar o resultado das assembleias do seu grupo. 

Um grupo de consórcio reúne pessoas com interesses em comum, em busca da contemplação de um bem. Portanto, ao fechar contrato de um consórcio de veículos pesados, você estará em um grupo com dezenas ou até centenas de pessoas que também têm interesse na compra de um ônibus, van, caminhão ou maquinário agrícola. Aliás, você só escolhe o bem final ao ser contemplado. 

As assembleias acontecem uma vez por mês e têm o objetivo de definir os contemplados. 

Para participar, é preciso estar com o pagamento em dia da sua cota e verificar os resultados online (ou assistir) pela Área de Clientes. 

As assembleias são conduzidas pelos representantes do grupo. A numeração da sua cota é o seu identificador dentro do grupo e pode ser visualizada pela sua Área de Clientes. 

É possível ser contemplado de duas formas pelas assembleias. Iremos explicar a seguir. 

Como ser contemplado com o seu veículo pesado 

Como já dissemos, a contribuição mensal é determinante para sustentar o fundo comum dos grupos. Todas as contemplações vêm do fundo comum.  

É possível ser contemplado de duas formas por meio do consórcio: 

  • Sorteio: é a forma mais comum de ser contemplado no consórcio. No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. 

  • Oferta de lance: o lance é um valor a mais que cada consorciado pode oferecer, com o objetivo de ser contemplado com antecedência. Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum de lance, o maior valor define o vencedor. Somente o lance vencedor é debitado pela administradora, quitando as últimas mensalidades do consórcio. Se você fizer uma oferta, mas outro consorciado for contemplado, não desanime. Você pode juntar um valor maior e fazer a proposta nos meses seguintes. 

O lance só é debitado pela administradora após identificação do lance vencedor. Dessa forma, o valor ofertado quita as últimas mensalidades da sua cota. Ou seja, além de antecipar a aquisição do bem, com o lance você termina de pagar o seu consórcio mais rapidamente. A seguir, vamos apresentar com mais detalhes como funcionam os tipos de lance no consórcio de veículos pesados. 

Quais são os tipos de lance do consórcio 

Para que você possa organizar a melhor forma de adquirir o seu veículo pesado, vamos mostrar quais são os principais tipos de lance.  

Vale ressaltar que alguns grupos limitam os tipos de lance que podem ser oferecidos. Portanto, consulte as regras do seu grupo pela Área de Clientes e prepare com antecedência a sua oferta. 

Lance livre 

O tipo mais conhecido do lance. Por essa modalidade, o maior valor é o contemplado da assembleia.  

Se o seu for o maior valor da assembleia, você é contemplado. Caso outro consorciado ofereça um valor superior, não se preocupe: o dinheiro não é debitado e você pode tentar a oferta de lance nos meses seguintes. 

Lance fixo 

Dependendo do andamento do seu grupo, pode ser que ele traga a possibilidade de lance fixo. Por meio dessa modalidade, a administradora determina um valor para o lance, que representa um percentual da carta de crédito. 

Ainda utilizando o exemplo da carta de R$ 150 mil: digamos que a administradora estipule 30% da carta para ser ofertado como lance fixo. Neste caso, seria necessário ter em mãos R$ 45 mil para ser elegível ao lance fixo.  

Se houver mais de um consorciado interessado, a administradora realiza um sorteio somente somente com eles, para identificar quem será contemplado com o caminhão. 

Lance embutido 

Essa modalidade é para quem deseja ofertar parte da carta de crédito como oferta de lance. Digamos que você esteja investindo na sua carta de R$ 150 mil em um caminhão. Mas, para ser contemplado mais rapidamente, aceitaria utilizar parte da sua carta de crédito. 

Por exemplo, uma utilização de 25% da sua carta para o lance embutido. No caso da carta de R$ 150 mil, significa que você tiraria R$ 37.500 para tentar como lance. Se você for o contemplado, o dinheiro é descontado da sua carta, ou seja, você estaria investindo em uma carta de R$ 112.500 para a compra do seu caminhão. Porém, o valor a ser pago pela cota permanece o mesmo, tendo como base os R$ 150 mil originalmente contratados. 

Consulte as regras do grupo para ver se está elegível para ofertar o lance embutido. E, claro, analise se realmente vale a pena investir em uma carta menor para a compra do seu caminhão. 

Como utilizar a carta de crédito para o seu veículo pesado 

Independente da forma com que seja contemplado - por sorteio ou por lance - é necessário passar pela análise de crédito antes de ter acesso à carta. 

Nessa etapa, a administradora faz a checagem de todos os dados pessoais do consorciado, verifica se o valor das mensalidades não ultrapassa os 30% dos rendimentos mensais e consulta o nome nos órgãos de proteção ao crédito. Caso esteja com o nome sujo, por exemplo, é preciso regularizar a sua situação para ter a carta de crédito liberada.  

E se a mensalidade ultrapassar o percentual dos seus rendimentos, a administradora pode solicitar a indicação de um devedor solidário, que irá compartilhar a responsabilidade da dívida de consórcio com o dono da cota. (Vale lembrar que, a cada ano, a cota passa por reajustes por conta da inflação.) 

No caso de reprovação, é necessário participar novamente das assembleias. 

Mas, se for aprovado, você finalmente pode utilizar a sua carta de crédito para a compra do seu veículo pesado. 

Não precisa ter pressa para a aquisição. Você pode manter o valor no fundo comum do seu grupo até encontrar uma boa oportunidade de compra. Enquanto isso, seu valor rende juros positivos a seu favor. 

Com a carta de crédito, você tem poder de compra à vista para o seu veículo pesado. E pode escolher qualquer uma das opções, como van, ônibus, caminhão ou até máquina agrícola. 

Caso tenha investido em mais de uma cota, com o objetivo de compor uma frota, por exemplo, você pode realizar a oferta de um lance para quantas cotas desejar.  

O valor da carta de crédito possibilita a compra à vista, o que dá margem para uma boa negociação com o proprietário ou concessionária. É possível comprar modelos zero km ou seminovos com até três anos de utilização.  

Se o valor do bem for maior que a sua carta de crédito, você pode negociar com a empresa como completar com os próprios recursos. Dessa forma, a administradora não bloqueia a liberação da carta de crédito. 

Mas, se tiver acesso a uma carta de crédito maior que o bem, é possível utilizar até 10% do valor para despesas burocráticas, como idas ao cartório, transferência de propriedade etc. Se ainda assim não conseguir utilizar o valor inteiro, você pode quitar parte do saldo devedor do seu consórcio, sempre da última mensalidade para a mais recente. 

Com planejamento, você não precisa se preocupar com valor de entrada, nem juros, e determinar o valor das mensalidades para a compra do seu novo veículo. Faça uma simulação de consórcio de pesados e aproveite os benefícios de uma modalidade que realiza sonhos dos brasileiros há mais de cinco décadas. 

chat Eva