Ainda dá tempo de sonhar com a casa nova

Ainda dá tempo de sonhar com a casa nova

Há muitos anos o brasileiro tem como maior desejo a realização do sonho de ter uma casa própria. Muitas coisas mudaram ao longo das últimas décadas: surgiram novas necessidades com o avanço da tecnologia, incluindo novos itens do nosso dia a dia, como smartphones, por exemplo.

Por mais que o Brasil esteja passando por um momento difícil por conta da pandemia de Covid-19, muita gente ainda deve se esforçar para realizar o sonho de comprar uma nova casa ou apartamento.

Por mais que existam muitos desafios, ainda é possível reorganizar as finanças para dar início à realização do sonho de ter uma casa nova. A seguir, vamos apresentar algumas dicas do que você pode fazer para chegar lá!

Como iniciar o sonho da casa própria

Pode parecer um sonho distante pensar no valor final para a compra de uma casa. Afinal, estamos falando de uma compra de mais de seis dígitos, que pode levar uma década ou mais para ser totalmente quitada.

Mas, claro, é possível iniciar com pouco. Antes mesmo de pensar em quanto juntar, vale a pena entender o tamanho do seu sonho. Dê uma boa olhada nas casas ou apartamentos que deseja comprar, verifique os bairros em que consideraria morar e faça um levantamento de valores.

Se precisar, crie uma planilha e faça uma listagem dos imóveis. Existem diversos sites de consultas para compra de casa e apartamento, para que você consiga escolher o que faz mais sentido para você - mesmo que, inicialmente, seja apenas uma referência.

Porém, se deseja construir o seu imóvel do zero, você pode consultar os melhores lugares para a compra de um terreno. Pesquise bem o bairro e consulte os valores, para que tenha uma boa referência de valor.

A partir do momento que você tem uma boa ideia do que deseja comprar, já pode seguir para o próximo passo.

Determine um valor para iniciar a compra

Claro que é bem difícil ser exato com o valor da compra de um imóvel, ainda mais levando em consideração um preço tão elevado.

Mas, quando se tem um valor em mente, fica mais fácil pensar em se organizar para dar início à compra. Por mais que o valor final seja maior, ou menor, no fim das contas o importante é conseguir se mobilizar para dar os primeiros passos na conquista do novo lar.

Faça um consórcio de imóveis

O consórcio é a melhor forma de investir em um bem de alto valor. Você não precisa pagar entrada, e nem sofre com os altos valores de juros praticados pelo financiamento.

Você não sai com o bem na hora que assina o contrato, mas tem a certeza de que estará investindo para a compra do seu novo lar. Aliás, nem é preciso determinar o valor final do imóvel de início. Basta ter um valor como base para a carta de crédito e partir para a simulação de um consórcio.

Após inserir o valor, o próximo passo é determinar a quantidade de parcelas que gostaria de pagar. Você pode simular quantas vezes for necessário, até identificar o que faz mais sentido dentro de seu orçamento.

Além de ter a divisão do valor da carta de crédito pela quantidade de parcelas, o simulador já entrega quanto você deveria pagar em cada mês pela sua cota, incluindo a taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que é uma garantia para que a inadimplência de alguns consorciados não comprometa o fundo comum, que entrega as contemplações.

Depois disso, um especialista de consórcio entra em contato, para tirar todas as dúvidas e entregar o contrato. Então, você começa a participar de um grupo, que reúne outros consorciados com interesses parecidos - no caso, que queiram comprar algum imóvel.

Todos os consorciados podem ser contemplados de duas formas: por meio dos sorteios, que acontecem mensalmente nas assembleias do seu grupo; e por meio da oferta de um lance, que é um valor a mais que você pode dar com o objetivo de antecipar sua contemplação.

O maior valor de lance define o contemplado. No caso de consórcio de imóveis, também é possível utilizar o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o seu lance. Verifique o valor que tem disponível em sua conta da Caixa e colete a assinatura do gerente antes de registrar a sua proposta de lance.

A vantagem do lance é que, além de aumentar as chances de ser contemplado com antecedência, você termina de pagar a sua cota antes. Se o valor for efetivado, as últimas mensalidades são quitadas, e você pode utilizar a sua carta de crédito para a compra do seu imóvel.

Outra vantagem do consórcio é que, ao ser contemplado, a carta tem poder de compra à vista. Portanto, aproveite para pesquisar o imóvel que mais tem a ver com você e, na hora da compra, negocie diretamente com a empresa ou o proprietário a melhor forma de pagar.

Com o consórcio de imóveis, você pode comprar uma casa, terreno, apartamento decorado, apartamento na planta ou até mesmo um empreendimento. Ao ser contemplado, basta indicar à administradora o proprietário ou empresa, para que ela faça a transferência do valor da sua carta e você tenha acesso ao bem.

Portanto, não deixe de sonhar com o seu novo lar. Com o consórcio, você pode dar início à realização do seu sonho agora mesmo. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e invista já na sua casa ou apartamento.

Simulações