Afinal, posso fazer um consórcio mesmo com o nome sujo?

Afinal, posso fazer um consórcio mesmo com o nome sujo?

O consórcio é uma forma muito interessante para adquirir bens de consumo e, também, para contratar alguns serviços de alto valor. Por isso, muitas pessoas têm grandes dúvidas em relação à sua contratação. Especialmente quanto a fazer consórcio mesmo com o nome sujo. Assim, embora não haja restrições, é importante entender melhor sobre esse assunto.

Em linhas gerais, o consórcio pode ser feito por qualquer interessado. Mas, é indispensável manter os pagamentos em dia para participar das assembleias. Além disso, de acordo com as regras de algumas administradoras, será necessário passar por procedimentos de análise para receber a carta de crédito quando for contemplado.

Em tempos de crise, é natural que muitas pessoas acabem se endividando, porém, isso não se torna um empecilho.  Então, continue a leitura e descubra como fica a situação de quem está com o nome sujo.

simule-um-consórcio-para-casamento

Posso fazer consórcio com nome sujo?

O consórcio é uma maneira de poupar em grupo para realizar uma compra planejada, seja de um bem ou serviço. Ao final de um consórcio de veículos, por exemplo, todos os participantes têm o crédito necessário, expresso em uma carta. Quando é contemplado, parte para a aquisição de um carro.

Todos que participam do consórcio devem pagar uma mensalidade, sem juros, referente ao crédito que será acumulado. Quem está com os pagamentos em dia pode participar da assembleia e dos sorteios de contemplação, que são mensais.

Nela, o sorteado recebe a carta de crédito naquele mês e assim sucessivamente, até que todos sejam contemplados. Contudo, quem atrasa os pagamentos pode ficar de fora da assembleia e, é claro, dos sorteios. Portanto, o mais importante é avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Ao contrário, ficará de fora dos sorteios.

Posso participar das assembleias do consórcio mesmo com o nome sujo?

Quem está negativado pode participar normalmente das assembleias, desde que as mensalidades estejam em dia. Ou seja, o importante é estar com a sua quitação em dia — quem atrasa mais as parcelas tem a cota retirada do sorteio de contemplação.

No entanto, se você estiver com o nome sujo e for sorteado, pode ser que tenha que quitar os débitos antes de receber a carta de crédito para conseguir realizar a compra de determinado bem ou a contratação do serviço. Caso isso aconteça, o departamento de finanças da administradora de consórcio está apto a ajudar.

A carta de crédito, para ser liberada, depende de uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Por isso, fazer consórcio com nome sujo pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito.

Como mantenho meu consórcio em dia?

Ao fazer consórcio com nome sujo você precisa ter em mente que as parcelas deverão ser quitadas até o vencimento para que seu crédito não fique comprometido de forma alguma, independentemente das condições do seu CPF. Até porque essas pendências podem ser resolvidas antes de você ser contemplado.

Caso a situação fique ainda mais apertada você pode até tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. Assim, conseguirá uma redução no valor das parcelas mensais.

Se você perceber que não vai conseguir realmente pagar as mensalidades do consórcio, existe a opção de repassar a cota para uma outra pessoa. Porém, nesse caso também vale consultar a administradora para se informar sobre as condições. Isso porque cada empresa tem suas próprias regras.

Confira, a seguir, algumas dicas para organizar a sua saúde financeira e não ser surpreendido durante o consórcio.

simule-um-consórcio-de-carro

Organize as dívidas sem se preocupar

Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome sujo. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado.   Mesmo assim mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor forma possível. Caso você receba a carta de crédito somente ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser usada para a quitação do que falta.

Porém, vale destacar que por mais que você esteja endividado, cancelar um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante. O valor não é devolvido imediatamente e há a cobrança de taxas administrativas.

Limpe seu nome com organização

Para limpar o nome, ser aprovado em análises de crédito e viver com mais tranquilidade você pode seguir alguns passos básicos de educação financeira. O primeiro deles é conhecer todos os seus débitos, ou seja, saber onde e o que está devendo. Essa consulta pode ser feita facilmente na internet. Em seguida, você vai precisar colocar as finanças em ordem: cortar gastos desnecessários e planejar o que será pago mais rapidamente.

É interessante que você entre em contato com as empresas credoras e tente fazer uma negociação dos débitos. É bem provável que uma proposta seja passada para facilitar seu pagamento. Negocie bem e se prepare para começar a pagar — pode ser que leve alguns meses, mas com disciplina e controle sobre o dinheiro você consegue limpar seu nome.

Crie o hábito de poupar todos os meses

Depois que essa situação for normalizada e você estiver, novamente, com saldo positivo é interessante criar o hábito de poupar todos os meses. Comece assim que possível, mesmo que seja uma quantia pequena. Tudo o que ficar guardado poderá formar uma reserva de emergência para que no próximo problema financeiro você não fique, novamente, com o nome sujo.

Concluindo, você pode sim fazer consórcio com nome sujo. Mas poderá ficar com o crédito bloqueado até ser aprovado na análise de crédito da empresa administradora. E, caso não pague as parcelas do consórcio em dia, lembre-se de que você ficará impedido de participar das assembleias e sorteios mensais. Ou seja: não será contemplado até que os pagamentos estejam atualizados.

Emergências financeiras acontecem. Mas, ao assumir uma responsabilidade como um consórcio, é importante se levar em conta todas as condições contratadas. Para se planejar melhor você pode, agora mesmo, realizar uma simulação de consórcio e se preparar para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade, que tal?