8 séries e filmes para aprender lidar melhor com o seu dinheiro

8 séries e filmes para aprender lidar melhor com o seu dinheiro

Uma das melhores formas de aprender a lidar com as suas finanças é estudar sobre o assunto. Sempre tivemos à disposição livros e sites sobre o assunto, mas que tal aprender de uma forma prazerosa e usando séries e filmes como exemplos?

Essas obras são interessantes porque mostram exemplos de erros e acertos de planejamento, que qualquer pessoa se identifica. Principalmente na hora de perceber que o sucesso e o dinheiro não vêm da noite pro dia, e sim com muita persistência e luta, e claro, com os investimentos certos.

Por isso, reunimos as melhores séries e filmes que mostram formas de lidar - ou não - com o dinheiro. Confira a seguir:

Chef's Table

Série documental que mostra toda a trajetória dos maiores chefs do mundo. Essa série é interessante para quem quer ser empreendedor, porque ela mostra exemplos de pessoas obcecadas pelo seu reconhecimento e pelo sucesso de seu restaurante. E mostra também que o sucesso não é do dia para  a noite, é muito esforço e muita tentativa e erro.

Sinopse: Adentre a cozinha de alguns dos mais renomados chefs do mundo e conheça suas rotinas e filosofias. Cada episódio traz um nome notável da cena culinária, que abre seus restaurantes para uma conversa franca e aberta.

Super Mães

O mundo da mulher como ela é. Essa série mostra que a mulher consegue sim ter sucesso financeiro e ser mãe, mas que o caminho não é tão fácil. Super Mães retrata o mundo do trabalho da mulher como ela é. A realidade do sucesso é zero glamour, muito trabalho e muita dedicação.

Sinopse: O dia-a-dia de Kate (Catherine Reitman), Anne (Dani Kind), Jenny (Jessalyn Wanlim) e Frankie (Juno Rinaldi), quatro mulheres que se conheceram em um grupo de mães bastante críticas. Com o fim da licença maternidade, as amigas precisam aprender a conciliar filhos, trabalho e amor, enquanto vivem na agitada cidade de Toronto.

Billions

Billions fala muito sobre mercados de ações, investimentos, etc. Mas o que fará você aprender com a série é que os personagens são reais e é muito bacana você perceber que todo mundo têm suas intenções, e não são necessariamente nem bons nem maus.

Sinopse: No mundo das altas finanças de Nova York, o Procurador de Justiça Chuck Rhodes (Paul Giamatti) bate de frente com o brilhante e ambicioso Bobby "Axe" Axelrod (Damian Lewis).

Brinquedos que Marcam Época

Além de ser super divertida, nessa série você percebe que aqueles brinquedos que marcaram uma época, foram criados por pessoas que não sabiam o que fazer. A série mostra as estratégias de vendedoras e empreendedores para inovar.

Sinopse: Barbie, personagens de Star Wars, He-Man, naves espaciais e tanques de guerra fizeram a cabeça de muitas crianças na infância. Agora, os criadores desses brinquedos discutem o sucesso e, às vezes, o fracasso dessas criações que giraram um mercado bilionário.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Madam C.J. Walker é a primeira negra americana a conquistar seus milhões de dólares, e ela conseguiu fazer isso criando uma linha de produtos para cabelo. Ela era faxineira, trabalhava na casa de gente rica e quase todo mundo falava pra ela que ela nunca conseguiria sucesso, mas ela conseguiu. Uma série para inspirar.

Sinopse: A história de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna: por meio de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.

O Lobo de Wall Street

O filme mostra detalhadamente a história de Jordan Belfort, como ele enriqueceu de forma meteórica, como ele cresceu e caiu. O interessante é que o personagem real aprendeu e pagou com os erros e atualmente dá várias palestras ensinando técnicas de venda - na legalidade.

Sinopse: Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.

A Grande Aposta

Conta como um grupo de investidores fizeram uma aposta contra o mercado hipotecário dos Estados Unidos. Ele fala de uma forma geral da crise de 2008 contando como foi a queda do mercado imobiliário de uma forma fácil e acessível para todo mundo entender.

Sinopse: Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Na Rota do Dinheiro Sujo

Série documental que narra várias histórias que envolvem cobiça, corrupção e crime que de uma forma geral impactou a economia global. É importante para entender as estratégias de várias empresas do mercado para enriquecer - de forma legal ou não.

Sinopse: Na Rota do Dinheiro Sujo é um documentário americano em formato de minissérie que conta histórias de corrupção corporativa nos EUA.

Tem interesse em finanças e assuntos parecidos? Então você deve saber que consórcio é uma ótima forma para investir, faça uma simulação com a gente e veja.
Simulação Consórcio