8 dicas para você escolher a faculdade dos sonhos

8 dicas para você escolher a faculdade dos sonhos

O último ano do ensino médio é uma das etapas mais importantes na vida de um estudante. Isso é um sinal de que o vestibular está se aproximando e uma oportunidade de tomar decisões que podem afetar todo o seu futuro, como escolher um curso e fazer uma faculdade, a instituição de ensino que pretende estudar e o início de sua carreira.

Sabemos que este momento é emocionante e aterrorizante. Afinal, você tem uma enorme responsabilidade sobre seus ombros. Mas se você está nesta fase se sentindo perdido e se perguntando o que quer, muito menos como decidir qual curso seguir, este artigo é para você!

Nele, vamos te dar dicas incríveis e muito práticas para te ajudar a se avaliar, pesquisar melhor as possibilidades disponíveis e descobrir como escolher um curso para realizar o sonho de fazer faculdade. E de bônus, vamos dizer como fazer o pagamento de forma programada.

O que fazer antes de escolher a faculdade

1. Avalie as suas preferências

O primeiro passo para tomar melhores decisões sobre sua carreira é pensar profundamente sobre quais áreas do conhecimento você mais gosta.

Aqui, sugerimos que você faça um pequeno exercício e pense nas matérias que estudou no ensino médio: você é um amante de matemática e física, ou um grande fã das aulas de história e literatura? Você faz contagem regressiva para praticar suas habilidades em uma aula de inglês ou espanhol ou prefere praticar em um laboratório de ciências?

A partir dessa análise, é pelo menos mais fácil ver quais grandes áreas do conhecimento — humanas, exatas ou biológicas — funcionam melhor para o seu perfil. Então, ao defini-lo claramente, você pode pelo menos eliminar muitas possibilidades e posicionar melhor suas opções.

2. Considere as suas habilidades

Determinar suas habilidades pessoais é um passo importante para identificar o programa de ensino superior que melhor se adapta aos seus objetivos, tão importante quanto descobrir suas preferências.

Então, na hora de 'ordenar' os cursos de graduação que mais lhe interessam, é preciso olhar além do gosto pessoal: é preciso considerar quais são seus talentos, no que você é bom, seus pontos fortes e fracos - afinal, o ideal é investir nos seus pontos fortes.

Na maioria das vezes, as habilidades pessoais se alinham às nossas preferências, no entanto, nem sempre é esse o caso. Por exemplo, você pode gostar de aulas práticas de química no laboratório, mas tem dificuldades com fórmulas e cálculos.

Nesse momento, uma boa dica é pensar bem se não vale mais a pena se dedicar a uma área na qual você tenha mais facilidade — e, é claro, que também te dê prazer. Afinal, você se dedicará integralmente a ela durante várias horas do dia.

3. Analise as suas expectativas e enumere as suas prioridades

Outro ponto importante a ser considerado na hora de escolher um curso de graduação são seus planos para o futuro. Para isso, é importante determinar qual é sua expectativa de vida e quais são suas prioridades – não apenas agora, mas a médio e longo prazo, daqui a alguns anos.

Um bom exercício para obter essas respostas é se perguntar qual é o padrão de vida desejado. Você está planejando ganhar dinheiro e viver uma vida luxuosa? Ou você não se importa com a riqueza material e só quer conforto e estabilidade? Você está disposto a sacrificar preferências pessoais por uma carreira com maior retorno financeiro?

É importante lembrar que enquanto algumas carreiras são mais valorizadas no mercado e pagam mais, outras têm horários mais descontraídos e flexíveis. Ter isso em mente pode fazer toda a diferença e contribuir diretamente para a sua satisfação pessoal.

4. Pesquise muito bem cada curso

Nesse ponto, você já deve ter selecionado algumas opções de cursos de faculdade ou, pelo menos, ter decidido entre alguma das áreas de conhecimento disponíveis, certo? Então, chegou a hora de tirar o foco de você mesmo e estudar cada uma das possibilidades de forma prática.

A internet está repleta de informações sobre os mais diversos cursos — basta uma boa pesquisa nos grandes buscadores para encontrar sites e blogs com detalhes de cada um deles, como a duração, as áreas de atuação e a grade curricular com as matérias oferecidas em cada semestre.

Outra boa maneira de saber mais sobre as opções de graduação é participar de feiras de profissões, workshops sobre carreira e mercado de trabalho ou de eventos promovidos pelas próprias instituições de ensino. Nessas atividades, você pode descobrir informações importantes sobre os cursos, além de conhecer a infraestrutura da faculdade.

Além disso, poderá assistir a palestras ministradas pelos coordenadores e professores dos diversos cursos, conhecer profissionais que já atuam na área, tirar suas dúvidas diretamente com eles e saber mais sobre as propostas e projetos acadêmicos oferecidos.

5. Faça um levantamento detalhado sobre as instituições de ensino

Escolher curso superior também envolve a opção da faculdade ideal para a sua formação, pois o ideal é garantir uma qualificação que corresponda verdadeiramente às suas necessidades. E, para ajudá-lo a fazer uma escolha mais consciente, vamos destacar, a seguir, alguns itens importantes que devem ser observados com atenção:

Selo de aprovação do MEC

Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) avalia critérios específicos de qualidade das universidades de todo o país e dos cursos de graduação oferecidos por elas. E, a partir dos resultados obtidos, esses cursos podem receber ou não a aprovação para serem ofertados ao público.

Abaixo, vamos listar algumas situações em que possuir um diploma reconhecido pelo MEC é essencial:

  • para se inscrever em concursos públicos que exigem curso superior.

  • para se registrar nos conselhos de classe da sua profissão.

  • para ingressar em programas de mestrado ou doutorado, dependendo das exigências da instituição de ensino.

Além disso, no mercado de trabalho, os diplomas credenciados pelo Ministério da Educação também podem desempenhar um papel importante para destacar os candidatos e aumentar suas chances de conquistar vagas cobiçadas.

Para saber se o curso escolhido possui esse selo de aprovação e atende aos padrões básicos de qualidade exigidos, basta acessar o site do e-MEC e pesquisar de forma fácil e prática.

Indicadores de qualidade

Além da aprovação pelo MEC, existem alguns outros critérios de qualidade que você deve observar na hora de fazer a sua escolha, como o Índice Geral de Cursos (IGC).

A partir de notas que vão de 1 a 5, essa métrica é utilizada pelo Governo Federal para avaliar a qualidade dos cursos superiores de todo o país, a nota conquistada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a infraestrutura do campus e o corpo docente, do qual falaremos com mais detalhes logo abaixo.

Bolsas de estudo ou financiamentos estudantis

Se a universidade for privada, além da possibilidade de financiamento estudantil, fique atento à possibilidade de ingresso em programas de bolsas como o Prouni oferecido pelo Governo Federal ou instituições oferecidas pela própria faculdade.

Qualificação do corpo docente

Descobrir quem são os professores responsáveis pelas disciplinas do seu curso também é um ponto importante a ser considerado na sua decisão, pois eles serão os seus guias ao longo da sua formação.

Procure descobrir informações como a quantidade de mestres e doutores que a faculdade possui, quais matérias eles lecionam, há quanto tempo, se estão envolvidos em projetos de pesquisa ou a sua experiência no mercado de trabalho.

Ao escolher um curso superior, é essencial saber se os professores da instituição de ensino estão devidamente qualificados. Esse fator tem uma grande influência na qualidade do conteúdo a ser transmitido. À medida que adquire mais conhecimento, maiores são as suas chances de ser um profissional de sucesso.

Grade curricular

Pesquisar antecipadamente a lista de assuntos de um curso é fundamental para entender o conteúdo do curso, os professores responsáveis ​​por ministrar o curso e a carga horária do curso ao longo do semestre.

Por meio desta pesquisa, você também poderá consultar a bibliografia básica previamente, saber mais sobre a necessidade de estágio obrigatório, e outras informações que o ajudarão a avaliar se o conteúdo do curso fornece as habilidades mais procuradas e valiosas na empresa por função emprego atual no mercado.

Atividades extracurriculares

Essenciais para promover a integração dos alunos e complementar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, as atividades extras são excelentes diferenciais tanto para o seu currículo acadêmico quanto para o profissional.

Por isso, antes de se matricular, vale a pena descobrir se a universidade apresenta iniciativas que poderão fazer a diferença na sua formação, como:

  • grupos esportivos para prática de diferentes modalidades e participação em competições e eventos;

  • grupos artísticos de música, dança ou teatro com apresentações dentro e fora da faculdade;

  • projetos de pesquisa e iniciação científica ligados às diferentes disciplinas oferecidas pela graduação;

  • opções de intercâmbio e parceria com universidades conceituadas de outros países e reconhecidas em sua área de atuação.

É interessante acrescentar que diversas dessas atividades podem garantir ao aluno desconto nas mensalidades, para o caso das instituições particulares de ensino, ou bolsa-auxílio, que ajudam a dar aquele incentivo a mais aos participantes.

Modalidades de ensino

Outro ponto importante é avaliar, também, as modalidades de ensino oferecidas pela instituição e verificar qual delas se encaixa melhor nos seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Se você gosta da vida no campus e da convivência com os colegas e professores, a modalidade presencial é perfeita para você. No entanto, se você precisa de horários mais flexíveis para conciliar os estudos com outras atividades e possui determinação para acompanhar as disciplinas e atividades online, vale a pena conhecer os cursos a distância (EAD).

Ao escolher um curso superior, o aluno deve pensar na disponibilidade que tem para se dedicar aos estudos. Afinal, fazer uma faculdade, de maneira séria, faz com que você tenha os melhores resultados possíveis.

6. Estude o mercado de trabalho

Como mencionamos nos tópicos anteriores, a escolha do curso ideal não se baseia simplesmente em gosto pessoal. As questões práticas também devem ser consideradas, e a situação do mercado de trabalho é um ponto que tem bastante peso.

Nesse tópico, a internet também é uma boa aliada para descobrir como andam as perspectivas para o segmento profissional que você pretende escolher, qual é a demanda por profissionais, a média de horas trabalhadas e a faixa salarial, onde estão localizadas as empresas e quais as habilidades mais procuradas por elas.

7. Converse com profissionais

Saber a opinião de quem já conhece a área de atuação na qual você pretende ingressar é uma excelente estratégia para descobrir algumas informações importantes sobre o mercado de trabalho e o dia a dia corporativo. E aqui, temos três dicas para você:

  • converse com ex-alunos do curso que você escolheu, pois eles poderão traçar um paralelo entre os conteúdos aprendidos na faculdade, expectativas e a realidade do mundo profissional.

  • fale com parentes e conhecidos para tirar suas dúvidas e descobrir quais são as vantagens e os principais desafios de suas profissões.

  • entre em contato com empresas para passar um dia acompanhando de perto a rotina dos profissionais.

Aqui, vale a pena consultar tanto quem está no início da carreira quanto aqueles que já estão consolidados profissionalmente, pois cada um desses perfis poderá fornecer uma perspectiva diferenciada.

Dessa forma, você certamente conseguirá reunir dados importantes que podem ajudá-lo — e muito — a fazer a sua escolha de forma mais consciente e descobrir qual é a profissão que mais combina com o seu perfil!

8. Realize testes vocacionais

Uma excelente ferramenta para trabalhar o seu autoconhecimento e que, certamente, vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente sobre o melhor curso de graduação é um teste vocacional.

É importante destacar que existem inúmeros testes e que muitos deles são disponibilizados gratuitamente na internet ou até mesmo pelas instituições de ensino superior. Por isso, procure fazer uma pesquisa em sites confiáveis, converse e peça a orientação da equipe pedagógica e da direção da sua escola, se for o caso.

Outra boa opção é buscar a ajuda de profissionais especializados em orientação vocacional, como psicólogos, psicopedagogos e coaches. Eles têm o conhecimento necessário para auxiliá-lo ao escolher curso superior.

Além disso, farão um trabalho personalizado e mais aprofundado a partir de questionários, exercícios e outras técnicas diversas para que você consiga identificar com maior clareza as suas características pessoais, preferências e habilidades que influenciarão na escolha do curso ideal.

Cursos de faculdade mais procurados

Curso de Medicina

Este curso é o mais cobiçado no Brasil e um dos mais difíceis de entrar nas universidades, justamente porque existe um número expressivo de pessoas que tem interesse em fazer este tipo de graduação.

Curso de Direito

Quem fizer este curso receberá o título de bacharel e o período de duração do mesmo é de 5 anos.

Estudar direito é estudar uma profissão que servirá, além de conhecer o entorno jurídico, para descobrir também o funcionamento da sociedade atual.

Curso de Administração

Essa área de atuação está presente em diferentes setores da sociedade, o que acaba acarretando em demandas constantes por estes profissionais, aumentando a busca por este tipo de graduação nas universidades.

Curso de Engenharia Civil

Este curso também se encontra entre os mais promissores no Brasil e tem uma duração média de 5 anos, formando alunos com título de bacharelado.

Os cursos de engenharia civil formam profissionais especialistas em design, construção e manutenção de um entorno construído.

Curso de Enfermagem

Este tipo de curso de graduação costuma ter uma média de 4 a 5 anos e forma alunos com titulação de bacharel.

Lembrando que a enfermagem é uma profissão inserida nos setor de atenção à saúde, centrado no cuidado físico das pessoas e das comunidades nas quais vivem, com a finalidade de manter a qualidade de vida.

Curso de Psicologia

Quem gosta dos estudos da mente e comportamento humano pode apostar no curso de psicologia, pois está entre os melhores do país, tanto em perspectiva salarial, como em vagas de emprego.

Curso de Pedagogia

Sim, o curso de pedagogia também aparece em nossa lista, como um dos melhores cursos de graduação com titulação em licenciatura para se fazer no Brasil. E está disponível na opção EaD também.

Curso de Odontologia

Este curso possui uma duração de 4 anos e forma profissionais dentistas com título de bacharel.

O curso de odontologia se encontra em nossa lista, justamente porque é um dos melhores cursos de graduação, principalmente quando o assunto são boas projeções salariais e demanda alta de serviços.

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Esse curso possui uma duração de 5 anos e garante uma titulação aos seus acadêmicos como bacharéis.

Quem adentrar neste curso fará uma ótima escolha e terá todos os conhecimentos necessários para desenvolver um projeto, trabalhar na execução e gerar obras de modo criativo e de olho nas principais tendências do momento.

Programe-se financeiramente para fazer faculdade com o consórcio

Por meio do curso de graduação, você pode ter uma visão mais ampla do campo de atuação e do mundo para que possa alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

É então que muitos se perguntam como fazê-lo e entre as possibilidades existentes no mercado, encontramos o consórcio de serviços. Essa modalidade permite que o cliente utilize o valor do crédito para pagamento de serviços diversos, tais como formatura, graduação, viagens, entre outros.

A modalidade para serviços segue a mesma linha dos demais segmentos (automóvel, imóvel, moto), em que você pagará as parcelas mensais e quando contemplado, receberá o valor para aquisição do serviço desejado.

Como posso ser contemplado?

A contemplação é o momento mais esperado para o investidor em consórcio, pois será diante dela que poderá realizar seu sonho. No consórcio existem duas formas de contemplação: sorteio e lance.

Quais benefícios terei ao fazer o consórcio para faculdade?

Sabemos o quanto é difícil guardar dinheiro, poupar e deixamos ou adiamos a realização de muitos objetivos, como é o caso da faculdade. Mas isso pode ser revertido através do consórcio.

A contratação de um consórcio de serviço é como se fosse uma poupança programada, em que mensalmente se tem chances de receber o valor para executar o serviço de sua escolha.

O consórcio é uma ótima forma de investimento, pois não há aplicação de juros, mas exige planejamento e análise das condições financeiras e do período que dispõe a aguardar para receber o valor.

Pagar a faculdade com o consórcio é a melhor opção?

A aquisição de um investimento como consórcio requer planejamento.

No caso de consórcio para faculdade, é recomendável que seja feito com antecedência e programação de prazo que atenda ao planejado para início de curso.

É preciso ter organização para que esteja contemplado, com o dinheiro em mãos, quando for iniciar seus estudos e poder pagar a faculdade escolhida.

Faça a simulação do seu consórcio para faculdade com a Embracon!