7 maneiras para economizar na hora de viajar

7 maneiras para economizar na hora de viajar

Viajar é um dos maiores prazeres da vida. Ter a oportunidade de conhecer novos lugares, fazer novas amizades e explorar lugares diferentes podem fazer um bem danado para a nossa saúde.

Entre os benefícios estão: passar mais tempo com a família, promover o bem-estar entre o corpo e a mente, que às vezes precisa relaxar das correrias do dia a dia, e até mesmo melhorar o relacionamento entre o casal e os filhos.

Para conseguir fazer a viagem dos sonhos, é preciso planejar e ter muita organização para compra de passagens, roteiro dos passeios, hospedagem, entre outros detalhes.

Porém, você não precisa gastar tanto assim para conseguir viajar com mais frequência. 

Acredite, é possível viajar, conhecer lugares maravilhosos e, ainda assim, gastar pouco. Confira nossas dicas a seguir e aproveite o melhor da vida!

1. Fuja dos lugares mais procurados

Atrações turísticas com certeza atraem mais pessoas. E, exatamente por isso, tendem a ser lugares mais caros de visitar. E isso não reflete apenas na passagem: sair para comer nesses lugares, opções de compras de casa, passeios, hospedagem, enfim, tudo isso acaba ficando muito mais caro do que uma viagem para lugares menos conhecidos.

Se você pretende economizar na viagem, pesquise por locais mais baratos e, que mesmo assim, possam oferecer uma estadia agradável. Você pode considerar cidades como Foz do Iguaçu (PR), Ouro Preto (MG) ou até as lindas praias de Maceió (AL), por exemplo. Caso queira sair do país, aproveite que o real vale mais que o peso e desfrute de países como Peru, Uruguai e México. 

Com uma boa pesquisa, você pode aproveitar o que há de melhor em destinos pouco óbvios - e, ainda assim, ter uma experiência inesquecível.

2. Viaje na baixa temporada

Fim de ano e meses de férias são os períodos mais procurados para viagem. Feriados prolongados também tendem a atrair uma gama de turistas interessados em conhecer novos lugares. Por conta disso, hotéis e passeios podem ficar mais caros, justamente devido à alta procura das pessoas por viajar a esses locais.

Sabemos muito bem que o verão é a época que mais atrai pessoas para as praias. Porém, você pode aproveitar outros meses em que faz calor no litoral, como setembro, outubro ou novembro, que são meses considerados de baixa temporada.

Se decidir viajar para o exterior, veja quais são os meses que mais atraem as pessoas e prepare-se da melhor forma.

3. Pesquise antes de comprar as passagens

Quanto antes você comprar as suas passagens, melhor. Mas, se realmente quiser economizar, o ideal é já escolher o destino e fazer um filtro em sites de passagens para receber as ofertas mais baratas.

Dedique um bom tempo para a pesquisa de viagem e hospedagem, para encontrar os melhores preços. Ah, e não esqueça de ler os comentários de quem já passou por esses locais, para se ter uma referência de qualidade.

4. Aproveite as atrações gratuitas

A grande maioria dos locais possui atrações gratuitas, com as quais você pode se programar para incluir em seu roteiro.

Caso decida viajar para grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, você pode contar com uma série de passeios turísticos que não cobram 1 real. Mesmo cidades litorâneas ou históricas possuem roteiros que podem ser aproveitados tranquilamente. Dedique bom tempo de pesquisa para encontrar as melhores opções.

5. Prepare suas próprias refeições

Se você for viajar de carro, pode ficar mais fácil ir ao supermercado e preparar as suas refeições. Essa opção é bastante válida para quem escolher um local que tenha fogão, gás e geladeira para passar os dias, por exemplo.

Caso viaje para o litoral do seu estado, por exemplo, você pode fazer as compras de supermercado em um local mais em conta com antecedência - visto que, na maioria das vezes, fazer compras na cidade local pode sair mais caro.

Se a viagem for feita com amigos e familiares, converse com todos para que possam se organizar com as compras com antecedência. Dessa forma, você já consegue garantir o cardápio dos próximos dias, sem ter que se preocupar em fazer compras em um local que desconhece.

6. Muito cuidado com as compras

Muitas pessoas associam a viagem a algum tipo de compra. Existe a pressão dos amigos e familiares de receber alguma lembrancinha de viagem, mas tome muito cuidado. Pode acontecer de nos empolgarmos com as compras - quando a ideia seria economizar ao máximo na viagem, para organizar outras com mais frequência.

Se realmente quiser levar uma lembrança, veja as opções mais em conta, que deem uma referência do local. E faça o possível para levar com antecedência o que precisa para a viagem: roupas, malas, utensílios, entre outros.

Evite a compra de itens extravagantes ou em grandes quantidades. Lembre-se que, além de gastar mais do que o desejável, você terá que levar a bagagem de volta. Caso esteja viajando de avião, por exemplo, existe o risco de ultrapassar o peso máximo das companhias aéreas. E a consequência, você já sabe: terá que pagar a mais por isso!

7. Use transportes alternativos

Vai viajar para algum lugar e precisa se transportar bastante?

Você não precisa sempre do automóvel para se locomover. Além de gastar mais combustível (cada vez mais caro, todos sabem), você deixa de se conectar com a realidade do local.

O recomendado é utilizar o transporte público nos locais em que for viajar. Outra ideia é até mesmo alugar uma bicicleta, que permite fazer trajetos curtos sem ter que gastar muito. 

A ideia de utilizar transportes alternativos é justamente para evitar o aluguel de carros, por exemplo, que pode custar quase o mesmo valor de toda a viagem. Aproveite para conhecer totalmente o local utilizando o transporte público - principalmente em grandes cidades, que geralmente possuem um sistema de transporte urbano bem estruturado.

E aí, já começou a fazer as malas para a sua próxima viagem? Sabia que você pode organizar o seu próximo destino com o consórcio de serviços? As cartas de crédito são muito mais em conta, o que ajuda na organização das próximas férias com a família e os amigos. 

Faça uma simulação e confira as vantagens!
Simulação Consórcio Viagem