7 erros comuns ao contratar consórcios de veículos e como evitá-los

7 erros comuns ao contratar consórcios de veículos e como evitá-los

O consórcio é um investimento muito atrativo e uma ótima alternativa para quem quer comprar carros, motos e até veículos pesados com parcelas mais baixas do que as dos financiamentos. Entretanto, essa modalidade pode ser perigosa se você não estiver atento a alguns erros comuns ao contratar consórcios de veículos. Na hora da contratação, faça uma boa pesquisa e assegure-se de fazer o melhor investimento. Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns desses erros que podem comprometer a sua experiência com um consórcio. Continue acompanhando para saber quais são!

1. Não pesquisar sobre a administradora do consórcio

Um dos erros comuns ao contratar consórcios de veículos é não pesquisar sobre a empresa administradora. Afinal, ela é a garantia que você tem de que receberá pelo automóvel que está pagando.Por isso, esse erro não é somente comum, mas também bastante grave. Mesmo que você se depare com aquela proposta imperdível e que, segundo o vendedor, está prestes a acabar, tenha calma. Não contrate o consórcio sem efetuar uma boa pesquisa! A principal recomendação é pesquisar no Banco Central se a administradora do consórcio está apta a operar. Vale também verificar no Procon e em sites como o Reclame Aqui. Caso contrário, você pode até mesmo entrar em um consórcio de uma empresa que nem existe.

2. Falta de planejamento para quitar as parcelas

Quando for contratar um consórcio, é importante lembrar que essa modalidade funciona como um financiamento. Ou seja, depois da entrada você precisa continuar pagando as parcelas todos os meses.Não ter um bom planejamento financeiro é outro dos erros comuns ao contratar consórcios de veículos. Afinal, muitas pessoas conseguem efetuar os pagamentos nos primeiros meses, mas diante de qualquer imprevisto — como uma doença ou a perda do emprego — já não têm mais capital para arcar com o compromisso.Portanto, antes de contratar um consórcio verifique as suas finanças e tenha a certeza de que você poderá quitar as parcelas. Especialmente, porque ao desistir de um consórcio, você só recebe de volta o valor pago quando ele chegar ao fim.

3. Acreditar em lance ou sorteio garantido

Muitas empresas ou profissionais de má fé podem tentar vender consórcios utilizando lances ou sorteios garantidos como argumento para convencer o cliente. Pessoas que não dispõem de muita informação podem acreditar nisso, que não passa de uma mentira.Para ser contemplado é necessário ser sorteado ou dar o lance mais alto. Caso o seu lance não seja o contemplado, você precisa dar lances maiores nos meses seguintes.Portanto, um grande erro que é cometido muitas vezes pelos cotistas é acreditar que podem entrar em um consórcio e receber o carro ou a moto rapidamente. A menos que você tenha sorte — ou dinheiro para um bom lance — saiba que é necessário ter paciência para esperar ser contemplado.

4. Achar que você para de pagar quando é contemplado

O momento em que você é contemplado em um consórcio é excelente. Afinal, você recebe a sua carta de crédito e logo poderá usufruir do bem pelo qual tanto esperou.Entretanto, existem muitas dúvidas e confusões a respeito dessa situação, tanto que esse é um dos erros comuns ao contratar consórcios de veículos cometido por muita gente. Várias pessoas acreditam que no momento em que forem contempladas, o valor estará quitado.Isso não é um fato. Mesmo já tendo sido beneficiado, é necessário pagar as parcelas até o final. A única diferença é que você pagará por um bem que já está usufruindo.É importante lembrar também que, nesses casos, enquanto o consórcio não for quitado, o seu veículo fica alienado à administradora, não podendo ser vendido ou transferido para terceiros.

5. Não acompanhar as assembleias

Pode parecer chato comparecer às assembleias do consórcio, mas se você é um dos cotistas, a sua presença é muito importante. É nessas reuniões que ocorrem os sorteios e os lances.Mesmo que você não tenha dinheiro para isso, estar presente vai fazer com que você saiba qual o valor médio do lance, podendo se planejar e economizar para garantir a contemplação em uma das próximas assembleias.Além disso, você não quer perder a emoção de ver ao vivo o seu número ser sorteado, não é? Então, quando entrar em um consórcio, organize-se para comparecer mensalmente às assembleias.

6. Não avaliar se o consórcio é um investimento ideal para a sua necessidade

Apesar de ser uma excelente modalidade de investimento, o consórcio não é para todo mundo. A principal razão para essa afirmação é que pessoas que têm a necessidade de receber o bem imediatamente não devem optar por esse tipo de negócio.Embora alguns vendedores e empresas prometam que podem garantir que você será logo contemplado, isso não existe. Então, se você tem urgência, deve procurar um financiamento, mesmo que acabe acabe pagando mais caro por isso. Especialmente se você não trabalhar com a possibilidade de dar lances, esteja preparado para ser sorteado no primeiro ou no último mês. E, lembre-se: ninguém pode dar certeza de que você estará entre os primeiros contemplados.

7. Acreditar que não precisa ter o nome limpo para resgatar o veículo

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que quem opta por essa modalidade não precisa se preocupar se têm restrições no nome. Por isso, esse é um dos erros comuns ao contratar consórcios de veículos.Quando for sorteado ou der o melhor lance, você deve receber uma carta de crédito. Nesse momento, o seu nome passará pela avaliação dos órgãos de proteção ao crédito. Caso haja alguma restrição, você terá dificuldade para obter a sua carta e resgatar o veículo.Portanto, se estiver com o nome sujo ao contratar um consórcio de automóvel, organize as suas finanças para pagar todos os seus débitos o mais rápido possível.Estando ciente de todos esses erros cometidos por muitos cotistas é mais fácil evitá-los. Assim, você pode se associar a um consórcio sem maiores problemas e torcer para ser rapidamente contemplado. Evite os erros comuns ao contratar consórcios de veículos entrando em contato com a Embracon e conhecendo todas as nossas modalidades. Nossos consultores especialistas estão prontos para te ajudar a montar o melhor plano para atender a sua necessidade!

Simule um consórcio de carro
Consorcio Embracon
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.