7 dicas para quem vai viajar para a Grécia

7 dicas para quem vai viajar para a Grécia

Por ser um dos destinos mais cobiçados do mundo, viajar para a Grécia requer um roteiro perfeito. O país conta com atrativos para vários tipos de turistas: é ideal para uma viagem romântica, para quem gosta de história e, também, para os mais aventureiros.

Além disso, é difícil encontrar alguém que não gostaria de passar o verão entre algumas das praias mais belas do planeta, não é? Mas qual é a melhor época para visitar a Grécia? Quais são as cidades obrigatórias e os pontos turísticos mais famosos?

Neste post, separamos sete dicas que vão ajudar a organizar o roteiro. Continue lendo e planeje a sua viagem!

1. Saiba qual é a melhor estação do ano

O melhor período para viajar para a Grécia é durante o verão europeu (de junho a setembro). É a época com menos propensão à chuva e também quando a água do mar fica transparente e com temperatura mais agradável.

Porém, isso implica viajar em alta temporada e, consequentemente, com os preços praticamente dobrados. Além disso, você também vai encontrar ilhas muito cheias nessa época. Uma boa opção é ir entre a segunda metade de setembro a outubro.

Outra saída é ir nos meses de maio e junho, quando há baixa chance de chuva. As águas não estarão tão quentes, mas faz calor durante o dia e os preços de hospedagem, passagem e alimentação estarão muito mais em conta.

De novembro a abril, faz frio na Grécia. Se a ideia for aproveitar as praias, esses não são os meses mais indicados, assim como de dezembro a março, quando é inverno no país. Nesse caso, a dica é aproveitar as estações de esqui ao norte e nos arredores de Atenas.

2. Visite o passado

Tendo a capital Atenas como ponto de partida, aproveite para apreciar os melhores exemplares da arquitetura clássica. Localizado na Acrópole da cidade, o Parthenon é a mais conhecida das edificações remanescentes da Grécia Antiga.

Ainda com foco arquitetônico e cultural,há uma série de cidades que valem a pena na região do Peloponeso: Epidavros, Nafplion, Micenas, Olímpia (berço dos Jogos Olímpicos) e Monemvasia.

3. Confira algumas ilhas deslumbrantes

Se sua busca é por praias paradisíacas, a dica é separar as ilhas por arquipélagos, já que são muitas. Veja algumas das melhores:

  • Arquipélago Cíclades — visite as ilhas Santorini e Mykonos;
  • Arquipélago Dodecaneso — o destaque é para as ilhas Creta e Rhodos;
  • Arquipélago Jônicas — conheça as ilhas Corfu e Zakynthos;
  • Arquipélago Argosarônico — aproveite as ilhas Egina, Poros, Spetses e Hydra.

4. Revise a documentação necessária

Para viagens de até 90 dias, não é exigido visto para entrar na Grécia. Porém, fique atento à validade do passaporte, que deve ser superior a seis meses. Apresente passagens de ida e volta, reservas de hospedagem e comprovação de renda.

Leia também:

5. Conheça as opções de transporte

Em Atenas, o metrô percorre longas distâncias e o transporte público é de qualidade. O local também possui boa frota de ônibus, bondes e táxis. Outras cidades da Grécia são igualmente bem atendidas pelo transporte público.

Há ainda a possibilidade de alugar um carro. Já para transitar pelas ilhas, você pode escolher entre high-speed (embarcações rápidas) e ferry boats(barcas).

6. Arrisque o idioma

Os gregos são receptivos e gentis. Se precisar de alguma ajuda, não tenha receio de perguntar e tentar usar algumas palavras do idioma. Para eles, isso demonstra respeito à cultura. Veja algumas palavras-chave:

  • kaliméra (bom dia);
  • kalispéra (boa tarde);
  • kalinirta (boa noite);
  • efharistô (obrigado);
  • parakalô (por favor).

7. Delicie-se com a gastronomia local

A gastronomia grega é de fácil agrado. Compostos por carne, vegetais, peixes e frutos do mar, os pratos são regados a azeite e temperados com ervas. Para acompanhamento, uma boa salada e algum dos vinhos locais — que são de ótima qualidade — caem muito bem.

Com essas dicas, você conseguirá organizar a viagem com um roteiro perfeito! É um país receptivo e com muita história. Além disso, o berço da cultura ocidental reserva paisagens naturais belíssimas. Pronto para viajar para a Grécia e se encantar?

Quer receber mais dicas de viagem? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas sobre os melhores destinos!

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.