7 dicas de como conseguir uma renda extra

7 dicas de como conseguir uma renda extra

Há muitos anos o Brasil vive uma situação complicada em relação ao emprego formal. Ainda antes da pandemia, muitos lutavam para não só ter um bom emprego, mas ir atrás de uma renda extra.

Em um momento em que superamos o índice de 12 milhões de desempregados, muitos brasileiros procuraram por uma ocupação extra. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) recente mostrou que 55% dos brasileiros procuraram trabalho extra após o início deste longo período de recessão. E, desse percentual, 29% não conseguiram encontrar formas de ter renda complementar.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, mais pessoas buscam formas de complementar a renda. Embora alguns setores tenham sido imensamente prejudicados, como show business, restaurantes, bares, enfim, a maioria das atividades que requer a presença física dos consumidores, por outro lado existem oportunidades em que as pessoas podem colaborar sem sair do conforto do lar.

O home office veio para ficar, é claro. E, para muitas pessoas, isso representa mais tempo livre para exercer outros tipos de atividade - que incluem uma possível graninha extra com um trabalho.

Mas, de que formas é possível obter a tão desejada renda extra? Confira nossas dicas a seguir.

Veja se a sua área de atuação permite atuar como free-lancer

Free-lancer é um tipo de atividade em que não há nenhum contrato de trabalho. O compromisso, na grande maioria das vezes, é apenas com uma quantidade de entregas, sempre pensando em um determinado período.

Se você trabalha com marketing digital, por exemplo, pode procurar oportunidades que tenham a ver com a sua área. Assim como edição de fotografia, design, jornalismo, programação, entre outras profissões em que se pode executar o trabalho sem necessariamente estar presente em um local físico.

Existem sites que facilitam essa aproximação entre interessados por trabalho e recrutadores, como 99Freelas, Crowd, entre outros. Por meio dessas plataformas, é mais fácil estar em contato com interessados e conseguir algum trabalho que garanta renda extra.

Pense em realizar um tipo diferente de serviço

Se você não é tão inteirado no universo digital, sem problemas. Também existem opções para que você possa ganhar uma boa renda: oferecendo serviços diversos.

Para se ter uma ideia, existe até mesmo uma plataforma para você realizar pequenos favores, como a Vinteconto onde, em troca de R$ 20, é possível encontrar ofertas diversas, como pessoas interessadas em ajudar no trabalho da faculdade, designers que podem ajudar na criação de logotipos, entre outros.

O aplicativo GetNinjas também ajuda pessoas interessadas em executar algum tipo de serviço a encontrar interessados, com a segurança de receber o seu pagamento sem ter que conduzir nenhum tipo de negociação prévia.

Seja motorista de aplicativo

Quem mora nas grandes cidades sabe o impacto que os aplicativos de carona trouxeram ao dia a dia: por conta da alta demanda de pessoas que precisam se locomover, apps como 99, Uber e Cabify tem atraído milhões de motoristas que estão interessados em complementar a renda deixando as pessoas em diferentes cantos da cidade.

Existem motoristas que conciliam essa atividade com o trabalho no dia a dia. Afinal, é você quem estipula o melhor horário para trabalhar e pode até mesmo dar uma carona enquanto vai para a empresa em que trabalha.

Trabalhar com entregas

Por conta da pandemia, as pessoas têm passado mais tempo em casa. Isso beneficiou o boom do delivery, principalmente de compras de mercado e comida instantânea. Aplicativos como Rappi, iFood e Uber Eats contam com uma alta demanda de motoqueiros que estão dispostos a circular pela cidade a fim de entregar os milhares de pedidos que saem por minuto.

Na verdade, trabalhar com entregas também pode ser uma boa forma de se ter renda complementar. Além da entrega de comidas, existem opções de entregas avulsas e de logística, como Loggi, por exemplo, que ajuda as pessoas a esperar cada vez menos pelos pedidos de compra pela internet.

Produção de conteúdo

Existe conteúdo para tudo quanto é coisa na internet, não é verdade?

E você pode contribuir com isso escrevendo artigos para algumas publicações, criando vídeos para o YouTube ou até mesmo com a produção de podcast, a onda do momento.

Existem diversos recrutadores que buscam bons produtores de conteúdo, mas, se quiser pilotar um negócio do zero, sem depender de ninguém, você pode criar um blog ou um canal nas redes sociais para promover discussões de assuntos de seu interesse.

Coloque seu imóvel para alugar

Embora as pessoas tenham viajado com menor frequência na pandemia, aplicativos como Booking e Airbnb ajudam anfitriões a cobrar por pessoas que queiram passar temporadas fora das grandes cidades.

Se tiver um imóvel na praia ou no campo, tem-se uma excelente oportunidade de garantir renda extra alugando o seu local por curtos períodos.

Dê aulas particulares

Você conhece bem o inglês e gostaria de transmitir um pouco de seu conhecimento? Que tal pensar em dar aulas particulares?

Caso você seja iniciante, pode praticar valores mais em conta, que certamente atrairão uma quantidade maior de interessados.

Além de aulas de idiomas, você pode preparar aulas de música, de alguma disciplina escolar, de yoga, enfim, de uma série de atividades interessantes.

Conte com o consórcio para ajudar a conquistar renda extra

Você sabia que o consórcio oferece uma série de oportunidades para quem deseja fazer uma renda extra?

Caso se interesse pela profissão de motorista de aplicativo, pode contar com o consórcio de automóveis para a compra de um excelente modelo para rodar nas avenidas e estradas. Você pode trocar o seu usado como oferta de lance e aproveitar as vantagens de utilizar a carta de crédito, que possui poder de compra à vista - garantindo uma boa margem de negociação.

Ao considerar uma renda complementar com entregas, você pode contar com as vantagens do consórcio de moto, com cartas de até R$ 15 mil.

E, se quiser investir a longo prazo com a compra de um empreendimento comercial, também é possível investir no consórcio de imóveis.

Faça uma simulação e conte com a flexibilidade do consórcio em busca de uma renda extra.
Simulação Consórcio