6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia

6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia

Indiscutivelmente um dos procedimentos estéticos mais procurados pela população, a rinoplastia é um dos tipos de cirurgia que podem acabar com a segurança, o incômodo e a baixa autoestima de muitas pessoas.

Porém, o que muitos não sabem é que essa intervenção cirúrgica não é relacionada apenas à questão estética. Em boa parte dos casos, os pacientes a realizam por motivos de saúde.

De qualquer maneira, este artigo foi elaborado para apresentar 6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia. Aproveite a leitura!

Saiba mais: 5 principais dúvidas sobre o consórcio de cirurgia plástica

1. O que é a rinoplastia?

Em primeiro lugar, vamos ao conceito de rinoplastia. Basicamente, trata-se de um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais harmonioso em relação ao rosto.

Os motivos podem ser diversos, como nariz muito grande, torno, largo, pontudo, pequeno, assimétrico, entre outros. Todavia, como citado no início do conteúdo, questões relacionadas à saúde também podem estar envolvidas nessa intervenção.

Como exemplo, podemos citar os problemas estruturais que costumam causar uma dificuldade para respirar, incluindo a "carne esponjosa" e o "desvio de septo". Tanto um quanto o outro podem ser solucionados por meio desse procedimento.

Descubra: Como escolher um consórcio de cirurgia plástica em 6 passos

2. Quem pode fazer?

Todos que não estão satisfeitos com a aparência do seu nariz estão aptos para realizar a rinoplastia. Porém, devido ao fato do crescimento corporal, a cirurgia não é indicada para quem ainda não completou a maior idade.

Além disso, ela também é contraindicada para as gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), pacientes que apresentam doenças em fase aguda ou que estão sendo medicados com substâncias anticoagulantes.

Conheça o Consórcio de Cirurgia Plástica

3. Como é o pós-operatório?

Quanto ao pós-operatório da rinoplastia, normalmente não há muita dor envolvida. Quando houver, ela poderá ser solucionada com a ajuda dos analgésicos receitados pelo médico.

No que diz respeito ao curativo, ele deve ser utilizado nos sete primeiros dias subsequentes à operação. Nesse momento inicial, ele é feito de plástico enrijecido, podendo ser molhado sem problema algum.

Após esse período, o curativo será substituído por uma fita adesiva porosa. Esta, por sua vez, pode causar um pequeno incômodo para respirar. Passados dez dias, o paciente já poderá retornar às suas atividades habituais, desde que não se faça muito esforço.

Leia também: Cirurgia na orelha: tire todas as suas dúvidas

4. Quanto tempo demora a cirurgia?

Sem maiores delongas, o tempo de cirurgia dura em média de 2 a 3 horas. Porém, em casos de uma segunda rinoplastia (nariz já operado), o procedimento pode levar até 6 horas: isso ocorre porque em situações como essa a intervenção se torna um tanto quanto mais complexa.

5. Existe algum tipo de risco?

Como em qualquer tipo de procedimento cirúrgico, riscos sempre existem. No entanto, tratando-se da rinoplastia, eles são muito reduzidos, para não dizer raros. O que pode acontecer, em uma das hipóteses, é uma intervenção mal feita e que não resultou no que se esperava.

Obs.: é válido deixar claro que estamos considerando uma operação realizada por um cirurgião reconhecido e com uma considerável experiência na área.

6. Quais são os benefícios que podem ser obtidos?

Antes de concluirmos, cabe ressaltar os benefícios que poderão ser obtidos com a rinoplastia. Os principais são:

  • melhora da autoestima;
  • ganho de confiança;
  • aumento da capacidade respiratória;
  • melhor qualidade de vida.

Por fim, é importante dizer que o resultado final será percebido com, no mínimo, 30 dias após a intervenção. E, mesmo que demore mais, o procedimento fará valer a pena para todos aqueles que estão insatisfeitos com a aparência do seu nariz ou que tenham algum problema estrutural que dificulte a respiração.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.